Um artista de origami que vive num caminhão de lixo: veja sua obra e sua "casa"!!!
SHOW!!!!!!!!
Num caminhão de lixo de que fez morada, vai mostrando a sua habilidade na arte tradicional japonesa: origami (dobradura de papel).
Só que ele tem a originalidade de usar uma só peça de papel, uma notinha de 1 US$.
A sua arte constitui o valor acrescentado !
E faz coisas interessantes.
One Dollar Crab
One Dollar Dolphin
Two Dollars Jacket
Two Dollars Spider
One Dollar Scorpion
One Dollar Bat
One Dollar Toilet Bowl
One Dollar Penguin
One Dollar Shark
Ten Dollars Jet
One Dollar Hammer Head Shark
E agora … a sua casinha
Nadando com crocodilos.
Nadando com crocodilos
Swimming with Crocodiles
Ben Fogle and the rest of the expedition decide to continue their underwater crocodile studies.
watch the dangerous exploration
http://www.nidokidos.org/threads/171242-Swimming-with-Crocodiles
6 fatos surpreendentes sobre o pênis
- 6 fatos surpreendentes sobre o pênis
- Que tipo de consumidor você é? Para ter clientes satisfeitos, saiba o que eles buscam
- Nosso cérebro é resultado de um erro de duplicação?
- Depressão pode ser fator de risco para Alzheimer ou outros tipos de demências
- Lutando obesidade com economia: sua comida porcaria pode ficar mais cara
- Cura para o mal de Alzheimer? Injeção se torna esperança no tratamento de doenças cerebrais
- É possível conseguir eletricidade grátis usando moedas?
- Estrelas capturam planetas nômades
- Engenheiros alemães criam carro ultraleve com corpo “sanduíche”
- Energia para todos
- Zelador de zoológico lambe bumbum de macaco para salvar o animal
- Galinha de borracha sobrevive a viagem por tempestade solar
6 fatos surpreendentes sobre o pênis
Posted: 08 May 2012 03:00 PM PDT
Dá para supor o tamanho do pênis pelo tamanho do dedo indicador? É possível quebrar o pênis? Descubra a resposta dessas e outras curiosidades nessa super lista! Continua...
Que tipo de consumidor você é? Para ter clientes satisfeitos, saiba o que eles buscam
Posted: 08 May 2012 02:00 PM PDT
Pesquisa revela como os clientes reagem frente a problemas, e por quê. Tudo depende do tipo de consumidor você é Continua...
Nosso cérebro é resultado de um erro de duplicação?
Posted: 08 May 2012 01:00 PM PDT
Erros em duplicações genéticas são responsáveis pelo desenvolvimento de características importantes de nosso cérebro, que nos distinguem de outros primatas Continua...
Depressão pode ser fator de risco para Alzheimer ou outros tipos de demências
Posted: 08 May 2012 12:00 PM PDT
Pessoas que têm depressão na meia idade possuem maior risco de desenvolver demência vascular, e pessoas depressivas mais tarde na vida possuem maior chance de desenvolver Alzheimer Continua...
Lutando obesidade com economia: sua comida porcaria pode ficar mais cara
Posted: 08 May 2012 11:00 AM PDT
Quem faz compras em supermercado sabe que é impossível voltar para casa sem uma porcaria (junk food, no termo cunhado em inglês). São as comidas processadas, industrializadas, com muito açúcar e sal, que todos estão cansados de saber que faz mal. Isso mesmo. Todos estão cansados de saber. E é por isso que os especialistas Continua...
Cura para o mal de Alzheimer? Injeção se torna esperança no tratamento de doenças cerebrais
Posted: 08 May 2012 10:00 AM PDT
Cientistas conseguiram aumentar a vida de ratos com doenças de príon, condições degenerativas cerebrais parecidas com Alzheimer e Parkinson, dando esperança de tratamento Continua...
É possível conseguir eletricidade grátis usando moedas?
Posted: 08 May 2012 09:00 AM PDT
Seu dinheiro anda valendo pouco? Pegue suas moedas e gera eletricidade com elas Continua...
Estrelas capturam planetas nômades
Posted: 08 May 2012 08:31 AM PDT
Estudo sugere que bilhões de estrelas em nossa galáxia têm capturado planetas órfãos que antes vagavam pelo espaço interestelar Continua...
