quarta-feira, 16 de maio de 2012

APRESENTADOR DATENA DIZ QUE PODE SE DEMITIR DA BAND POR PRESSÃO DE GILBERTO KASSAB

maio 16, 2012

Datena ainda disse ter responsabilidade pela carreira política do prefeito e o chamou de “ingrato”. “Se tem alguém que defendeu esse prefeito, que ajudou a colocar esse cara no gibi, fui eu”, afirmou.

“Eu tinha compromisso com o bom prefeito que ele era. Deixou de ser, porrada nele”, afirmou Datena, em referência à Gilberto Kassab

Pauta indicada por Wagner Iglecias

Em seu programa matinal na rádio Bandeirantes (90,9 FM) desta terça-feira, o apresentador José Luiz Datena ameaçou “pegar o boné” (se demitir) da Band, e que os ouvintes deveriam saber que, se ele sair do ar, “já sabem o motivo”. O motivo, no caso, seria uma suposta pressão do prefeito Gilberto Kassab a Datena e à Band, por causa dasdenúncias que ele vem repercutindo em seu programa.

Datena se referia ao caso revelado ontem pela Folha (leia aqui), sobre o ex-diretor da Prefeitura de São Paulo e ex-assessor de Kassab, Hussain Aref Saab, que teria acumulado cerca de R$ 50 milhões em imóveis durante a última década. Aref era chefe do Departamento de Aprovação de Obras, responsável pela liberação de construções e reformas de imóveis em São Paulo.

“Isso é coisa de crime organizado, de máfia. O cara (Aref) tem quase 70 anos de idade, acha que ele ia fazer sozinho? O que eu fico indignado é esse prefeito achar que é uma coisa pessoal (quando a gente faz) denúncias contra ele (sua administração)”, declarou Datena.

O apresentador ainda chamou Kassab de “ingrato” e disse ter sido um dos responsáveis por sua carreira política.

“Se tem alguém que defendeu esse prefeito, que ajudou a colocar esse cara no gibi, fui eu”, afirmou o apresentador. “Sempre defendi o Kassab, sempre o colocava no ‘Brasil Urgente’, quando ele era combativo, enfrentava enchentes…”, continuou.

“Esse cara é um ingrato, acima de tudo. Fiz (ajudei) porque achava que era um baita de um prefeito. Quando o cara esqueceu de ser bom político, e começou a querer fundar partido, e esquecer a cidade, eu sentei o cacete mesmo. Eu tinha compromisso com o bom prefeito que ele era. Deixou de ser, porrada nele.”

Procurada, a assessoria de Kassab não quis comentar.

Folha Online

RÔ♥

FARINHA DE TRIGO - bom saber

Repassando....


Utilidade Pública !!!!
Todo mundo deve saber...

FARINHA DE TRIGO

Uma vez eu estava cozinhando milho verde e quando coloquei o garfo na água fervendo para ver se o milho estava pronto, sem querer, acabei queimando a mão toda com água fervendo....
Um amigo meu que era veterano de guerra no Vietnam, estava lá em casa e ele me perguntou se eu tinha e onde estava a farinha de trigo...
Eu mostrei a ele, que tirou o pacote e enfiou minha mão inteira dentro e disse pra eu conservar a mão na farinha por 10 minutos, o que eu fiz.
Diz ele que, no Vietnam, um camarada estava incendiado e, no pânico, os camaradas jogaram um saco de farinha nele todo, o que apagou o fogo, isto não só apagou o fogo, mas ele não teve nem sequer uma bolha!!!!
Encurtando a estória, eu pus minha mão no saco de farinha por dez minutos, e quando a retirei não tinha nem uma mancha vermelha nem bolha e NEM DOR ALGUMA!!!
Agora, eu mantenho um pacote de farinha de trigo na geladeira e toda vez que me queimo eu uso a farinha e NUNCA tive uma bolha nem cicatriz nem nada. A farinha gelada é melhor ainda do que a com temperatura ambiente.
Mantenha um saco de farinha de trigo na sua geladeira, você ficará feliz de assim ter feito, eu que o diga.
Experimente e verá que é verdade.
Lembre de pôr a parte queimada diretamente na farinha, não enxague em água fria primeiro. DIRETO NA FARINHA POR DEZ MINUTOS E VOCÊ > EXPERIMENTARÁ ESTE MILAGRE.
Fundação UCS - Hospital Geral de Caxias do Sul
(54)32187257

 

SER HOMOSSEXUAL É ILEGAL EM 78 PAÍSES E PODE LEVAR À PENA DE MORTE EM 5 DELES

maio 16, 2012

O texto revela que 113 países autorizam a homossexualidade, enquanto 78 consideram que praticar sexo entre duas pessoas do mesmo gênero constitui um ato ilegal, entre eles, dez do Caribe.

Na América Latina, o maior problema enfrentado pelos homossexuais é a violência, pois a maioria dos países não possui uma legislação que proíbe a homofobia

O casamento entre duas pessoas do mesmo sexo é permitido em dez países, enquanto ahomossexualidade é ilegal em 78 nações e pode implicar em pena de morte em cinco, informou um estudo global publicado nesta terça-feira.

O documento “Relatório sobre Homofobia Patrocinada pelo Estado“, divulgado hoje pela Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ILGA) mostra um panorama sobre a situação da homossexualidade no mundo.

O texto revela que 113 países autorizam a homossexualidade, enquanto 78 consideram que praticar sexo entre duas pessoas do mesmo gênero constitui um ato ilegal, entre eles, dez do Caribe.

Entre as nações que penalizam a homossexualidade com pena de morte estão Irã, Arábia Saudita, e Iêmen, Mauritânia, Sudão, as regiões do norte da Nigéria e o sul da Somália.

Enquanto isso, quinze países fixaram parâmetros para determinar a idade de consentimento para relações sexuais heterossexuais e homossexuais. Contudo, o relatório também mostra que 24 nações proíbem a incitação ao ódio baseado na orientação sexual.

Com relação ao reconhecimento de direitos, dez nações permitem o casamento homossexual. Por ordem cronológica são eles: Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Argentina, e Islândia. Em outros 14 países, os casais do mesmo sexo contam com o reconhecimento de suas uniões civis, com direitos similares aos casais heterossexuais.

A adoção de crianças por casais homossexuais é admitida em 12 nações em igualdade de condições que os casais de sexo diferente, entre eles o Brasil, e 18 possuem legislação específica para as pessoas que passaram por um processo de mudança de gênero.

A Europa é a região do mundo onde os direitos dos homossexuais são mais atendidos. Só o norte do Chipre proíbe as uniões do mesmo gênero. No entanto, os homossexuais europeus ainda sofrem discriminação e violência, além de não terem a liberdade de expressão e demonstração de identidade totalmente reconhecidas.

Na América Latina, o maior problema enfrentado pelos homossexuais é a violência, pois a maioria dos países não possui uma legislação que proíbe a homofobia, o que permite que muitos crimes fiquem impunes.

Metade dos países da Ásia ainda criminaliza a homossexualidade e na África “a homofobia patrocinada pelo Estado aumentou na última década”, disse a ILGA.

(Agências Internacionais – Via Pragmatismo Político)

RÔ♥

ESSES EXEMPLOS PRECISAM SER MOSTRADOS E DISCUTIDOS COM NOSSOS FILHOS, NETOS, SOBRINHOS, E ATÉ FILHOS DE NOSSOS AMIGOS!!!...
TODO CUIDADO É POUCO POIS A INTERNET PODE SE TORNAR UM "BURACO NEGRO"!!!...

TODOS TÊM QUE LER ISTO!

E FAZER COM QUE SEUS FILHOS, SOBRINHOS,

E MUITOS MENINOS E MENINAS O LEIAM TAMBÉM!

Após deixar seus livros no sofá ela decidiu comer um lanche e entrar online. Conectou-se com o seu nome na tela:Docinho14: Revisou sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava conectado.Ela enviou uma mensagem instantânea:
Docinho14: Oi. Que sorte que vc está aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje. Foi esquisito mesmo!

Meteoro123: RISADA. Vc assiste muita TV. Por que alguém te seguiria? Vc não mora em um bairro seguro?
Docinho14: Com certeza. rsrsrs. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando virei.

Meteoro123: A menos que vc tenha dado teu nome online. Vc não fez isso, né?
Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, vc já sabe.

Meteoro123: Você jogou vôlei depois do colégio hoje?

Docinho14: Sim e ganhamos!
Meteoro123: Ótimo! Contra quem?

Docinho14: Contra as Vespas do Colégio Sagrada Família. rsrsrs. Seus uniformes são um nojo! Pareciam abelhas.. rsrsrsrsrs
Meteoro123: Como se chama teu time?

Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes...São muito legais.

Meteoro123: Você joga no ataque?
Docinho14: Não, jogo na defesa. Tenho que sair. Tenho que fazer minha tarefa antes que cheguem meus pais. Não quero que fiquem
bravos. Tchau!

Meteoro123: Falamos mais tarde. Tchau.

Entretanto Meteoro123 foi ao menu de membros e começou buscar sobre o
perfil dela. Quando apareceu, copiou e imprimiu. Pegou uma caneta e anotou
o que sabia de Docinho até agora.

Seu nome: Tatiane
aniversário: Janeiro 3, 1993.
Idade.: 13.:
Cidade onde vive: Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná.
Passatempos: vôlei , inglês, natação e passear nas lojas.

Além desta informação sabia que vivia em Santo Antônio da Platina porque lhe tinha contado recentemente. Sabia que estava sozinha até as 6.30 PM todas as tardes até que os pais voltavam do trabalho. Sabia que jogava vôlei nas quintas feiras de tarde com o time do colégio, os Gatos de Botas.

Seu numero favorito, o 4, estava estampado na sua jaqueta. Sabia que estava na oitava série no colégio Sebastião Paraná. Ela tinha contado tudo em conversas online.

Agora tinha suficiente de informação para encontrá-la. Tatiane não contou a seus pais sobre o incidente ao voltar do parque. Não queria que brigassem com ela e que lhe impedissem voltar caminhando dos jogos de vôlei.
Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única.

Talvez se tivesse irmãos seus pais não tivessem sido tão sobre-protetores.
Na quinta feira Tatiane já tinha esquecido que alguém a seguia. Seu jogo estava em plena ação quando de repente sentiu que alguém a observava. Então lembrou. Olhou desde sua posição para ver um homem observando-a de perto.

Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu. Não
parecia alguém de quem temer e rapidamente fugiu o medo que sentiu. Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador.
Ela percebeu seu sorriso mais uma vez quando passou do lado.
Ele acenou com a cabeça e ela devolveu o sorriso. Ele percebeu seu nome nas costas da camiseta. Sabia que a tinha achado.

Silenciosamente caminhou numa distância certa atrás dela. Eram só umas quadras até a casa de Tatiane quando viu onde morava voltou logo ao parque para procurar seu carro.
Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa de Tatiane. Foi a uma lanchonete e sentou até a hora de começar seu objetivo.

Tatiane estava no seu quarto, mais tarde essa noite, quando ouviu vozes na sala. Tati, vem aqui!,chamou seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava o porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá.Senta aí”,
começou seu pai,
este senhor nos acaba de contar uma história muito interessante sobre você”.

Tatiane sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto antes de hoje!
Você sabe quem sou eu?perguntou o homem.
Não‘”respondeu Tatiane.
Sou polícia e teu amigo do chat, Meteoro123.

Tatiane ficou pasmada. “Éimpossível! Meteoro123 é um menino de minha
idade!
Tem 14. e mora em Minas Gerais !”.

O homem sorriu. Sei que eu disse tudo isso, mas não era verdade. Veja, Tatiane, tem gente na internet que se faz passar por garotos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para machucar crianças e jovens e fazer dano, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos
malfeitores. Vim te encontrar para te ensinar que é muito perigoso falar online. Você me contou o suficiente sobre você para eu te achar facilmente... Você me deu o nome da tua escola, do teu time e em que posição
você joga
”.

O numero e teu nome na jaqueta fizeram com que eu te encontrasse rapidinho.
Tatiane gelou.
Você quer dizer que não mora em Minas Gerais?.Ele riu.
Não, moro em Santo Antonio da Platina. Você se sentiu segura achando que
morava longe, né?

Eu tenho um amigo cuja filha era como você. Só que ela não teve tanta sorte. O cara a encontrou e a assassinou enquanto estava sozinha em sua casa. Ensina-se as crianças e jovens a não dizer pra ninguém quando que
eles estão sozinhos, porém contam isso o tempo todo pela internet.

As pessoas maldosas te enganam para tirar informação daqui e de lá online. Antes que você saiba você já lhes contou o suficiente para ele te achar sem você perceber. Espero que você tenha aprendido uma lição disto e que não o faças de novo.

Conta a outros sobre isto para que também estejam seguros”.

Prometo que vou contar!.
Essa noite, Tatiane e seus pais ajoelharam-se juntos e agradeceram a Deus por protegê-la do que poderia ter sido uma situação trágica...

AGORA:

Por favor envia isto a tantas pessoas que você possa para lhes ensinar a não dar informação sobre elas. Este mundo em que vivemos hoje é perigoso demais!

INCLUSIVE REENVIE ISTO A PESSOAS SEM FILHOS PARA QUE O ENVIEM A SEUS AMIGOS QUE TEM FILHOS E NETOS.

CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES QUE VC PASSA NO ORKUT OU MSN OU AINDA EM OUTROS.

 

SANCIONADA LEI QUE RESERVA 20% DAS VAGAS OFERECIDAS EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA NEGROS E ÍNDIOS

maio 16, 2012

Fique por Dentro - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou a lei que reservavagas para negros e índios em concursos públicos da administração direta e indireta do Município do Rio. O projeto de lei nº 1081-A/2011 estabelece que ficam reservadas aos negros e índios 20% das vagas oferecidas nos futuros concursos públicos do Poder Executivo e das entidades da administração do município do Rio de Janeiro.

“Ao sancionar uma lei como essa, estamos dizendo para a sociedade carioca que o preconceito existe, mas que está na hora de acabar. Temos nos esforçado muito para permitir que os mais pobres tenham oportunidades iguais. Estou muito feliz de sancionar essa lei, ela passa a valer imediatamente para os próximos concursos da Prefeitura, igualando as oportunidades. Teremos uma cidade mais justa para todos, independente da sua fé e da sua raça”, disse o prefeito.

Para o vereador João Mendes de Jesus, autor da lei, ela vai possibilitar que muitos cariocas possam ascender na área trabalhista e no campo social.

“O projeto foi aprovado em uma segunda discussão, com unanimidade. Ter direito ao trabalho é dignidade. É notório que há um preconceito, o negro principalmente tem muita dificuldade para ascender. E essa lei vai possibilitar maior acesso ao crescimento”, afirmou o vereador.

A reserva das vagas passará a constar nos editais dos concursos e as entidades realizadoras fornecerão toda a orientação necessária aos candidatos. De acordo com a lei, será considerado negro ou índio o candidato que assim se declare no momento da inscrição. A autodeclaração é facultativa, ficando o candidato submetido às regras gerais estabelecidas nos editais. A nova medida vigorará por dez anos e será acompanhada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que irá monitorar os seus resultados. A lei não se aplica aos concursos cujos editais já tiverem sido publicados antes de sua entrada em vigor.

Agência Rio de Notícias.

 

Sam Khan e Franki A adicionaram você ao Google+

Adicione pessoas a seus círculos para segui-las e compartilhar com elas.

Não conhece algumas dessas pessoas? Você não precisa adicioná-las também. Elas visualizam apenas o que você posta publicamente. Saiba mais.

Adicionar aos círculos

Sam Khan e Franki A.

Talvez você também conheça estas pessoas. Ver tudo »

Tom Anderson

It's my Job to live life to the fullest ; I've been trying to do that for many years :-)

Adicionar aos círculos

Star Rush

Photographer, Writer, Educator

Adicionar aos círculos

Herb Greenberg

CNBC

Adicionar aos círculos

Altere o tipo de e-mails que o Google+ envia para você. Visite suas notificações para ver os perfis dessas pessoas ou para bloqueá-las.

 

FORTALEZA RECEBE 1ª EDIÇÃO DO BRAZILIAN KING FIGHTER

maio 16, 2012

A cidade de Fortaleza recebe, na próxima quinta-feira (17), a primeira edição do Brazilian King Fighter. O evento internacional de MMA traz ao público cearense no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 20h, confronto de vinte lutadores de destaque no espetáculo.

Entre as principais presenças confirmadas no BKF,estão os brasileiros Chiqueirim, Maurílio Touro e Carlos Índio, além do norte-americano Andrew Smith. Também entram no octógono atletas que atuam em todo Brasil, como Neto Furia, Samuray, Kleberson, Andrezinho e Guilherme Kioto.

O BKF traz José Aldo, campeão do UFC na categoria peso pena, como convidado especial para este primeiro evento. Conhecido por seus nocautes e atualmente entre os melhores da sua categoria, José Aldo guarda em sua carreira o prêmio de melhor lutador de 2010, pelo World MMA Awards.

A pesagem oficial dos atletas que lutam no Ginásio Paulo Sarasate ocorre nesta quarta-feira (16), a partir das 14h, no The Club Music.

Assista ao vídeo promocional do evento:

Card de lutas do BKF:

Categoria: 93 kg

Maurilio Touro (Brasil – CE) x Andrew Smith (EUA – Hawaii)

Samuray (Brasil – CE) x Kleberson (Brasil – CE)

Categoria: 84kg

Carlos Indio (Brasil – CE) x Angel Aureliano (Argentina – Buenos Aires)

Categoria: 77 kg

Chiquerim (Brasil – CE) x Junior Suicida (Brasil – CE)

Cleilson Trussu (Brasil – CE) x André Tererê (Brasil – CE)

Categoria: 70 kg

Neto Fúria (Brasil – CE) x Jhonny Iwasaki  (Peru – Lima)

Andrezinho (Brasil – CE) x Guilherme Kioto (Brasil – RN)

Jamil (Brasil- CE) x Felipe Froes (Brasil – PA)

Mario Pimbo (Brasil – RJ) x Carlão (Brasil – CE)

Categoria: 60 kg

Michael William (Brasil – CE) x Indio (Brasil – PA) 

(ESPORTES – O POVO ONLINE)

 

Afinal é SÓ UMA PONTE...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATT1046181

VEJAM COMO A MATEMÁTICA PODE SER CRUEL...
.

ATT1046192

Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre , uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:

ATT1046203


Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.
Dia 19/07/11, o Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio de verba pública.
(Adotada esta prática no Brasil, teríamos que eleger um Congresso por ano)
Vamos fazer esta mensagem chegar a todos os Brasileiros

 

LISTA DAS 66 FACULDADES QUE ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR NO MEIO DO ANO

maio 16, 2012

68 faculdades já estão recebendo inscrições para os vestibulares de inverno 2012. Há inscrições abertas em instituições de todas as regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Mais da metade das faculdades listadas se localizam em São Paulo. Enquanto este domina com 35 faculdades, outros 7 estados (Rondônia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina) contam com apenas uma faculdade cada na lista.

A Região Norte tem o menor número de representantes com inscrições abertas: Duas faculdades noAmazonas e uma em Rondônia.

Confira a seguir a lista completa de faculdades, com a data de inscrição, valor da taxa, data de prova, contatos e cursos oferecidos. A lista está organizada por região e por estado.

Região Norte


AMAZONAS

UniNilton Lins (Centro Universitário Nilton Lins)

Inscrições: até 1 de junho
Não há taxa.
Prova: Tradicional (3 de junho) ou agendada
Contato: www.vestibular.niltonlins.br/ (92) 3643-2113
Cursos: Administração, Arquietetura e urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Civil, Produção), Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Turismo.
Tecnológicos: Construção de edifícios, Gestão Desportiva e de Lazer, Hotelaria, Logística, Materiais de Construção, Obras Hidráulicas, Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho.

Uninorte (Centro Universitário do Norte)

Inscrições: até um dia antes da prova
Não há taxa
Prova: 22 de maio
Contato: www.vestibular.uninorte.com.br/ (92) 3212-5000
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências – Matemática (Licenciatura), Ciências – Química (Licenciatura), Ciências – Física (Licenciatura), Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Comunicação Social – Radialismo, Direito, Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Letras – Língua Inglesa (Licenciatura), Letras – Língua Portuguesa (Licenciatura), Letras – Língua Espanhola (Licenciatura), Marketing, Pedagogia (Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia (formação de Psicólogo), Serviço Social, Turismo, Moda, Relações Internacionais, Terapia Ocupacional. Tecnólogos: Análise e Desenvolvimento de Sistema, Design Gráfico, Estética e Cosmética, Gestão da Qualidade, Hotelaria, Petróleo e Gás, Redes de Computadores, Multimídia, Banco de Dados, Construção Naval, Sistema de Navegação Fluvial, Produção do Trabalho, Sistemas para Internet.

RONDÔNIA

Ceulji/Ulbra (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná)

Inscrições: até 29 de maio pela internet, até 31 de maio pela Central de Atendimento
Taxa: R$ 30
Prova: 3 de junho
Contato: www.ulbrajp.edu.br/ (69) 3416-3100
Cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Sistemas de Informação.

Região Nordeste

BAHIA

UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Inscrições: até 17 de maio
Taxa: R$ 80
Prova: 15 a 17 de julho
Contato: www.uefs.br/portal (75) 3161 8224, (75) 3161 8030 ou vestibular.uefs@gmail.com
Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Engenharias (de Alimentos, Civil, de Computação), Física, Matemática (Licenciatura), Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e Obstetrícia, Ciências Biológicas, Educação Física (Licenciatura), Medicina, Odontologia, Ensino Fundamental (Licenciatura), Letras (Licenciatura com Espanhol, Francês ou Inglês), Letras Vernáculas (Licenciatura).

Estácio/ Centro Universitário da Bahia

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: Tradicional (próxima: 19 de maio) ou agendada
Contato: www.fib.br/ (71) 2107-8100
Cursos: Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social, Engenharias (Civil, Mecânica, Petróleo, Elétrica e das energias, Produçã), Nutrição, Enfermagem, Direito, Fisioterapia, Jornalismo, Farmácia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Pedagogia.
Tecnológicos: Petróleo e Gás, Estética e Cosmética, Radiologia, Marketing, Redes de Computadores, Gastronomia, Logística, Hotelaria, Negócios Imobiliários, Gestão (de Segurança Privada, de Recursos Humanos, Ambiental, de Turismo, Financeira).

MARANHÃO

Cest (Faculdade Santa Terezinha)

Inscrições: até 23 de maio
Taxa: R$ 40
Prova: 27 de maio
Contato: www.cest.edu.br/ (98) 3213-8000
Cursos: Administração, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Ambiental, Nutrição, Terapia Ocupacional

SERGIPE

UNIT (Universidade Tiradentes)

Inscrições: até 31 de maio
Taxa: R$ 50
Prova: 3 e 4 de junho
Contato: ww.unit.br/vestibular/ 0800-729-2100
Cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Informática (Licenciatura), Matemática, Sistemas de Informação, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Direito, Geografia, História, Jornalismo, Letras (Inglês), Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social.
Tecnólogos: Design de Interiores, Estética e Cosmética, Gastronomia, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Petróleo e Gás, Produção Multimídia, Segurança do Trabalho, Sistemas para Internet.

Região Centro-Oeste

DISTRITO FEDERAL

Iesb (Instituto de Educação Superior de Brasília)

Inscrições: até 17 de maio
Taxa: R$ 40
Prova: 19 de maio
Contato: www.iesb.br/ (61) 3448-9800
Cursos: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Cinema e Mídias Digitais, Construção de Edifícios, Controle de Obras, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Fotografia, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Eventos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Hotelaria, Jogos Digitais, Jornalismo, Logística, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Produção de Vestuário, Produção Multimídia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Redes de Computadores, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Segurança da Informação, Serviço Social, Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia em Material de Construção, Turismo.

UCB-DF (Universidade Católica de Brasília)

Inscrições: até 16 de maio (tradicional) ou até 1 de julho (agendada)
Taxa: R$ 40 (tradicional) ou R$ 20 (agendada)
Prova: 20 de maio (tradicional) ou agendada
Contato: www.ucb.br/ (61) 3356-9000
Cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Graduação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química (Licenciatura), CST em Gastronomia, Administração, Ciências COntábeis, Ciências Econômicas, CST em Gestão Ambiental, CST em Gestão Hospitalar, CST em Gestão Pública, CST em Logística, Comunicação Social – hab. Jornalismo, Comunicação Social – hab. Publicidade e Propaganda, Direito, Filosofia, Licenciatura em Letras (Português e Lit. Língua Portuguesa), Licenciatura em Letras (Inglês e Lit. Língua Inglesa), Pedagogia, Relações Internacionais, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Sistemas de Informação, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, CST em Gestão da Tecnologia da Informação, CST em Redes de Computadores.

GOIÁS

Faculdade Estácio de Sá

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: 16 de junho (tradicional) ou agendada
Contato: www.go.estacio.br/ (62) 3601-4900
Cursos: Administração, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia.
Tecnológicos: Gestão de Recursos Humanos, Redes de Computadores.
MATO GROSSO DO SUL

Região Sudeste

ESPÍRITO SANTO

UVV (Centro Universitário Vila Velha)

Inscrições: até 24 de maio
Não há taxa.
Prova: 27 de maio (Odontologia e primeira fase de Medicina) e 3 de junho (demais cursos e segunda fase de Medicina)
Contato: www.uvv.br/ (27) 3421.2001
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física (Licenciatura e ou Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia, Marketing, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação, Turismo, Zootecnia.
Tecnólogos: Biotecnologia, Design de Moda, Design de Produto (Desenho Industrial), Estética, Fotografia, Gastronomia, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Segurança Privada, Gestão Portuária, Logística, Petróleo e Gás, Secretariado, Segurança do Trabalho, Hotelaria.
Sequenciais: Gestão de Vendas, Gestão Empresarial.