Engenheiros alemães criam carro ultraleve com corpo “sanduíche”
Posted: 08 May 2012 07:44 AM PDT
Carros comerciais mais leves e seguros gastariam também muito menos gasolina Continua...
Posted: 08 May 2012 07:12 AM PDT
Mais energia chega até a Terra em uma hora do que a humanidade consegue utilizar em um ano completo. Por isso, a fotossíntese sintética permitiria obter grandes quantidades de energia elétrica, de forma bem mais eficiente Continua...
Zelador de zoológico lambe bumbum de macaco para salvar o animal
Posted: 08 May 2012 06:39 AM PDT
Você leu corretamente. Até que ponto você iria para salvar um animal? Continua...
Galinha de borracha sobrevive a viagem por tempestade solar
Posted: 08 May 2012 06:09 AM PDT
Camilla, a galinha, subiu até quase 37 mil metros para analisar a radiação de uma grande tempestade solar. Alguns amigos foram junto: sete insetos e 24 sementes Continua...
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Angelina Jolie, protetora das crianças
Angelina Jolie with Children
UN Goodwill Ambassador Angelina Jolie
A picture that speaks more than words...
Angelina Jolie and hubby Brad Pitt launched the Jolie-Pitt Foundation in 2006 to assist with humanitarian crises around the world. As if starting the organization wasn't enough, the pair also made donations of $1 million to Doctors Without Borders and Global Action for Children to mark its launch.
UNHCR (United Nations High Commissioner for Refugees) goodwill ambassador Angelina Jolie talked to returnee women in Nangarhar province during her first visit to Afghanistan
Over the Years: Angelina Jolie on Motherhood & Children
Watch video montage of Angelina Jolie talking about motherhood & her children.
VC SÓ PENSA BESTEIRA , QUER VER....PC 10.
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HELICÓPTERO CAI, E SUSPEITO DE TER DEGOLADO 7 EM GOIÁS MORRE
A Polícia Civil confirmou, na noite desta terça-feira (8), a morte dos oito ocupantes do helicóptero que caiu durante esta tarde a 35 quilômetros de Piranhas, no sudoeste de Goiás. A aeronave transportava para Goiânia os participantes da reconstituição da chacina que aconteceu no último dia 28 e deixou sete vítimas na cidade de Doverlândia.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, as vítimas são: o superintendente da Polícia Judiciária de Goiás, o delegado Antônio Gonçalves Pereira dos Santos; os delegados Bruno Rosa Carneiro, Osvalmir Carrasco Metali Júnior, Jorge Moreira da Silva e Vinícius Batista da Silva; os peritos criminais Marcel de Paula Oliveira e Fabiano de Paula Silva; além do principal suspeito do crime, Aparecido de Souza Alves, 22 anos.
Guarnições do Corpo de Bombeiros de Goiânia, Iporá e Rio Verde participam do resgate.
Reconstituição
A Polícia Civil de Goiás retomou, na manhã desta terça-feira, a reconstituição da chacina. O crime aconteceu no dia 28 de abril, em uma fazenda onde sete pessoas morreram degoladas.
O superintendente da Polícia Judiciária em Goiás, o delegado Antônio Gonçalves, e o delegado de Doverlândia, Vinícius da Silva, estavam responsáveis por conduzir o segundo dia dos trabalhos de reprodução simulada dos fatos. Na primeira parte da reconstituição, realizada na última quinta-feira (3) com a coordenação da delegada-geral de Polícia Civil, Adriana Accorsi, os investigadores teatralizaram, com ajuda de dublês, as duas primeiras mortes: do proprietário da fazenda e do filho dele, mortos dentro da casa.
Nesta terça, a polícia decidiu usar manequins para representar as cinco vítimas mortas na área externa da propriedade. Segundo Antônio Gonçalves, o mudança tem como objetivo facilitar os trabalhos. “Nestas cenas, os corpos serão arrastados no pasto. Com manequins fica mais fácil”, explicou o delegado.
Suspeito
Assim como no primeiro dia da reconstituição, o principal suspeito do crime, Aparecido Souza Alves, 22 anos, foi a Doverlândia acompanhar os trabalhos. “Ele vai falando o que aconteceu, enquanto os peritos vão encenando, filmando e fotografando”, detalha Gonçalves. Segundo ele, como não há nenhuma testemunha visual dos fatos, essa é uma importante prova técnica para desvendar o caso.
Aparecido, que confessou ser o autor da chacina, chegou a dizer que matou as sete vítimas sozinho. Mas, durante o primeiro dia da reconstituição, disse ter tido ajuda no pai durantes as execuções. A hipótese, apesar de ainda estar sendo investigada, é considerada “difícil”, pela polícia. “O pai dele alega que esteve em uma cooperativa até as 15h. Ele teria que ter andado 15 quilômetros a pé em menos de uma hora para estar na fazenda na hora em que o crime começou”, disse o superintendente na segunda-feira (7).
No mesmo dia, Aparecido passou por novos exames psicólogos. O objetivo era traçar o perfil psicológico do suspeito, que já havia mudado a versão dos fatos por diversas vezes, tanto sobre a participação de pessoas quanto à motivação. A única certeza da polícia era que o jovem cometeu os crimes, pois com ele a polícia encontrou o celular de uma das vítimas, roupas sujas de terra e de sangue, além dele ter deixado na casa do pai duas armas, uma delas roubada na fazenda.
Vítimas
No último dia 28 de abril, sete pessoas foram degoladas em uma fazenda na zona rural de Doverlândia. Morreram o dono da fazenda e o filho dele, um caseiro da propriedade e dois casais que haviam ido visitar o fazendeiro. Três pessoas estão presas. Segundo a polícia, eles foram ouvidos e negaram participação no crime.
(G1)
Você está recebendo este e-mail porque listou Teresa Leal como uma amiga próxima. Alterar notificações de melhores amigos.
Teste para ser piloto, mas acho que vc não passa
Teste visual para pilotos...
A maioria dos homens não consegue.
Vejamos se vc tem condições de ser piloto...
Veja se é capaz de fixar os olhos no papagaio durante 10 segundos?
Pois é !!!
Foi o que eu pensei...
REPROVADO TAMBÉM !!!
Confusão mental do idoso (leia, é pequeno e sério) -repasse
Principal causa da confusão mental no idoso
Arnaldo Lichtenstein, médico
Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de
Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".
Outros apostam: "Mal de Alzheimer"
Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três
responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos
ficaram em casa.
Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar
confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos
cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50%
de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem
vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não
funcionam muito bem.
Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva
hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu
corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das
reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de
beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite,
sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja
e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar
algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente
líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de
um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços,fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas
decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".
(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das
Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
* Gostou?*
* Então divulgue. *
* Seus amigos merecem saber!*
__,_._,___
Já ouviu falar em Jeep Suzuki, da Nissan? DIA DE FÚRIA! -------RD 10.
A história é mais ou menos essa: Na Rússia um sujeito invadiu uma concessionária Nissan com seu carro, que veio com um problema de suspensão e a eles se recusaram a arrumar. Daí ele surtou e teve um dia de fúria.
Detalhe: o carro dele era um Suzuki Grand Vitara. Ele se enganou de concessionária
Veja só que "zorra", que ele aprontou...
Carro de rico x carro de pobre….RD 10.
OH, PARAIBA BOA !!!
A diferença entre o rico e o pobre
Thiago Moraes
Sempre ouvimos falar sobre as diferenças entre rico e o pobre. Historicamente, há quem diga que os ricos possuem privilégios e regalias não dados aos pobres.
Aqueles mais otimistas preferem não enxergar a realidade e chegam a dizer que vivemos num país justo e que a lei é igual para todos como reza a Constituição. Mas não foi isso que presenciei na manhã de hoje (3) quando visitei o pátio do Departamento de Trânsito da Paraíba.
Pude observar que carros e motos apreendidos de pessoas mais humildes são jogados ao relento, sem qualquer cuidado, nem mesmo os vidros do veículo são fechados para evitar roubo ou que as bancadas sejam molhadas por uma eventual pancada de chuva.
Na oportunidade pude observar também o tratamento dado ao veículo de um homem rico, mais precisamente ao automóvel Lamborghini de propriedade do dono do Shopping Manaíra, empresário Roberto Santiago. Apreendido nos últimos dias, o autóvel está guardado numa garagem privativa para motos do policimanto e funcionários do Detran, coberto por uma luxuosa capa antitérmica.