MINAS GERAIS

Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica)

Inscrições: até 20 de maio
Taxa: R$ 90
Prova: 23 e 24 de junho
Contato: www.cefetmg.br/ (31) 3319-7004
Cursos: Administração, Engenharias (Ambiental, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção Civil, Ambiental, Automação Industrial, Mecatrônica, Minas), Letras, Química. 

Esamc Uberlândia (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação)

Inscrições: até 23 de maio
Taxa: R$ 50
Prova: 27 de maio
Contato: www.esamc.br/ (34) 3291-2828
Cursos: Administração, Design (Moda, Interiores, Produto Gráfico), Direito, Propaganda e Marketing, Relações Internacionais, Relações Públicas, Engenharias (Ambiental, Civil, Computação, Produção, Elétrica, Mecânica, Química). 

Estácio de Sá – BH

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: 16 de junho
Contato: www.bh.estacio.br/ (31) 3270-1500
Cursos: Educação Física, Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Odontologia, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Turismo, Pedagogia, História.
Tecnológicos: Gestão (Hospitalar, Recursos Humanos), Financeira), Logística, Sistemas para Internet, Design (Gráfico, Moda), Gastronomia, Redes de Computadores, Marketinh, Eventos. 

FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba)

Inscrições: até 6 de junho
Taxa: R$ 20
Prova: 16 de junho
Contato: www.fazu.br/ (34) 3318-4188
Cursos: Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Letras, Secretariado Executivo Bilíngue e Sistemas de Informação. 

Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicação)

Inscrições: até 12 de junho
Taxa: R$ 30
Prova: 16 de junho
Contato: www.inatel.br/ (35) 3471-9345
Cursos: Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica.
Tecnológicos: Automação Industrial, Redes de Computadores. 

Unileste (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais)

Inscrições: até 22 de junho
Taxa: R$ 30
Prova: 24 de junho
Contato: www.unilestemg.br/ 0800-283-7944 ou (31) 3846-5500
Cursos: Sistemas de Informação, Engenharias (Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica, Produção, Química, Ambiental e Sanitária), Psicologia.
Tecnológico: Soldagem. 

Universidade Fumec

Inscrições: até 13 de junho
Taxa: R$ 40 (tradicional) ou R$ 20 (seleção pelo Enem)
Prova: 16 de junho
Contato: www.fumec.br/ (31) 3228-300
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Design (Interiores, Moda, Produto, Gráfico), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Bioenergética, Biomédica, Civil, Produção, Telecomunicações), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Negócios Internacionais, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Turismo (Gestão em Hotelaria)

Newton Paiva (Centro Universitário Newton Paiva)

Inscrições: até 25 de maio
Taxa: R$ 30
Prova: 27 de maio
Contato: www.newtonpaiva.br/ 0800-942-9800
Cursos: Administração LFE – Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Química, Mecânica, Produção), Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Sistemas de Informação.
Tecnólogos: Gestões (Financeira, Comercial – Negócios Automotivos, Comercial – Varejo, Logística, Recursos Humanos, Turismo), Marketing, Processos Gerenciais, Secretariado, Estética e Cosmética.

PUC Minas

Inscrições: até 16 de maio
Taxa: R$ 75 (graduação tradicional), R$ 40 (graduação tecnológica) ou R$ 20 (seleção pelo Enem)
Prova: 10 ou 16 de junho
Contato: www.pucminas.br/ (31) 3319-4444
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharias (Civil, Controle e Automação, Energia, Elétrica, Eletrônica e de Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Mecatrônica, Metalúrgica, Produção, Química), Enfermagem, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Serviço Social, Sistemas de Informação.

RIO DE JANEIRO

ESPM-RJ

Inscrições: até 27 de junho
Taxa: R$ 70
Prova: 1 de julho
Contato: www.espm.br/ (21) 2216-2000
Cursos: Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Design, Administração e Relações Internacionais.

Ibmec-RJ

Inscrições: até 5 de junho
Taxa: R$ 120
Prova: 14 de junho
Contato: www.ibmec.br/ (21) 3284-4000
Cursos: Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Relações Internacionais, Propaganda e Marketing e Jornalismo. 

Unigranrio

Inscrições: até 11 de junho
Taxa: R$ 50
Prova: 17 de junho
Contato: www.vestibular.unigranrio.br/ 0800-282-0007
Cursos: Medicina, Administração, Enfermagem, Engenharias (Produção, Química, Petróleo e Gás), Farmácia, Fisioterapia, História, Informática, letras, Matemática, Medicina Veterinária.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design (Gráfico, Moda), Estética e Cosmética, Gestão (Ambiental, Recursos Humanos, Financeira), Logística, Marketing, Petróleo e Gás, Radiologia, Redes de Computadores. 

Universidade Estácio de Sá

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: 16 de junho
Contato: www.estacio.br/ 0800-282-3231 ou (21) 3231-000
Cursos: Engenharias (Civil, Petróleo, Elétrica, Telecomunicações, Química, Ambiental, Produção), Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Farmácia, Design de Moda, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Sistemas de Informação, Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Marketing, Administração, Direito, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Letras, Serviço Social, História, Pedagogia, Hotelaria, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Ciências Aeronáuticas, Relações Internacionais, Ciências Atuariais, Secretariado Executivo Trilíngue, Geografia, Cinema, Odontologia, Medicina Veterinária, Teatro.
Tecnológicos: Gestão (Tecnologia da Informação, Hospitalar, Recursos Humanos, Segurança Privada, Ambiental, Turismo, Comercial), Design (Interiores, Gráfico), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Radiologia, Automação Industrial, Estética e Cosmética, Jogos Digitais, Produção Fonográfica, Processos Gerenciais, Comércio Exterior, Eventos, Fotografia, Gastronomia, Produção Audiovisual.

SÃO PAULO

IED São Paulo – Istituto Europeo di Design

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 50
Prova: 31 de maio
Contatos: www.saopaulo.ied.edu.br/ (11) 3660-8000
Cursos: Moda e Design. Tecnológicos: Design (Digital, Gráfico, Interiores, Produto, Moda), Joias, Acessórios e Complementos. 

ESAGS (Escola Superior de Administração e Gestão)

Inscrições: até 23 de junho
Taxa: R$ 45
Prova: 24 de junho
Contato: www.esags.edu.br/ (11) 4433-6161 ou (13) 3228-6003
Cursos: Administração, Economia.

Centro Educacional Anhanguera

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 25
Prova: agendada
Contato: www.vestibulares.br/ 0800-941-4444
Inscrições abertas
Cursos: Agroindústria, Ciência da Computação, Engenharia (Civil, Computação, Controle e Automação, produção, Mecânica, Elétrica, Processos de Produção), Matemática, Sistemas de Informação, Administração, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Desenho Industrial, Design Digital, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Turismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia.
Tecnológicos: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Eletrotécnica Industrial, Eventos, Gastronomia, Geoprocessamento, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Logística, Marketing, Mecatrônica Industrial, Produção Sucroalcooleira, Química Ambiental, Radiologia, Redes de Computadores, Secretariado, Segurança do Trabalho, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet, Gestão (Ambiental, Comercial, Produção Industrial, Qualidade, Informação, Processos Industriais, Segurança Privada, Serviços de Saúde, Financeira, Hospitalar, Pública, Recursos Humanos. 

Centro Universitário Belas Artes

Inscrições: até 27 de junho
Taxa: R$ 60
Prova: 1 de julho
Contato: www.belasartes.br/ 0800-775-5010
Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (bacharelado em pintura, escultura e gravura), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas), Design (Interiores, Moda, Produtos Gráficos), Programa especial de formação pedagógica. 

Centro Universitário da FEI

Inscrições: até 28 de maio
Taxa: R$ 50
Prova: 2 e 3 de junho
Contato: www.fei.edu.br/ (11) 3207-6800
Cursos: Administração, Ciência da Computação, Engenharias (Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química, Têxtil) 

Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação)

Inscrições: até 30 de maio (Campinas e Sorocaba), 1 de junho (Santos),
Taxa: R$ 60 (Campinas), R$ 30 (Santos) ou R$ 50 (Sorocaba)
Prova: 2 de junho (Santos) ou 3 de junho (Campinas e Sorocaba)
Contato: www.esamc.br/ (19) 3737-4390
Cursos: Engenharias (Ambiental, Civil, Computação, Produção, Elétrica, Mecânica, Química), Jornalismo, Propaganda e Marketing, Relações Públicas, Design Gráfico, Moda, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais. 

ESPM

Inscrições: até 29 de junho
Taxa: R$ 150
Prova: 1 de julho
Contato: www.espm.br/ (11) 5085-4600
Cursos: Administração, Publicidade e Propaganda, Design, Relações Internacionais, Jornalismo. 

Uninove (Universidade Nove de Julho)

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 5
Prova: de 12 a 17 de maio
Contato: www.uninove.br/ (11) 2633-9000
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Civil, Produção Mecânica, Elétrica, Mecânica), Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, História, Letras, Matemática, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tradutor e Intérprete, Turismo.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas,, Banco de Dados, Comércio Exterior, Hotelaria, Logística, marketing, Mecatrônica Industrial, processos Gerenciais, produção Publicitária, Radiologia, Redes de Computadores, Secretariado, Segurança da Informação, Sistemas para Internet, Gestão (Comercial, Qualidade, Informação, Financeira). 

Unifig (Centro Universitário Metropolitano de SP)

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: agendada
Contato: www.unifig.edu.br/ 0800-55-9330
Cursos: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Pedagogia. 

Unifieo (Centro Universitário da Fundação Instituto de Ensino para Osasco)

Inscrições: até dois dias antes da prova
Taxa: R$ 40
Prova: 27 de maio, 24 de junho ou 16 de julho (tradicional) ou agendada
Contato: www.unifieo.br/ 0800-17-1967
Cursos: Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Educação Física, Engenharia de Computação, Design Digital, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Química, Sistema de Informação.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Redes de Computadores. 

Unimonte

Inscrições: até 23 de maio
Taxa: R$ 25
Prova: 26 de maio
Contato: www.unimonte.br/ (13) 3228-2100
Cursos: Administração, Audiovisual, Biomedicina, Ciências Contáeis, Direito, Enfermagem, Engenharia (Ambiental, Produção, Petróleo e Gás), Oceanografia, Pedagogia.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gastronomia, Hotelaria, Logística, Manutenção Industrial, Petróleo e Gás, Processos Gerenciais, Processos Metalúrgicos, Gestão (Ambiental, Recursos Humanos, Portuária). 

Unisanta (Universidade Santa Cecília)

Inscrições: até 25 de maio
Taxa: R$ 15
Prova: 2 de junho
Contato: www.unisanta.br/ (13) 3202-7101
Cursos: Engenharias (Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Petróleo, Química). 

Uniso (Universidade de Sorocaba)

Inscrições: até 30 de maio
Taxa: R$ 60
Prova: 3 de junho
Contato: www.uniso.br/ (15) 2010-7000 ou 0800-702-7005
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Civil, Produção, Química), Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Gastronomia, História, Hotelaria, Letras, Marketing, Nutrição, Pedagogia, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional.
Tecnológicos: Estética e Cosmética, Gestão (Ambiental, Comercial, Qualidade, Equinocultura, Recursos Humanos, Financeira), Logística, Processos Gerenciais. 

Universidade Metodista de São Paulo

Inscrições: até 27 de junho
Taxa: R$ 70 (tradicional) ou R$ 50 (digital)
Prova: 1 de julho (tradicional) ou 16, 17 ou 30 de junho (digital)
Contato: www.metodista.br/ (11) 2464-2222
Cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Administração, Engenharias (Ambiental, Computação), Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Design de Interiores, Jornalismo, Produção Multimídia, Publicidade e Propaganda, Radialismo (Rádio, TV e internet), Relações Públicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo Bilíngue, Sistemas de Informação.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Redes de Computadores, Comunicação Mercadológica, Comércio Exterior, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing.

Mackenzie

Inscrição: até 21 de maio
Taxa: R$ 85
Prova: 2 de junho
Contato: www.mackenzie.br/ (11) 2114-8567
Cursos: Arquitetura, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Comércio Exterior, Design, Direito, Educação Física, Engenharias (Civil, Materiais, Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Química), Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras, Nutrição, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Teologia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação. 

Universidade São Francisco

Inscrições: até 6 de junho (provas agendadas) ou até 26 de junho (tradicional)
Taxa: R$ 30 (agendada), R$ 50 (tradicional exceto Medicina), R$ 200 (Medicina)
Prova: 30 de junho (tradicional) ou agendada
Contato: www.usf.com.br/ 0800-727-4001 ou (11) 3315-2000
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharias (Ambiental, Civil, Computação, Materiais, Elétrica, Industrial, Mecânica, Produção), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química Industrial.
Tecnológicos: Gestão (Ambiental, Tecnologia da Informação, Turismo, Recursos Humanos), Design de Moda, Hotelaria, Logística, Processos Gerenciais. 

Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)

Inscrições: até 15 de junho
Taxa: R$ 100 (Medicina) ou R$ 50 (demais cursos) até 31 de maio. A partir dessa data, o valor dobra
Prova: 22 de junho (Medicina) ou 23 de junho (demais cursos)
Contato: www.unoeste.br/ 0800-771-5533
Cursos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Artes Visuais, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Produção, Civil, Ambiental), Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação, Turismo, Zootecnia.
Tecnológicos: Design de Interiores, Produção Sucroalcooleira, Gestão Comercial, Radiologia, Saneamento Ambiental, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação, Design de Produto, Agronegócio, Sistemas para Internet, Eventos, Estética e Cosmética. 

Estácio UniRadial

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: agendada
Contato: www.estaciouniradial.edu.br/ 0800-282-3231
Cursos: Direito, Ciências Contábeis, Administração, Artes Visuais, Pedagogia, Hotelaria, Enfermagem, Educação Física, Sistemas de Informação, Letras, Publicidade e Propaganda, Ciências Biológicas, Matemática, História, Engenharias (Ambiental, Produção, Civil, Elétrica, Petróleo, Controle e Automação), Jornalismo, Fisioterapia.
Tecnológicos: Design de Moda, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing, Processos Gerenciais, Gastronomia, Logística, Gestão (Ambiental, Financeira, da Segurança Empresarial, Comercial, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos), Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Design Gráfico, Produção Publicitária, Automação Industrial, Mecatrônica Industrial, Comércio Exterior, Segurança do Trabalho, Negócios Imobiliários. 

Unip (Universidade Paulista)

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 40
Prova: tradicional ou agendada, em diferentes datas
Contato: www.unip.br/ 0800-010-9000
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Aeronáutica, Civil, Computação, Controle e Automação, Produção Mecânica, Elétrica, Mecânica), Farmácia, Fisioterapia, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Propaganda e Marketing, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Comércio Exterior, Design de Moda, Design Gráfico, Estética e Cosmética, Fotografia, Gastronomia, Hotelaria, Petróleo e Gás, Produção Audiovisual, Produção Multimídia, Radiologia, Redes de Computadores, Gestão (Comercial, Qualidade, Financeira, Logística, Marketing, Portuária, Processos Gerenciais, Hospitalar, Recursos Humanos, Segurança Privada, Tecnologia da Informação).

Unisal (Centro Universitário Salesiano – Campinas, unidade São José)

Inscrições: até 1 de junho
Taxa: R$ 20
Contato: www.vestibular.unisal.br/ 0800-771-2345
Cursos: Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Elétrica (Telecomunicações), Administração Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica.
Tecnológicos: Automação Industrial, Sistemas Automotivos. 

Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus

Inscrições: até 21 de junho
Taxa: R$ 30 (cartão de crédito) ou R$ 60 (boleto bancário)
Prova: 24 de junho (tradicional) ou agendada
Contato: www.damasio.edu.br/ (11) 3164-6619
Cursos: Direito 

Faculdade IBTA (Veris Faculdade)

Inscrições: até o último dia antes da prova
Taxa: R$ 40
Prova: 19 de maio
Contato: www.veris.com.br/ 0800-723-1818
Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Biomédicas, Direito, Educação Física e Esporte, Engenharias (Civil, Computação, Mecatrônica, Produção), Fisioterapia, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Sistemas de Informação.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Desenvolvimento we (Sistemas para Internet), Gestão (Financeira, Logística, Marketing, Recursos Humanos), Produção Audiovisual, Redes de Computadores. 

Faculdades Integradas Rio Branco

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30 (tradicional) e R$ 15 (agendada)
Prova: tradicional e agendada, datas variadas
Contato: www.rioobrancofac.edu.br/ 0800-16-5521
Cursos: Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, Editoração, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Pedagogia, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Turismo.
Tecnológicos: Comércio Exterior, Gestão Comercial, Marketing, Produção Audiovisual. 

Faculdade Santa Marcelina

Inscrições: até 25 de maio
Taxa: R$ 240
Prova: 17 de junho
Contato: www.fasm.edu.br/ (11) 3824-5800 ou (11) 3670-3344
Cursos: Medicina

Faculdade Sumaré

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: agendada
Contato: www.sumare.edu.br/ (11) 3067-7999
Cursos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo Bilíngue, Sistemas de Informação.
Tecnológicos: Banco de Dados, Comunicação Institucional, Eventos, Gestão (Cooperativa, Financeira, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação), Logística, Marketing, Redes de Computadores, Secretariado, Sistemas para Internet.

Fadisp (Faculdade Autônoma de Direito)

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 35
Prova: de maio a agosto, datas variadas
Contato: www.fadisp.com.br/ (11) 3061-0212
Cursos: Direito. 

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa

Inscrições: até 28 de junho
Taxa: R$ 30
Prova: 1 de julho
Contato: www.fcmscsp.edu.br/ (11) 3367-7700
Cursos: Enfermagem

FTT (Faculdade de Tecnologia Termomecânica)

Inscrições: até 25 de maio
Taxa: R$ 15
Prova: 17 de junho
Contato: www.cefsa.org.br/ (11) 4359-6565
Inscrições: até 25 de maio
Cursos: Tecnológicos: Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica Industrial, Processos Gerenciais. 

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (antigo Ibmec-SP)

Inscrições: até 20 de maio
Taxa: R$ 180
Prova: 10 de junho
Contato: www.insper.edu.br/ (11) 4504-2400
Cursos: Administração de empresas, Economia. 

Senac-SP

Inscrições: até 10 de junho
Taxa: R$ 80
Prova: 23 de junho
Contato: www.sp.senac.br/ 0800-883-2000
Cursos: Administração, Audiovisual, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Design, Engenharia Ambiental, Hotelaria, Moda, Sistemas de Informação.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Cosmética, Gastronomia, Gestão (Ambiental, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos), Hotelaria, Jogos Digitais, Logística, Marketing, Produção Audiovisual, Produção Multimídia, Redes de Computadores. 

Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto)

Inscrições: até 20 de maio
Taxa: R$ 150 (Medicina) ou R$ 50 (demais cursos)
Prova: 26 de maio
Contato: www.unaerp.br/ 0800-771-8388
Cursos: Administração, Direito, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Comércio Exterior, Serviço Social, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Engenharias (Civil, Computação, Produção, Química), Sistemas de Informação.
Tecnológicos: Biotecnologia, Produção Sucroalcooleira, Gestão (Ambiental, Portuária), Logística, Matemática.

UNIFMU (vestibular unificado com Fiam/Faam e Fisp)

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 40
Prova: 19 ou 20 de maio (tradicional) ou agendada
Contato: http://www.portal.fmu.br/ 0800-016-3766
Cursos: Administração, Artes Visuais, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Design (Gráfico, Produto), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Civil, Energia), Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Letras, Medicina Veterinária, Moda, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo Trilíngue, Serviço Social.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Comércio Exterior, Design Gráfico, Eventos, Gastronomia, Fotografia, Gestão (Ambiental, Comercial, Financeira, Recursos Humanos, Turismo, Tecnologia da Informação, Hospitalar), Hotelaria, Jogos Digitais, Logística, Marketing, Mecatrônica, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Produção Multimídia, Produção Publicitária, Radiologia, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas para Internet. 

Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Inscrições: até um dia antes da prova
Taxa: R$ 30
Prova: 16 de junho
Contato: www.estacio.br/ (14) 3302-5000
Cursos: Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Petróleo, Produção), Fisioterapia, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Comércio Exterior, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão (Ambiental, Comercial, Financeira, Recursos Humanos, Segurança Empresarial, Tecnologia da Informação), Logística, Marketing, Mecatrônica Industrial, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Produção Publicitária, Redes de Computares, Segurança do Trabalho, Sistemas para Internet. 

PUC-Campinas

Inscrições: até 21 de junho
Taxa: R$ 107 (bacharelados) e R$ 53 (tecnólogos)
Prova: 6 (epecífica para Direito e Medicina) e 7 de julho
Contato: www.puc-campinas.edu.br vestibular@puc-campinas.edu.br 0800-728-7822
Cursos: Bacharelados: Administração, Direito, ou Medicina.
Tecnólogos: Construção de Edifícios, Geoprocessamento, Gestão da Tecnologia da Informação, Hotelaria, Jogos Digitais e Redes de Computadores.

Região Sul

PARANÁ

PUC-PR

Inscrições: 11 de junho
Taxa: R$ 90
Prova: 17 de junho
Contato: www.vestibular.pucpr.br/ (41) 3271-1555
Cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Moda, Design Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Alimentos, Ambiental, Civil, Computação, Elétrica, Eletrônica, Florestal, Mecânica, Mecatrônica, Produção, Química), Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras, Marketing, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Sociologia, Teatro, Teologia, Turismo.

UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Inscrições: até 16 de maio
Taxa: R$ 90
Prova: 15 e 16 de julho
Contato: www.portal.uepg.br/ (42) 3220-3000
Cursos: Física, Geografia, Matemática, Química, Química Tecnológica, Agronomia, Engenharias (Civil, de Alimentos, de Computação, de Materiais), Informática, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Serviço Social, Turismo, Letras (Português/Espanhol, Português/Inglês, Português/Francês), Pedagogia, História, Direito, Zootecnia, Administração.

RIO GRANDE DO SUL

PUC-RS

Inscrições: até 1 de junho
Taxa: R$ 80
Prova: 16 e 17 de junho
Contato: www.pucrs.br/vestibular/ (51) 3320.3500
Cursos: Administração (Adm Empresas, Comércio Internacional, Empreendedorismo e Sucessão, Gestão de Tecnologia da Informação, Marketing), Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Controladoria e Finanças), Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica-Eletrônica, Mecânica, de Produção, Química), Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Turismo, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia.

Esade (Escola Superior de Administração, Direito e Economia)

Inscrições abertas
Taxa: R$ 30
Prova: 2 de junho
Contato: www.esade.edu.br/ (51) 3251-1111
Cursos: Administração, Contabilidade, Direito, Economia e Psicologia.
Tecnológicos: Logística, Gestão da Qualidade, Gestão (Financeira, de Recursos Humanos), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing. 

ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Inscrições: até 13 de junho
Taxa: R$ 75
Prova: 16 de junho
Contato: www.espm.br/ (51) 3218-1300
Cursos: Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais. 

UCS (Universidade de Caxias do Sul)

Inscrições: até 10 de junho
Taxa: R$ 50 até 25 de maio, R$ 60 a partir desta data
Prova: 24 de junho
Contato: www.ucs.br/ (54) 3218-2100
Cursos: Administração (Comércio Exterior, Empresas), Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Internacional, Computação, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Design (Gráfico, Moda, produto), Direito, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Alimentos, Ambiental, Civil, Controle e Automação, Materiais, Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Química), Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Geografia, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologias Digitais, Turismo.
Tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Design de Moda, Eletrônica Industrial, Fotografia, Gestão (Comercial, Financeira, Marketing, Recursos Humanos), Logística, Moda e Estilo, Negócios Imobiliários, Polímeros, Processos Gerenciais, Produção Moveleira, Secretariado. 

Ulbra (Universidade Luterana do Brasil)

Inscrições: até 29 de maio
Taxa: R$ 50
Prova: 2 de junho
Contato: www.ulbra.br/ (51) 3477-9100
Cursos: Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Automação Industrial, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Dança, Design, Designs (Interiores, Moda, Produto, Gráfico), Direito, Educação Física, Educação nas Organizações, Engenharias (Agrícola, Ambiental, Civil, Plásticos, Produção, Elétrica, Mecânica, Mecânica Automotiva, Química), Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fotografia, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Segurança Privada, Gestão Financeira, História, Hotelaria, Letras, Logística, Marketing, Matemática, Matemática aplicada à Informática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Optometria, Pedagogia, Processos Gerenciais, Produção Audiovisual, Psicologia, Química, Química Industrial, Radiologia, Redes de Computadores, Secretariado Executivo Trilíngue, Segurança no Trabalho, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia, Transporte Terrestre (Gestão e Segurança no Trânsito).

SANTA CATARINA

Furb (Universidade Regional de Blumenau)

Inscrições: até 15 de maio
Taxa: R$ 70
Prova: 17 de junho
Contato: www.furb.br/novo/ (47) 3321-0200
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes (Visuais, Teatro, Música), Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Desing, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Civil, de Produção, de Telecomunicações, Elétrica, Florestal, Química), Farmácia, Fisioterapia, História, Letras, Licenciatura em Alemão, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Moda, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Marketing, Turismo e Lazer.

(Guia do Estudante – Editora Abril)

 

Re: Feliz dia das mães corujas, afinal todas ...

Own.. Lembrei da minha avó e da minha mãe!

Ver ou comentar a postagem de Marilza de Souza Machado »

Celene Teixeira comentou na postagem de Marilza de Souza Machado. Desativar atualizações nesta postagem. Escolha que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Você não pode responder a este e-mail. Visualize a postagem para adicionar um comentário.

 

CORINTHIANS É O CLUBE COM MAIOR RECEITA PELO TERCEIRO ANO SEGUIDO

maio 16, 2012

Pelo terceiro ano consecutivo, o Corinthians é o clube com maior receita financeira do Brasil. Chegou a R$ 290 milhões arrecadados em 2011, um salto de 37% em relação a 2010. E aumentou sua vantagem sobre o segundo colocado, o São Paulo, que acumulou R$ 226 milhões, e o terceiro, o Inter, que teve R$ 198 milhões. O Santos, que aumentou em 62% a sua receita, ganhou duas posições e está em quarto lugar, com R$ R$ 189 milhões.