Confira abaixo as imagens:
Tratamento dado aos "carros de pobres"
Tratamento dado ao carro do rico
Observei ainda o “mar” de motos que estão apreendidas naquele pátio. Mas este é assunto para um outro post.
Confira as fotos:
{psmatias} [Discografias] - Maria Bethania (50 LP´s/CD´s - 4.44 GB - 1967 à 2009)
Aos Amigos DV´s: Caso não consiga baixar este material envie-me e-mail que upo no server que você escolher.
Meu e-mail:
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(Qualquer problema com os links, avise-me. Grato)
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Fraternais Abraços
Ricardo Fragoso
Brasil/São Paulo/Capital
{psmatias} [Curiosidades Musicais/Video] - Dança do tango adivinhem executadas por quem? eheh
Descrição:
No início do século XX, o Tango era dançado entre homens, como é o Sirtaki, dança tradicional grega.
Era vergonhoso para uma mulher ter essa oportunidade.
Levou mais de 20 anos até que o TANGO fosse dançado com uma mulher.
Este vídeo é uma obra de arte.
O estilo é uma pequena jóia ...
Observe a mudança de mãos, que decide quem conduz quem...
E-mail:
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(Qualquer problema com os links, avise-me. Grato)
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Fraternais Abraços
Ricardo Fragoso
BRASIL/SÃO PAULO/CAPITAL
Wladia/PERLA
Por que muitas pessoas estão solteiras?
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Petrópolis - RJ
Manaus - AM
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O que há de curioso nesta foto?
Sem uma dica, dificilmente você conseguiria descobrir. É que os carros e a casa que aparecem na foto não são reais. Na realidade, são miniaturas fotografadas de um ângulo especial.
O responsável por elas é o fotógrafo Michael Paul Smith, que especializou-se em recriar imagens do passado usando essas réplicas.
Confira mais alguns.
[JCC Noticias 1316 ] ENC: História: A DKW-VEMAG
quando uma mentirinha salva a todos!
Uma história fantástica
Realmente e a historia de uma indústria pioneira que se tornou uma ameaça e ai foi fechada pela vw {e a lei do mais forte}
UM POUCO DA HISTÓRIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA BRASILEIRA
As incríveis histórias da VEMAG, pioneira da indústria automobilística brasileira
Vemag e seus modelos DKW produzidos no Brasil
Quem passa hoje pelos quarteirões de galpões abandonados no bairro do Ipiranga nem imagina que ali foram escritos alguns dos mais interessantes capítulos da história da indústria automobilística do Brasil.
A Fábrica da Vemag em seus tempos áureos (acima) e hoje (abaixo) As instalações do Ipiranga poderiam ser protegidas pelo patrimônio histórico, tal sua importância para a história da indústria automobilística nacional
Muitas das imagens deste post foram obtidas no ótimo site São Paulo Antiga, Vale a pena conferir!
http://www.saopauloantiga.com.br/vemag-uma-fabrica-que-agoniza-no-tempo/
Durante mais de uma década, ali ficava a fábrica da VEMAG - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A, uma das pioneiras na produção de automóveis em nosso país, uma empresa nacional que foi fundada em 1945 como Distribuidora de Automóveis Studbaker Ltda, e iniciou suas operações montando caminhões e tratores americanos.
Saiba mais sobre a história da Vemag em... http://pt.wikipedia.org/wiki/Vemag
Em 1956, com o incentivo governamental para a fabricação de automóveis no país, obteve licença para produzir no Brasil os modelos da DKW, uma das empresas do grupo alemão Auto Union, que era formado por 4 montadoras: DKW, Horsch, Wanderer e a emblemática Audi.
Logo da DKW, empresa que fazia parte da Auto Union, criada durante a Grande Depressão dos anos 30 Entre elas estava a Audi
http://pt.wikipedia.org/wiki/DKW
Os automóveis da DKW eram robustos e se adaptaram muito bem às péssimas condições de nossas ruas e estradas. Talvez tenha sido esta confiabilidade dos primeiros DKW que ajudou a formar a ótima imagem que os carros alemães tem no Brasil, e que foi consolidada com a chegada da Volkswagen.
Propaganda da Vemag de 1956, no lançamento de sua linha de automóveis
O DKW Belcar, o sonho de consumo de quem queria sair do Fusca
Outra curiosidade sobre os modelos DKW era que funcionavam com motores "dois tempos", uma tecnologia que hoje está abandonada para automóveis, mas ainda é usada para motoserras, modelismo e aviões de pequeno porte, que precisam de motores mais leves com ótima relação peso x potência.