O principal motivo para o crescimento corintiano foi o novo acordo de cota de TV, que corresponde a 39% do total do seu faturamento. Outro destaque foi a negociação de atletas, o que inclui a venda dos direitos econômicos de jogadores que permanecem no clube. Foram R$ 59,7 milhões, fazendo essa fatia aumentar de 17% (em 2010) para 21%.

Os números acima fazem parte do estudo “Finanças dos clubes de futebol do Brasil em 2011″, da empresa de auditoria e consultoria BDO. A base de dados do documento foi feita de acordo com informações fornecidas pelos próprios clubes. Para o diretor da BDO, Amir Somoggi, embora o Timão tenha se mantido na liderança do ranking, há motivos para preocupação.

- Podemos afirmar que o Corinthians não está em seu melhor momento. Só houve uma discrepância maior em relação ao São Paulo, segundo colocado, por causa da maior cota de TV que o clube tem. Se a questão de transferência de atletas for excluída da soma, a diferença entre os dois cai para cerca de R$ 29 milhões apenas, um número muito menor – afirmou.

Para o vice-presidente de finanças do Corinthians, Raul Corrêa da Silva, há uma explicação para a queda em outros fatores, como patrocínios/publicidade, que teve sua fatia diminuindo de 22% para 15% no período de um ano.

- A temporada de 2010 foi especial para o clube, por ser o ano do centenário e por termos o Ronaldo em campo, atraindo normalmente um apelo maior. Além disso, em 2011, não tivemos participação na Libertadores. É apenas um reflexo natural. Tivemos um ano especial com venda de jogadores, mas também não é uma situação normal. Temos um corpo de profissionais qualificados e procuramos colher frutos em um projeto que siga por dez anos e ultrapasse gestões – disse.

Info_ParticipacaoFontes (Foto: Infoesporte)

Fla e Flu veem bilheteria despencar sem o Maracanã

As obras nos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 também influenciaram nas receitas do último ano. As rendas de bilheteria, que em 2010 representavam 11% do faturamento dos clubes, agora equivalem a 8%.

- Se analisarmos o caso do Flamengo, que tem a maior torcida e tinha o Maracanã como estádio, podemos ver claramente a influência que o fechamento dele teve. Em 2009, o clube arrecadou cerca de R$ 20 milhões com bilheteria. Em 2010, ano em que começou a reforma, já foi para R$ 17,3 milhões. E em 2011 caiu para R$ 14,5 milhões. Ou seja, o Flamengo perdeu cerca de R$ 5,5 milhões em dois anos sem o Maracanã – lembrou Somoggi.

As cotas de TV são fundamentais. Percebe-se claramente que os clubes estão sobrevivendo com elas”

Amir Somoggi

No Rio de Janeiro, a ausência do estádio também prejudicou o Fluminense. De R$ 7,1 milhões com renda de bilheteria em 2010, o Tricolor passou a arrecadar R$ 3,4 millhões no último ano. Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro passaram por fenômeno semelhante, perdendo receita com bilheteria após o fechamento do Mineirão.

O ponto mais importante para a alavancada das receitas dos clubes em 2011 está fora dos estádios. A negociação das cotas de TV sem passar pelo Clube dos 13 rendeu um valor maior a curto prazo para os clubes, já que houve pagamentos adiantados. Com isso, a representatividade desse fator nas receitas passou de 30% em 2010 para 36% em 2011.

- As cotas de TV são fundamentais. Percebe-se claramente que os clubes estão sobrevivendo com elas. Os outros fatores até cresceram, como foi o caso de negociação de atletas, que saiu de um total de R$ 269 milhões para R$ 320 milhões (crescimento de 18,9%). Porém, o crescimento das cotas de TV foi de R$ 504 milhões para R$ 770 milhões (crescimento de 52,8%) – disse Somoggi.

A crise no mercado europeu e a maior disponibilidade dos clubes em manter os jogadores também influenciaram no tamanho da receita de 2011. De 37% de representatividade em 2007, os números referentes a transferências de atletas foram caindo até serem ultrapassados por patrocínio/publicidade em 2010 e chegarem a apenas 15% em 2011.

(PORTAL GLOBO ESPORTE)

 

UFC FICA EM 22º, UVA EM 88º E CHRISTUS EM 99º, NO RANKING NACIONAL DO EXAME DA OAB

maio 16, 2012

As 14 faculdades de Direito do Ceará não conseguiram aprovar mais de 32% dos candidatos no 6º Exame de Ordem Unificado. Dos 2.269 estudantes de faculdades cearenses que se submeteram ao exame unificado, 728 foram aprovados.

Segundo o ranking nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a faculdade com melhor desempenho nacional foi a da Universidade Federal do Ceará (UFC), com 66,27% de aprovação.

Segundo o levantamento do exame, o melhor índice de aprovação foi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com aprovação de 86,27% de seus alunos que se inscreveram na prova. O pior desempenho foi da Faculdade de Macapá (FAMA), com apenas um aprovado dos 42 estudantes inscritos (2,38%). O ranking enumera 902 faculdades no Brasil.

No levantamento do exame deste ano, nenhuma instituição zerou a aprovação. Isso se deve à mudança nesta edição da OAB. Em 2012, a Ordem não incluiu nas estatísticas as faculdades com menos de 20 estudantes inscritos. A medida foi tomada para não distorcer os dados. No exame anterior, oito tiveram aprovação zero, com menos de 20 inscritos na prova.

Brasil
As faculdades públicas obtiveram os melhores no Brasil. Das 50 mais bem colocadas, apenas nove eram particulares. A faculdade de Direito privada mais bem colocada foi a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV), em 10º lugar. Este ano, o exame conseguiu índice de aprovação recorde com 25,41%. Dos 101 mil inscritos em todo o País, quase 26 mil foram aprovados.

(O POVO ONLINE)

 

METROFOR: PRIMEIRO TESTE É REALIZADO NO TÚNEL DO METRÔ DE FORTALEZA

maio 16, 2012

A linha sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 km de extensão e vinte estações ligando Pacatuba ao centro de Fortaleza
DIVULGAÇÃO

Técnicos da Secretaria da Infraestrutura e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realizaram o primeiro teste do Metrô de Fortaleza na manhã desta quarta-feira (16). Os técnicos, acompanhados pelo titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Adail Fontenele e pelo presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, percorreram um percurso de 4 km vistoriando o trecho da Linha Sul, saindo da estação elevada da Parangaba até a estação subterrânea de São Benedito. A vistoria é chamada de “teste de gabarito”, e tem o objetivo de verificar o percurso do trem nos túneis e estações. O teste faz parte dos preparativos para a inauguração da Linha Sul.

A vistoria técnica desta quarta-feira foi a primeira realizada com um trem desde o início das obras das estações subterrâneas do metrô. O trem utilizado nesta vistoria foi o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que possui dimensões muito semelhantes às dos veículos Trens Unidades Elétrica (TUEs), que são movidos a energia elétrica e que vão operar no trecho.

A linha sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 km de extensão e vinte estações ligando Pacatuba ao centro de Fortaleza, totalizando um investimento de R$ 1,7 bilhão. As primeiras viagens comerciais devem ser realizadas no início de 2013.
Operação assistida

De acordo com o Metrofor, o governador Cid Gomes deve inaugurar parte da Linha Sul em junho e, a partir de então, a operação assistida, que irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba, deve começar. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. A Linha Sul irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.

Trens

Segundo a Seinfra, a previsão é que circulem 20 trens elétricos compostos por três carros, cada um. Os trens elétricos medem 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 km/h, embora passam alcançar 120 km/h.

(Diário do Nordeste)

 

Quem desconhece a ordem natural sofre sempre mais que o devidamente merecido! Grato.

Sds/César.

 

NOTA DE FALECIMENTO - CORAÇÃO ENLUTADO

QUERIDO, QUE BARRA, MINHA MAEZINHA TEM A IDADE DA SUA E É CLARO QUE DEVERIA SER ETERNA, A GENTE NÃO QUER NUNCA QUE VÁ EMBORA, IMAGINO COMO FOI SEU DIA DAS MÃES, MEUS SENTIMENTOS MAS SAIBA QUE COMPREENDO SUA DOR POIS PERDI MINHA FILHA AOS 21 ANOS E MINHA NETA COM 13 ANOS VAI FAZER UM ANO MES QUE EVEM QUE PERDI MINHA NETA, MINHA FILHA JA FAZ 13 ANOS E PARECE QUE FOI HJ, SINTO NAO TER SABIDO ANTES, TB A GENTE NEM TEM CABEÇA PARA AVISAR NE? SINTA-SE ABRAÇADO E SAIBA QUE MUITOS AMIGOS PASSARAM TB SEM SUAS MÃES.....MAS UM DIA COM CERTEZA TODOS SE ENCONTRARÃO COM ELAS....

Nada pode magoá-lo a não ser que você dê poder para alguém o magoar.garfield e corações
SE VC ESTÁ PROCURANDO EMPREGO ENTRE NO MEU GRUPO VAGAS DE EMPREGOS E ESTÁGIOS NO FACEBOOK, É SÓ CLICAR NO LINK:
http://www.facebook.com/groups/301711379907903/?bookmark_t=group
Wladia

Em 16 de maio de 2012 18:20, Elton Santanna <eltonsantanna@yahoo.com.br> escreveu:

AMIGOS...
MUITOS NÃO FICARAM SABENDO QUE:
INFELIZMENTE NO DIA 14 AS 11:17 HRS, PERDI MINHA QUERIDA MÃE, AINDA COM AS MÃOS TREMULAS; NESSE MOMENTO VOU DIGITANDO E CHORANDO POR NÃO CONSEGUIR CONTROLAR MINHAS EMOÇÕES...
ELA ERA UMA LINDA MOÇA DE APENAS 76 ANINHOS. LINDA COMO UMA FLOR DO CAMPO, DOCE COMO UM PURO MEL E SUAVE COMO UMA PLUMA PAIRANDO NO AR....
ACHO QUE NUNCA EM MINHA VIDA, HAVIA SENTIDO UMA DOR TÃO GRANDE E INTENSA DESSE JEITO. ESSA DOR; NO MESMO TEMPO DEIXA UM VAZIO NO PEITO E PARECE QUERER ARREBENTAR TUDO DENTRO DE MIM, É INEXPLICÁVEL...

SEM NENHUMA SOMBRA DE DUVIDAS FOI UMA GRANDE E IRREPARÁVEL PERDA. FOI O MEU BEM MAIS PRECIOSO E O MAIOR QUE NUNCA VOU CONSEGUIR SUBSTITUIR E TÃO POUCO ESQUECER. ELA PRA MIM ERA DONA DE UM AMOR ÚNICO E SEM FRONTEIRAS, VERDADEIRO E CONTINUO.
QUERO NESSE MOMENTO AGRADECER A PRESENÇA DE TODOS OS AMIGOS QUE FORAM OFERECER SEU OMBRO AMIGO E PALAVRAS DE CONFORTO.
ACHO QUE SÓ O TEMPO VAI FAZER ESSA DOR EM MEU PEITO ALIVIAR UM POUCO, PORQUE NESSE MOMENTO ESTA SENDO MUITO DIFÍCIL E COMPLICADO.

A FRASE QUE QUEIRA NAQUELE MOMENTO ERA OUVIR, FICA VIVA COM TEU FILHO, MAS INFELIZMENTE TIVE QUE FALAR PRA ELA A FRASE MAIS TRISTE QUE FALEI PRA ELA EM TODA MINHA VIDA " VAI COM DEUS MINHA MÃEZINHA QUERIDA"

AMIGOS É MUITO TRISTE ESSA SITUAÇÃO E ESSA DOR...

CARINHOSAMENTE

ELTON SANTANNA

 

CONFIRA O RANKING DAS FACULDADES CEARENSES POR APROVAÇÃO NO 6º EXAME DA OAB

maio 16, 2012

As 14 faculdades de Direito do Ceará não conseguiram aprovar mais de 32% dos candidatos no 6º Exame de Ordem Unificado. Dos 2.269 estudantes de faculdades cearenses que se submeteram ao exame unificado, 728 foram aprovados.

Segundo o ranking nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a faculdade com melhor desempenho nacional foi a da Universidade Federal do Ceará (UFC), com 66,27% de aprovação.

Segundo o levantamento do exame, o melhor índice de aprovação foi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com aprovação de 86,27% de seus alunos que se inscreveram na prova. O pior desempenho foi da Faculdade de Macapá (FAMA), com apenas um aprovado dos 42 estudantes inscritos (2,38%). O ranking enumera 902 faculdades no Brasil.

No levantamento do exame deste ano, nenhuma instituição zerou a aprovação. Isso se deve à mudança nesta edição da OAB. Em 2012, a Ordem não incluiu nas estatísticas as faculdades com menos de 20 estudantes inscritos. A medida foi tomada para não distorcer os dados. No exame anterior, oito tiveram aprovação zero, com menos de 20 inscritos na prova.

Brasil
As faculdades públicas obtiveram os melhores no Brasil. Das 50 mais bem colocadas, apenas nove eram particulares. A faculdade de Direito privada mais bem colocada foi a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV), em 10º lugar. Este ano, o exame conseguiu índice de aprovação recorde com 25,41%. Dos 101 mil inscritos em todo o País, quase 26 mil foram aprovados.

(O POVO ONLINE)

Resultado de Loterias - CAIXA

C A I X A E C Ô N O M I C A F E D E R A L - LOTERIAS

Conforme você pediu, seguem os resultados das Loterias da Caixa.

Boa Sorte!

Caixa Econômica Federal

D U P L A S E N A

--------------------

CONCURSO : 1072

DATA : 15/05/2012

1º SORTEIO:

NÚMEROS SORTEADOS: (por ordem de sorteio) 14 - 20 - 21 - 31 - 17 - 32

(por ordem crescente) 14 - 17 - 20 - 21 - 31 - 32

PREMIAÇÃO:

N° de ganhadores: 0

Rateio do prêmio: R$ 0,00

VALOR ACUMULADO 1º SORTEIO: R$ 956.480,41

ESTIMATIVA DO PRÊMIO (DUPLASENA)*: R$ 1.200.000,00

*PARA O PRÓXIMO CONCURSO, A SER REALIZADO 18/05/2012

2º SORTEIO:

NÚMEROS SORTEADOS: (por ordem de sorteio) 34 - 11 - 18 - 46 - 40 - 20

(por ordem crescente) 11 - 18 - 20 - 34 - 40 - 46

PREMIAÇÃO:

N° de ganhadores da Sena: 0

Rateio do prêmio da Sena: R$ 0,00

N° de ganhadores da Quina: 21

Rateio do prêmio da Quina: R$ 4.985,35

N° de ganhadores da Quadra: 1549

Rateio do prêmio da Quadra: R$ 64,36

Q U I N A

--------------------

Concurso : 2897

Data : 15/05/2012

NÚMEROS SORTEADOS: (por ordem de sorteio) 51 - 11 - 50 - 33 - 76

(por ordem crescente) 11 - 33 - 50 - 51 - 76

VALOR ACUMULADO: R$ 447.519,17

VALOR ACUMULADO PARA O SORTEIO ESPECIAL DE SÃO JOÃO: R$ 66.912.621,19

ESTIMATIVA DO PRÊMIO (QUINA)*: R$ 1.000.000,00

*PARA O PRÓXIMO CONCURSO, A SER REALIZADO 16/05/2012

SORTEIO REALIZADO EM ESTÚDIO DE TV.

Nº de Ganhadores (Quina) : 0

Rateio do Prêmio (Quina) : R$ 0,00

Nº de Ganhadores (Quadra) : 48

Rateio do Prêmio (Quadra) : R$ 6.659,51

Nº de Ganhadores (Terno) : 4061

Rateio do Prêmio (Terno) : R$ 112,44

Confira os resultados das Loterias pelo seu celular, acesse o site da CAIXA www.caixa.gov.br direto pelo aparelho e selecione o link loterias. (http://www.caixa.gov.br)

Com esse título de renda fixa, você aplica seus recursos com segurança, sem abrir mão de boa rentabilidade. SAIBA MAIS. (http://www.caixa.gov.br/_redirect/push/manchete/r_CDB.asp)

--------------------------------------------------------------------------------

Se desejar corrigir seus dados ou se descadastrar deste serviço acesse o link -

http://www.caixa.gov.br/_redirect/push/r_logon_loteria.asp

 

CEARÁ CONQUISTA 19 MEDALHAS NO IV CAMPEONATO MERCOSUL DE JIU-JÍTSU

maio 16, 2012

Estado garante 19 medalhas na disputa do IV Campeonato Mercosul de Jiu-jítsu, disputado na Argentina

O Ceará garantiu 19 medalhas durante a disputa do IV Campeonato Mercosul de Jiu-jítsu esportivo-2012, que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, em Buenos Aires, na Argentina.

Ao todo, os 15 atletas cearenses se destacaram no evento ao faturar 11 medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze. Um dos destaques da competição foi o atleta faixa preta Gilson Nunes, que conquistou dois ouros, tanto na sua categoria de peso (pena), quanto na disputa pela categoria absoluto.

Na disputa da faixa marrom, a vitória veio com Álvaro Fontes, na categoria médio, e que também levou a medalha de prata na absoluto. Com a faixa roxa, Rogério Troglodita também conquistou medalhas. Ele arrebatou dois ouros, um em sua categoria (meio-pesado) e outro no absoluto. Além dele, Thyago Frota também conquistou uma medalha de ouro na médio.

Disputa acirrada

“Foi uma disputa muito difícil, com o nível de competitividade alto. Na categoria em que fui campeão (absoluto, categoria que não estipula faixa de peso), disputei a final com um atleta com peso de 100kg, sendo que tenho 80kg. Foi muito desgastante, mas conseguimos o resultado positivo”, disse o atleta faixa azul, Armando Correia, que disputou o seu primeiro torneio fora do Brasil.

De acordo com o atleta, a competição serviu de termômetro para os competidores locais terem um retorno do trabalho realizado nos treinos. Agora, eles voltas suas atenções para a disputa do Sul-Americano, que acontece no fim de semana, na Bahia.

Além de Armando, Alex Ramon e Ivanildo Moura também garantiram ouro nas categorias pluma e leve, respectivamente, da faixa azul. Pela faixa branca, o destaque da categoria foi o atleta Gabriel Victor, que conquistou o ouro na pluma juvenil.

Sucesso de público, o torneio contou com a participação de 550 atletas, que disputaram medalhas por todas as categorias e faixas. Além de lutadores de Brasil e Argentina, também participaram da competição atletas do Uruguai e do Chile.

(DIÁRIO DO NORDESTE)

 

 

vijay r e Cristina Ramos adicionaram você ao Google+

Adicione pessoas a seus círculos para segui-las e compartilhar com elas.

Não conhece algumas dessas pessoas? Você não precisa adicioná-las também. Elas visualizam apenas o que você posta publicamente. Saiba mais.

Adicionar aos círculos

vijay r e Cristina Ramos.

Talvez você também conheça estas pessoas. Ver tudo »

Tim O'Reilly

O'Reilly Media

Adicionar aos círculos

Leo Laporte

TWiT

Adicionar aos círculos

David Spade

Adicionar aos círculos

Altere o tipo de e-mails que o Google+ envia para você. Visite suas notificações para ver os perfis dessas pessoas ou para bloqueá-las.

 

UM DIÁLOGO QUE ENSINA COMO AGEM OS JORNALISTAS

maio 16, 2012

CENAS DE REALISMO FANTÁSTICO: (1) POLICARPO PERGUNTA A CACHOEIRA, SÓCIO DA DELTA, SE FOI JOSÉ DIRCEU QUEM COLOCOU A EMPREITEIRA EM BRASÍLIA. (2) CACHOEIRA NEGA VEEMENTE. (3) EM SEGUIDA, VEJA PUBLICA QUE O EX-MINISTRO DA CASA CIVIL É O “SEGREDO DO SUCESSO” DA CONSTRUTORA

247 – Acaba de ser garimpado mais um diálogo surpreendente da Operação Monte Carlo, que revela a influência da quadrilha de Carlos Cachoeira sobre a imprensa e também como funciona a cabeça de um jornalista. Deve-se o furo ao repórter Vinícius Mansur, da Carta Maior, cuja descoberta foi também repercutida pelo blogueiro Altamiro Borges (leia maisaqui).

O diálogo se dá entre Carlos Cachoeira e Claudio Abreu, diretor da Delta no Centro-Oeste. Na íntegra, a conversa enfraquece – e muito – as teses de que a revista Veja agia apenas em defesa do interesse público, como argumenta seu diretor Eurípedes Alcântara num código de ética publicado na internet, e de que desconhecia estar sendo usada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

O diálogo poderia até compor uma peça de realismo fantástico. Policarpo Júnior, diretor da sucursal de Veja em Brasília, procura Cachoeira, sócio oculto (para a torcida do Flamengo, mas, talvez, não para Veja) da Delta, com uma tese: a de que a empreiteira havia entrado no Distrito Federal, ainda no governo de José Roberto Arruda, ex-DEM, graças à influência de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil. Policarpo desconfiava até de um encontro em Itajubá, cidade onde nasceu Arruda e onde vive a mãe de José Dirceu, no qual teriam sido entregues malas de dinheiro. Uma aliança, digamos, capitalista entre DEM e PT.

Cachoeira – repita-se, sócio oculto da Delta – a quem não foi feita nenhuma pergunta sobre a entrada da empreiteira em Goiás, negou tudo veementemente. E mesmo tendo recebido uma negativa de sua principal fonte, Veja seguiu adiante e publicou uma reportagem sobre o crescimento alucinante da Delta, creditando à influência de José Dirceu o “segredo do seu sucesso”.

Antes da publicação, Cachoeira e o senador Demóstenes demonstraram certa preocupação com a reportagem que sairia em conversas também interceptadas pela Polícia Federal. Os grampos relacionados a isso foram usados por Reinaldo Azevedo como a prova cabal da independência jornalística de Veja em relação ao bicheiro.

Sim, até certo ponto.

Mas, em outro grampo, o sargento Dadá, braço direito de Cachoeira, fala de um encontro com outro jornalista de Veja, Hugo Marques, em que este o tranquiliza e diz que seu alvo era Dirceu e não a Delta.

O que isso demonstra?

É um indício de que a revista tinha pleno conhecimento de que Cachoeira, Dadá e associados faziam, sim, parte de uma mesma engrenagem: a Construtora Delta. Pois foi a eles que Veja recorreu para buscar informações sobre a entrada da empreiteira em Brasília. E foi a eles também que a revista transmitiu mensagens tranquilizadoras sobre a reportagem que sairia no fim de semana.

A Delta sofreu algum dano? Sim, um dano colateral. O que revela que a ligação de Veja em relação à turma não era tão forte quanto a inimizade ou a obsessão da revista em relação a José Dirceu.

Assim funcionam os jornalistas. As relações com as fontes muitas vezes envolvem algum tipo de proteção, mas nem sempre uma proteção absoluta.

(BRASIL 247)

 

Fique tranquilo, o mundo não vai acabar em 2012


Link to HypeScience

Fique tranquilo, o mundo não vai acabar em 2012

Posted: 15 May 2012 02:00 PM PDT

Cientistas encontraram o calendário maia mais antigo até hoje, e ele não acaba em 2012, e sim dura mais alguns milhões de anos. Sendo assim, se você acredita nos maias, o fim está longe Continua...

Superfície de Marte pode já ter sido úmida como a da Terra

Posted: 15 May 2012 01:00 PM PDT

Hoje, Marte é seco como um deserto. Mas não foi sempre assim: ele teve um passado bem mais úmido Continua...

Corrupção corporativa é uma epidemia global

Posted: 15 May 2012 12:00 PM PDT

Desde 2010, tomamos conhecimento de vários crimes financeiros cometidos pelos principais atores de Wall Street e de outros centros econômicos pelo mundo. Diversas dessas fraudes financeiras desembocaram na crise econômica pela qual o mundo todo passa e, agora, pesquisa revela números das percepções sobre a corrupção Continua...

Revés na ciência: pesquisadores passaram três décadas estudando algo que não existe

Posted: 15 May 2012 11:00 AM PDT

O sol move-se mais lentamente que o imaginado e não causa ondas de choque. Pesquisadores estudavam fenômeno não existente Continua...

Perda de línguas e culturas está intimamente ligada à diminuição da biodiversidade

Posted: 15 May 2012 09:42 AM PDT

A cada duas semanas, um idioma desaparece da face da Terra, e metade das quase 7 mil línguas existentes correm o risco de se juntar a esse grupo em extinção. Agora, pesquisa revela relação íntima entre a morte de línguas e a diminuição da biodiversidade Continua...

“Ajudinha” que só atrapalha? Professores exigem menos de estudantes das minorias raciais

Posted: 15 May 2012 09:26 AM PDT

Os professores podem estar interferindo no futuro dos estudantes minoritários ao não exigirem deles o mesmo que de estudantes brancos Continua...

Foto: sol x superlua

Posted: 15 May 2012 08:35 AM PDT

Nessa composição da NASA, você vê o sol e a superlua de 6 de maio lado a lado: a superlua ganha, por pouco, quando seu tamanho aparente é comparado com o do sol Continua...

Vídeo: voo virtual sobre o asteroide Vesta

Posted: 15 May 2012 07:52 AM PDT

A missão Dawn da NASA está orbitando Vesta desde 17 de julho do ano passado. Eles já viram bastante, então está na hora da gente ver um pouco também, não? Continua...

You are subscribed to email updates from HypeScience
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google

Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

 

 

MARIO MARROCCO e Mirko Tarabuso adicionaram você ao Google+

Adicione pessoas a seus círculos para segui-las e compartilhar com elas.

Não conhece algumas dessas pessoas? Você não precisa adicioná-las também. Elas visualizam apenas o que você posta publicamente. Saiba mais.

Adicionar aos círculos

MARIO MARROCCO e Mirko Tarabuso.