O motor de 2 Tempos do DKW http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_dois_tempos
Entre os motivos que levaram ao seu desuso está o fato de que poluem 30% mais do que um motor atual de 4 tempos e tem uma pior eficiência térmica. Outra desvantagem é que precisam receber óleo diretamente no tanque de combustível na proporção média de 1 para 40. A DKW contornou esta última questão com o desenvolvimento de um sistema próprio de lubrificação automática, chamado Lubrimat, que equipou seus carros no Brasil a partir de 1964.
Fissore, o modelo mais sofisticado da Vemag
Um dos grandes feitos da Vemag foi ter batido o recorde brasileiro de velocidade, com o protótipo Carcará, que alcançou na BR-2 Rio Santos (atual Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, onde hoje está um Supermercado Carrefour) a marca de 212,903 km/h.
Matéria da Revista Auto Esporte com o recorde do Carcará em 1966, válido até hoje
Com um design futurista e aerodinâmico projetado por Anísio Campos e um motor de apenas 1.000 cc, permanece até hoje como o recorde absoluto para automóveis 1.0.
O Carcará na Barra da Tijuca, andando pela Rio-Santos (hoje Avenidas das Américas) Foi a primeira medição oficial de velocidade em reta feita no Brasil http://www.obvio.ind.br/O%20Carcara%20estabeleceu%20em%201965%20um%20recorde%20brasileiro%20ate%20hoje%20absoluto%20!.htm
Modelo computadorizado do Carcará Para mim, ele tem um quê de Match 5...
Vídeo do Programa Auto Esporte de 2006, comemorando 40 anos do feito do Carcará
Além da experiência com o Carcará, a Vemag teve uma das mais importantes equipes de pilotos da década de 60.
Equipe Vemag, uma das mais respeitadas do país
http://www.obvio.ind.br/A%20equipe%20Vemag%20e%20seus%20ases%20do%20volante%20-%201965.htm
Em seu auge, a Vemag tinha mais de 4.000 funcionários trabalhando na fábrica do Ipiranga (mais exatamente na Vila Carioca), e vestir "o macacão azul" de seus operários era o sonho de 9 entre 10 metalúrgicos (isto é até citado na biografia do Presidente Lula). A Vemag foi para a época um orgulho da indústria nacional, comparável ao que é hoje a Embraer. Durante os 11 anos em que operou, foram produzidos cerca de 115.000 automóveis.
Foto aérea da Fábrica do Ipiranga nos anos 60. Mais de 4.000 funcionários
Linha de produção do Fissore, também no bairro do Ipiranga
Em 1967, a Volkswagen do Brasil anunciou a compra da Vemag, uma manobra até certo ponto esperada, pois a detentora da marca DKW, a Auto Union, havia sido vendida em 1964 para a Volks alemã, transformando-se em AUDI.
Anúncio polêmico veiculado na imprensa logo após o anúncio da compra da Vemag pela Volks, em 1967. Propaganda enganosa?
Apesar das declarações de que a produção dos automóveis DKW seria mantida no Brasil, menos de 3 meses depois a fábrica da Vemag no Ipiranga interrompeu a produção de seus automóveis, e suas instalações passaram a abrigar a linha de produção da Kombi, mantendo grande parte dos operários, e transferindo para sua planta de São Bernardo do Campo parte de seu corpo administrativo.
Raio X do DKW Belcar
Os proprietários de DKWs e seus admiradores reclamaram muito do presidente da empresa após a venda da Vemag para a Volks, e muitos nunca o perdoaram pela "traição", mas na versão de Lélio de Toledo Piza, a venda de sua empresa foi a salvação de milhares de empregos, e uma "jogada de mestre" para que os acionistas da VEMAG não perdessem todo o seu patrimônio.
Lélio de Toledo Piza (1913 - 2008) O homem que "enganou" a Volkswagen
Após a venda da Vemag para a Volkswagen em 1967 seu ex-presidente Lélio de Toledo Piza (1913-2008) foi nomeado para a presidência do Banespa. Em 1968, Lélio fez uma viagem à Florianópolis para visitar uma agência na capital catarinense. O funcionário destacado para buscá-lo no Aeroporto tinha adquirido uma Vemaguet 1967 0 Km na cor azul Tramandaí. Ao chegar na Vemaguet, Lélio ficou muito constrangido e deu um sorriso desconcertado. Já dentro da Vemaguet, Lélio tomou timidamente a iniciativa de começar uma conversa:
- Bonita Vemaguet
Ao que respondeu o funcionário:
- Pois é, seu Lélio, eu acreditei na Vemag e comprei esta Vemaguet 0 Km recentemente, pouco tempo depois vocês venderam a Vemag para a Volks e prometeram que a fabricação do DKW continuaria. Agora, estou com um carro semi-novo desvalorizado que ninguém quer.
Lélio, vendo o inconformismo do proprietário pediu que ele encostasse o carro e contou uma versão até então desconhecida da história:
- Vou lhe contar o que houve, meu filho. Em 1964 fomos à Alemanha conversar com o presidente da Volkswagen alemã Heinz Nordholf, pois a Volks havia comprado o Grupo Auto Union, que foi quem nos deu a licença para produzir o DKW no Brasil por 10 anos. Chegando lá ele nos avisou que a produção do DKW seria encerrada na Alemanha e que a Volkswagen não renovaria a concessão para a Vemag, concessão esta que se encerrou no ano passado (1967). Ele nos ofereceu a concessão dos carros Audi, mas a Vemag estava muito endividada e os carros DKW já não vendiam tanto no Brasil, não tínhamos capital de giro para adequar o maquinário da fábrica para a fabricação dos Audi, portanto, a Vemag estava inviabilizada comercialmente. Daí num domingo de 1966 eu estava no Jóquei Clube de São Paulo onde também se encontrava o presidente da Volkswagen do Brasil. Circulando entre os convidados se encontrava um colunista social importante de São Paulo que veio me cumprimentar e me perguntou se eu tinha alguma novidade sobre o desfecho das negociações da Vemag com a Volkswagen. Eu respondi que as negociações com a Fiat estavam concluídas e que todo o parque industrial da Vemag a partir de 1967 passaria a produzir carros da FIAT sob o comando da montadora italiana. Na mesma hora a tal colunista foi contar ao presidente da Volks que ficou branco, pois eles tem muito medo que a FIAT se instale no Brasil e prejudique a hegemonia deles no mercado brasileiro. Na segunda-feira ele me ligou e chamou para uma conversa em que fez uma proposta irrecusável pela Vemag, pois com o montante pagaríamos todas as dívidas e ainda sairíamos com algum dinheiro para os acionistas da companhia. Se não tivesse feito isto, eles teriam feito uma proposta ridícula pela Vemag. Durante as negociações eles prometeram que por um período manteriam o DKW em linha no Brasil, bem como suas peças de reposição, mas infelizmente não honraram a palavra empenhada. Então, meu filho, foi isto que aconteceu.
Fábrica da Auto Union na Argentina, também comprada pela Volkswagen Os argentinos, porém, continuaram com peças de reposição http://www.interney.net/blogs/saloma/2009/04/09/auto_union_argentina_1960/
Na Argentina a Volks adquiriu a subsidiária local que montava o DKW para produzir peças de reposição, mas no Brasil entregaram a terceiros a fabricação de peças do DKW, e devido à péssima qualidade, os DKWs desapareceram rapidamente das ruas brasileiras.
Catálogo de cores da Vemag
Apesar dos esforços da Volks para impedir, a FIAT instalou-se em Betim, Minas Gerais na década de 70, e em 1977 lançou seu primeiro carro no Brasil, o Fiat 147, um sério concorrente do Fusca.
Lançamento do Fiat 147 no Brasil, em 1977 O maior pesadelo da Volks tornara-se realidade http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_147
Fazer este post sobre a Vemag foi muito especial para mim, pois meu pai, um imigrante espanhol que chegou ao Brasil em 1960 fugindo da pobreza e desemprego, conseguiu um emprego administrativo na Vemag. Quando a Volks adquiriu a empresa, ele não foi demitido, e sim transferido para a fábrica de São Bernardo do Campo, onde teve a oportunidade de trabalhar durante mais de 20 anos, ajudando a construir a história da montadora alemã no Brasil.
Obrigado Vemag. Obrigado Volks. Obrigado Pai
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