Talvez você também conheça estas pessoas. Ver tudo »

Vauro Senesi

Adicionar aos círculos

Michael Scofield

55 pessoas em comum

Adicionar aos círculos

Jessica Clark-McDowell

70 pessoas em comum

Adicionar aos círculos

Altere o tipo de e-mails que o Google+ envia para você. Visite suas notificações para ver os perfis dessas pessoas ou para bloqueá-las.

 

Ele não sobe? Suco de romã resolve!

Por Carol Patrocínio | Preliminares16 horas atrás

Em francês, romã é grenade. Grenade, em inglês, é granada. Que tal uma explosão? Ui!Quando chega na hora H o bonitinho se recusa a dar as caras? Dar a partida no garotão se tornou um trabalho? Suco de Romã resolve! Ok, parece piada e é claro que muita gente vai duvidar, mas o suco de romã acaba de entrar para o grupo de alimentos afrodisíacos.

Pesquisadores da Universidade Queen Margaret, na Escócia, deram um mísero copo de suco de romã para um grupo de 58 homens e mulheres voluntários e depois de duas semanas a testosterona do corpo dos participantes teve aumento entre 16% e 30%. Resultado: mais testosterona, mais vontade de fazer sexo.

Além disso, os caras descobriram que o suco diminui a sensação de medo, tristeza, culpa, timidez e eleva a autoconfiança — o que também ajuda MUITO na hora de um sexo bem feito.

No Brasil já dá pra encontrar caixinha do viagra natural em diversas redes de mercado, na parte de suco mesmo. Mas essa não é a única saída. Pra quem quer dar um up na relação e ajudar o soldado a ir para a guerra, outros alimentos podem ajudar.

Que tal um banquete com aspargos, aveia, banana, café, chocolate, carne, peixe, pimenta, vinho, açafrão, cravo, noz moscada, gengibre, tomilho, ginseng, canela, aipo, mostarda, coentro, jasmim e almíscar?

Mas uma dica muito importante: não misture tudo ou você pode transformar a experiência em um grande acidente!

Sobre a imagem: em francês, romã é grenade. Grenade, em inglês, é granada. Que tal uma explosão?

 

Bess lee e Carmen smith adicionaram você ao Google+

Adicione pessoas a seus círculos para segui-las e compartilhar com elas.

Não conhece algumas dessas pessoas? Você não precisa adicioná-las também. Elas visualizam apenas o que você posta publicamente. Saiba mais.

Adicionar aos círculos

Bess lee e Carmen smith.

Talvez você também conheça estas pessoas. Ver tudo »

Harvey Levin

TMZ

Adicionar aos círculos

Joe Azure

Garmin

Adicionar aos círculos

Sidney Cardoso

i9Sidney SA

Adicionar aos círculos

Altere o tipo de e-mails que o Google+ envia para você. Visite suas notificações para ver os perfis dessas pessoas ou para bloqueá-las.

 

MAIS DE 3 MILHÕES DE BRASILEIROS TÊM HEPATITE C E NÃO SABEM

maio 16, 2012

DADOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE MOSTRAM QUE, NO BRASIL, A HEPATITE C ATINGE CERCA DE 3% DA POPULAÇÃO E UMA EM CADA 30 PESSOAS PODE ESTAR INFECTADA

16 de May de 2012

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, a hepatite C atinge cerca de 3% da população e uma em cada 30 pessoas pode estar infectada. Os números, quando analisada a população mundial, são ainda piores: uma em cada 12 pessoas sofre com um dos vírus que ataca o fígado. O agravante é o fato de serem doenças silenciosas e, por isso, a maioria dos portadores não sabe que está doente, logo, não busca orientação médica. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático.

Na semana da Hepatite C (de 19 a 26 de maio), a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, em parceria com o Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, toma a frente de uma campanha que pretende conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico precoce e, além disso, homenagear, com o prêmio “Amigos do Cristo Redentor”, personalidades brasileiras que, de alguma forma, prestaram serviços em prol da saúde contribuindo para a divulgação e combate de doenças no Brasil.

A ação acontecerá no sábado, 19 de maio, as 18h00, no alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, e terá inicio com a premiação que agraciará nomes como Luiz Carlos Trabuco – presidente do Banco Bradesco, Maria das Graças Foster – presidente da Petrobras, Marcelo Odebrecht, Murilo Ferreira – da Vale S.A, o Cirurgião Dr. Ivo Pitanguy, Adriano Treve – presidente do Laboratório Roche entre outros.

Em seguida, o Cristo Redentor será iluminado em amarelo e vermelho, cores que representam a doença. Além disso, os “Amigos do Cristo Redentor” disponibilizarão, entre os dias 19 a 26 de maio, no local do evento, uma equipe de enfermeiros que realizarão, gratuitamente, a testagem de HCV na população. O teste é simples, como o de diabetes, com apenas um furinho no dedo e o resultado sai em dois minutos.

É importante fazer o teste porque a doença é silenciosa, pois acomete o fígado, órgão que, por não possuir terminações nervosas, não apresenta a dor que nos alerta para que há algo de errado no corpo. É aí que está o perigo, os sintomas da doença só aparecem quando se está em um grau muito avançado, com a chegada da Cirrose Hepática – uma inflamação com fibrose do fígado. Essa doença, quando não tratada, pode em 5 anos desenvolver câncer do fígado em 16% dos pacientes. Nesse estágio, o tratamento se torna ainda mais radical, como o transplante de fígado.

Para o chefe de serviço de Gastroenterologia e Hepatologia da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Flair José Carrilho, é muito importante conscientizar a população fazer a testagem de Hepatite, pois, no Brasil, admite-se que existam 3 milhões de pessoas infectadas e a maioria delas sem saber. “É muito importante que essa ação divulgue, para o maior número de brasileiros, a importância de se fazer o teste de HCV. Detectar a doença na fase inicial é de extrema importância, pois o tratamento medicamentoso nesta fase pode até eliminar o vírus. Por exemplo, os de genótipo 1, o tipo mais frequente, quando tratado precocemente pode apresentar a cura em torno de 45%.”, explica o especialista.

Mundialmente, a hepatite C atinge 170milhões de pessoas, número 13 vezes maior que a epidemia de AIDS. Só no Brasil, milhões de pessoas podem estar infectadas com o vírus da hepatite C, no entanto, mais de 95% ainda desconhecem que estão doentes e podem conviver com sérias complicações hepáticas. “Não realizar campanhas de detecção de hepatites pode acarretar grande aumento nos casos de cirrose, câncer e insuficiência hepática nos próximos anos. O importante é que as pessoas saibam que fazer o teste é essencial e que, no caso de diagnóstico positivo, há tratamento”, finaliza Humberto Silva, Presidente da Associação dos Portadores de Hepatite.

HEPATITE C
A via de transmissão do HCV (vírus da hepatite C) é por meio do contato com sangue e secreções contaminadas.
TRANSMISSÃO
- transfusão de sangue e derivados antes de 1992;
- hemodiálise (pelo compartilhamento de materiais contaminados);
- compartilhamento de seringas e agulhas no uso de drogas intravenosas;
- manipulação de material contaminado por profissionais como paramédicos, bombeiros, policiais, manicures e tatuadores.

SINTOMAS
- Como age silenciosamente, a doença raramente provoca sintomas. Sem dar sinais também evolui para quadros graves, como cirrose ou câncer, sem que o paciente perceba o risco que representa para sua saúde.

PREVENÇÃO
- ainda não existe vacina.
Prevalência infecção – Brasil e Mundo / Comparativo HIV / Hepatite C

Aids – HIV Hepatite C
38 milhões de infectados no mundo 170 milhões de infectados no mundo
600 mil portadores no Brasil 3 milhões de infectados no Brasil. Entre 2000 e 2010, foi registrado no país 14.873 mortes.
190 mil pacientes recebem tratamento no Brasil 10 mil pacientes recebem tratamento no Brasil.

(BRASIL 247)

 

 

Afra Leona adicionou você ao Google+


Para seguir e compartilhar com Afra, adicione-a a um círculo.

Não conhece esta pessoa? Você não precisa adicioná-la também. Ela visualiza apenas o que você posta publicamente. Saiba mais.

Adicionar aos círculos

Pessoas que você talvez conheça nos círculos de Afra Leona. Ver tudo »

Carmelo Anthony

National Basketball Association

Adicionar aos círculos

Harvey Levin

TMZ

Adicionar aos círculos

Vic Gundotra

Google

Adicionar aos círculos

Escolha o tipo de e-mail que o Google+ envia para você. Veja o perfil de Afra ou bloqueie Afra completamente.

 

Wladia

Chacretes... o tempo foi cruel (repasso como recebi)
Veja o corpo das meninas... coisa de louco! Bundinha certinha, curvas bem torneadas, peitinhos empinados. E não existia ainda a moda do silicone e das lipos...
Davam de 1000 a zero nas bundudas com pernas de jogador de futebol de hoje.
O tempo, entretanto, é cruel. E passa para todos...

ATT000102

Passou um ano...

lá se foram dois anos...
cinco...

dez...
vinte...
E ATÉ PARECE MENTIRA!
A FOTO ABAIXO É DE 2009 !

ATT000131

E lembre-se: Nada é tão ruim que não possa piorar.

 

ALFREDO VILLATORO: JORNALISTA SEQUESTRADO, EM HONDURAS, FOI MORTO COM DOIS TIROS NA CABEÇA

maio 16, 2012


Opera Mundi
- A polícia hondurenha encontrou nesta terça-feira o corpo do jornalista Alfredo Villatoro, que havia sido sequestrado na última semana em Tegucigalpa, capital do país. Com mais este crime, já são 29 os jornalistas assassinados em Honduras desde 2003, sem que nenhum caso tenha sido esclarecido pelas autoridades locais.

De acordo com o ministro de Segurança do país, o corpo de Villatoro foi encontrado na zona sul da cidade. As informações foram confirmadas pelo porta-voz da Secretaria de Segurança, Héctor Ivan Mejía.

Segundo Mejía, o corpo do jornalista apresenta dois disparos na cabeça e foi encontrado pouco depois de o presidente do país, Porfírio Lobo, informar que havia provas de que Villatoro estaria vivo. O jornalista, de 47 anos, foi sequestrado no último dia 9 quando se dirigia ao trabalho, na emissora HRN.

O caso é mais uma na onda de crimes contra profissionais de imprensa que atinge o país desde 2003. De acordo com a organização hondurenha Comissão de Direitos Humanos, no período, 29 jornalistas já foram assassinados e nenhum dos casos foi resolvido pelas autoridades hondurenhas.

“É insuportável a situação de violência vivida no país. O assassinato de Villatoro é um ato definitivamente condenável”, declarou Ana Pineda, ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, em entrevista à Agência Efe.

O último caso de violência contra jornalistas havia sido noticiado na última semana, quando o jornalista e ativista Erick Martinez Ávila foi encontrado morto com sinais de estrangulamento. O fato gerou a revolta de organizações de direitos humanos e grupos que atuam na defesa da diversidade sexual, área na qual Ávila atuava.

“Advertimos que apesar da dor que nos embarga pela perda física de nosso camarada, não desistiremos de nossa luta e da de Erick, que era a construção de uma sociedade justa, diversa, laica e respeitosa perante os direitos humanos”, afirmou o MDR (Movimento de Diversidade em Resistência), fundado pelo jornalista, em comunicado.

(ÓPERA MUNDI)

 

RG 10.

Texto muito bem escrito, porém atingir a evolução interior na busca da subjetividade desperta requer o pulo do gato que a mensagem não oferta. Grato.

Sds/César.

“Um sopro, um minuto, um instante...” (pps com som)

cor-rosas-significado11

"Fragmentos de Uma Alma Perfumada"

http://rosani22.blogspot.com/

 

REENCARNAÇÃO: FÍSICA QUÂNTICA EXPLICA VIDA APÓS A MORTE.

A reencarnação aos olhos do espiritísmo é uma farsa que nos encanta ao tempo que engana!

A bem da verdade é manipulação de Ets.

Não existe reencarnação de espírito, mas tão e somente da Essência, a Energia da Consciência, eternidade que nos julga e quem nos julgará.

POR QUÊ? Porque o espírito é apenas o contorno de uma forma, no caso um corpo humano, mas que poderia ser qualquer formato pertencente aos três reinos da natureza (mineral, vegetal ou animal), aqui também incluso os racionais.

O corpo e espírito são prisões da Essência, a Energia da Consciência; de forma que não são os mesmos da vida anterior que tinha outra formatação diferente dos novos corpo e espírito agora reencarnados numa outra forma material/espiritual.

A Essência ou Energia da Consciência, essa sim é a mesma da vida passada por ser Eterna partícula divina que ressucitará quando atingir a subjetividade desperte e assim compreender a ordem natural visto ter chegado a condição de Racional-Puro pela força da idade da razão, diferentemente do Animal-Racional ainda patinando na era do Pensamento envolvido pela arte, educação e cultura de cada sociedade em que vier a viver.

Essa mudança de desenvolvimento interior, fruto da evolução final, é que conduz a Energia-Consciente (Nós) à origem primeira e última por entender o processo final da derradeira reencarnação e porquanto ressuscitar. Grato.

Sds/César.

 

REENCARNAÇÃO: FÍSICA QUÂNTICA EXPLICA VIDA APÓS A MORTE

maio 16, 2012

RENOMADO PROFESSOR DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE OREGON, PESQUISADOR DO INSTITUTE OF NOETIC SCIENCES, ASSÍDUO VISITANTE DO BRASIL, O INDIANO AMIT GOSWAMI MOSTRA POR QUE A REENCARNAÇÃO É UM FENÔMENO QUE MERECE SER INVESTIGADO PELA CIÊNCIA

16 de May de 2012 às 09:11

Por Amit Goswami - No fim do século 19, os teosofistas, sob a liderança de Madame Helena Blavatsky, redescobriram para o Ocidente algumas antigas verdades orientais. A verdade da ontologia perene – de que a consciência é a base de todo o ser – era clara para eles. Eles reconheciam também dois princípios cosmológicos. Um é o princípio da repetição para o cosmo inteiro – a ideia de que o universo se expande a partir de um big-bang, depois se retrai num big-crunch e em seguida se expande outra vez, esticando e encolhendo de modo cíclico. O segundo princípio era a ideia de reencarnação – a ideia de que existe uma outra vida antes desta e haverá outra depois da morte; nós já estivemos aqui antes e vamos renascer muitas outras vezes.

Para a mentalidade moderna, a reencarnação parece um tanto absurda. Sob implacável pressão da ciência materialista, nós nos identificamos quase totalmente com o corpo físico, de modo que a ideia de que uma parte de nós sobrevive à morte do corpo físico é difícil de engolir. Ainda mais difícil é imaginar um renascimento dessa parte num novo corpo físico. A imagem de uma alma deixando o corpo que morre e entrando num feto prestes a nascer parece particularmente incômoda, porque pressupõe uma alma existindo independentemente do corpo. E nós tentamos com tanto afinco erradicar o dualismo de nossa visão de mundo!

Mas o nosso monismo (1) não precisa ser um monismo fundamentado na matéria. Se, em vez da matéria, a consciência for a base de todo o ser, a primeira dificuldade – aceitar que uma parte de nós sobrevive à morte – é consideravelmente mitigada, pois pelo menos a consciência sobrevive à morte do corpo físico.

Além disso, quando aprendemos que a nova ciência precisa incluir os corpos vital e mental e o intelecto para captar o sentido do que acontece no nível material da realidade, e que o corpo físico é uma espécie de computador (quântico) no qual as funções vitais e mentais estão programadas num software fácil de usar, até mesmo a aceitação da ideia de algo como uma alma se torna fácil. Não, isso não requer dualismo. Nenhum de nossos corpos – o físico, o vital, o mental ou o intelecto – é uma substância sólida, ao estilo newtoniano clássico; eles são, em vez disso, possibilidades quânticas na consciência. A consciência simultaneamente provoca colapsos de possibilidades paralelas desses mundos para compor sua própria experiência de cada momento. 

Dos quatro corpos, apenas o corpo físico é localizado, estrutural e também materialmente; é por essa razão que é chamado de corpo grosseiro. Nossos corpos vital e mental são inteiramente funcionais, criados por condicionamento. Nós desenvolvemos propensões a determinadas confluências de funções vitais e mentais no processo de formação das representações no físico. Esses padrões de hábito se constituem de memória quântica – o condicionamento das probabilidades quânticas associadas às funções matemáticas de onda quântica desses corpos. É uma boa descrição científica de uma parte de nós que sobreviveria à morte: o corpo sutil – o conglomerado dos corpos vital, mental e temático –, no qual a memória das propensões passadas (que os hindus denominam carma) é transportada pela matemática quântica modificada dos corpos vital e mental. Podemos chamar esse conglomerado de mônada quântica. (Além dos corpos grosseiro e sutil, existe um terceiro, o corpo causal, constituído do corpo de beatitude do modelo panchakosha, o qual, é claro, sobrevive à morte, porque é a base do ser. Para onde mais ele iria?)

Com isso, a reencarnação é elevada à categoria de fenômeno merecedor de investigação científica, pois a melhor prova científica da existência do corpo sutil, com seus componentes vital e mental, seria um indício de sua sobrevivência e reencarnação. (2)

A mônada quântica sobrevivente, de acordo com o nosso modelo, conserva a memória quântica dos padrões de hábito e das propensões das vidas passadas. E existem amplos dados em apoio à ideia de que as propensões sem dúvida sobrevivem e reencarnam. No entanto, todas as narrativas que acumulamos durante a nossa existência, toda a nossa história pessoal, morrem, de modo geral, com o corpo físico, com o cérebro; essas histórias não são transportadas pelas mônadas quânticas. Mesmo assim, existem dados que mostram que algumas pessoas, especialmente crianças, são capazes de lembrar-se de histórias de vidas passadas, frequentemente com um nível de detalhe surpreendente. Qual é a explicação para essa memória reencarnacional? A não-localidade quântica através do tempo e do espaço esclareceria isso.

Acredito que todas as reencarnações de uma dada mônada quântica são conectadas não-localmente através do tempo e do espaço, correlacionadas em virtude de uma intenção consciente. Pouco antes do momento da morte, quando entramos num estado que os budistas tibetanos denominam bardo (transição), nossa identidade-ego cede consideravelmente; e, quando mergulhamos no eu quântico, tomamos conhecimento de uma janela não-local de recordações – passadas, presentes e futuras. Quando agonizamos, somos capazes de travar uma relação não-local com a nossa próxima encarnação, ainda sendo gestada, de modo que todas as histórias que recordamos se tornam parte das histórias dessa encarnação, agregando-se a suas recordações de infância. Essas recordações podem ser evocadas, mais tarde, sob hipnose. E, em alguns casos, as crianças conseguem evocar espontaneamente essas histórias de suas vidas passadas.

Como a mônada quântica sabe onde deve renascer? Se as diferentes encarnações físicas são correlacionadas pela não-localidade quântica e pela intenção consciente, seria a nossa intenção (no momento da morte, por exemplo) que transporta a nossa mônada quântica de um corpo encarnado para outro.

Indícios de sobrevivência e reencarnação

Existem três tipos de indícios em favor da teoria da sobrevivência e reencarnação do corpo sutil:

• Experiências relativas ao estado alterado de consciência no momento da morte
• Dados sobre reencarnação
• Dados sobre seres desencarnados

Uma espécie de indício vem do limiar da morte, a experiência de morte. As experiências de visões comunicadas psiquicamente a parentes e amigos por pessoas à beira da morte vêm sendo registradas desde 1889, quando Henry Sidgwick e seus colaboradores iniciaram cinco anos de compilação de um Censo das Alucinações, sob os auspícios da British Society for Psychical Research. Sidgwick descobriu que um número significativo das alucinações relatadas envolvia pessoas que estavam morrendo a uma distância considerável do indivíduo que alucinava, e ocorria num prazo de 12 horas da morte.

Mais conhecidas, evidentemente, são as experiências de quase-morte (EQMs), nas quais o indivíduo sobrevive e se recorda de sua experiência. Nas EQMs, nós encontramos uma confirmação de algumas das crenças religiosas de diversas culturas; quem teve a experiência frequentemente descreve uma passagem por um túnel que leva a um outro mundo, guiada, muitas vezes, por uma conhecida figura espiritual da tradição da pessoa ou por um parente morto.

Tanto nas visões no leito de morte quanto nas experiências de quase-morte, o indivíduo parece transcender a situação de morrer, que, afinal, é frequentemente dolorosa e desconcertante. O indivíduo parece experimentar um domínio de consciência “feliz”, diferente do domínio físico da experiência comum.

A felicidade ou a paz comunicadas telepaticamente nas visões no leito de morte sugerem que a experiência da morte é um profundo encontro com a consciência não-local e com seus diversos arquétipos. Na comunicação telepática de uma experiência alucinatória, a identificação com o corpo que está padecendo e morrendo ainda é claramente muito forte. Mas a subsequente libertação dessa identificação permite uma comunicação integral da felicidade da consciência do eu quântico, que está além da identidade-ego.

Que as experiências de quase-morte são encontros com a consciência não-local e seus arquétipos é algo confirmado por dados diretos. Uma nova dimensão da pesquisa sobre a EQM demonstra que uma EQM pode levar a uma profunda transformação no modo de vida do sobrevivente da experiência. Muitos deles, por exemplo, deixam de sentir o medo da morte que assombra a maior parte da humanidade.

Qual é a explicação para a imagética específica descrita pelos que passaram pela EQM? As imagens vistas – personagens espirituais, parentes próximos como os pais ou os irmãos – são claramente arquetípicas. Podemos aprender alguma coisa comparando as experiências dos indivíduos com sonhos, uma vez que o estado que eles experimentam é semelhante ao estado onírico: sua identificação com o corpo se reduz e o ego deixa de ficar monitorando e controlando.

Dados sobre reencarnação

Os indícios em favor da memória reencarnacional são obtidos principalmente a partir dos relatos de crianças que se lembram de suas vidas passadas com detalhes passíveis de comprovação. O psiquiatra Ian Stevenson acumulou uma base de dados de cerca de duas mil recordações reencarnacionais comprovadas. Em alguns casos, ele chegou a levar as crianças aos lugares das vidas passadas de que se lembravam para comprovar suas histórias. Mesmo sem jamais terem estado nesses lugares, as crianças os reconheciam e conseguiam identificar as casas em que tinham vivido. Às vezes reconheciam até mesmo membros de suas famílias anteriores. Em um caso, a criança lembrou-se de onde havia algum dinheiro escondido, e, de fato, encontrou-se dinheiro ali. Os detalhes sobre esses dados podem ser encontrados nos livros e artigos de Stevenson. Um dos modos de se comprovar nosso modelo atual – de que a memorização reencarnacional ocorre numa idade muito precoce, por meio de uma comunicação não-local com o eu à beira da morte da vida anterior – seria verificar se os adultos são capazes de se lembrar de experiências de vidas passadas, quando submetidos à regressão à infância.

Dados sobre entidades desencarnadas

Até aqui, falamos sobre dados que envolvem experiências de pessoas na realidade manifesta. Mas existem outros dados, muito controversos, a respeito da sobrevivência depois da morte nos quais uma pessoa viva (normalmente um médium ou canalizador em estado de transe) alega se comunicar com uma pessoa, e falar por ela, que já morreu há algum tempo e aparentemente habita um domínio além do tempo e do espaço. Isso sugere não apenas a sobrevivência da consciência depois da morte como também a existência de uma mônada quântica sem corpo físico.

Como um médium se comunica com uma mônada quântica desencarnada? A consciência não é capaz de provocar o colapso de ondas de possibilidade numa mônada quântica isolada, mas, se a mônada quântica desencarnada entrar em correlação com um ser material vivo (o médium), o colapso pode ocorrer. Os canalizadores são as pessoas que possuem um talento especial e disposição para atuar nessa qualidade.

O fenômeno da escrita automática também pode ser explicado em termos de canalização. As ideias criativas e as verdades espirituais estão disponíveis para todos, mas o acesso a elas requer uma mente preparada. Como o profeta Maomé foi capaz de escrever o Corão, mesmo sendo praticamente analfabeto? O arcanjo Gabriel – uma mônada quântica – emprestou a Maomé, por assim dizer, uma mente. A experiência também transformou Maomé.

Anjos e devas

Em todas as culturas existem concepções de seres correspondentes ao que, no cristianismo, se denomina anjos. Os devas são os anjos do hinduísmo. Em geral, os anjos, ou devas, pertencem ao reino transcendente e arquetípico do corpo temático, o que Platão chamava de reino das ideias, e são desprovidos de forma. São os contextos aos quais nós damos forma em nossos atos criativos. Mas, na literatura, e mesmo nos tempos modernos, também existem anjos percebidos pelas pessoas como auxiliadores (como Gabriel, que auxiliou Maomé). Na linguagem de nosso modelo, esse tipo de anjo poderia ser uma mônada quântica desencarnada cuja participação no ciclo de nascimento e renascimento já terminou.

Notas

(1) De acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, o monismo é uma “concepção que remonta ao eleatismo grego (antigo sistema filosófico da escola de Eleia, que só admitia duas espécies de conhecimentos: os que provêm dos sentidos e são apenas ilusão, e os que provêm do raciocínio e são os únicos verdadeiros) segundo a qual a realidade é constituída por um princípio único, um fundamento elementar, sendo os múltiplos seres redutíveis em última instância a essa unidade”. (N. da R.)
(2) Saliente-se que F. A. Wolf (1996) elaborou um modelo de sobrevivência depois da morte dentro do próprio paradigma materialista. Em sua teoria, no entanto, há várias hipóteses que talvez não sejam viáveis; seu modelo de sobrevivência, por exemplo, é válido somente se o universo vier a terminar num big-crunch. 

Serviço

Este artigo é um excerto do capítulo “A Ciência e o Espírito da Reencarnação” do livro “A janela visionária – Um guia para a iluminação por um físico quântico”, de Amit Goswami, publicado no Brasil pela Editora Cultrix.

(BRASIL 247)