quarta-feira, 6 de março de 2013

O custo das legendas….VB 10.

De: Walter Déda
Data: 3 de março de 2013 16:55

Em uma década, país pagou 6,8 bi de reais para partidos
Custo das legendas para os cofres públicos nesses dez anos equivale a sete vezes o valor da reforma do estádio do Maracanã para a Copa do Mundo



Veja/Estadão.com

senado-plenario-030313[2]1
Parlamento brasileiro tem 23 partidos - só quatro são de oposição (Moreira Mariz/Agência Senado)

O custo dos partidos para os cofres públicos atingiu a marca de 6,8 bilhões de reais em dez anos, entre 2003 e 2012, com valores corrigidos pela inflação. A soma leva em conta o que deixa de entrar no caixa do governo, como subsídio para a propaganda partidária e eleitoral, e os desembolsos do Orçamento Geral da União para o Fundo Partidário. O custo das legendas em uma década equivale a sete vezes o valor da reforma do estádio do Maracanã para a Copa do Mundo.
O programa de dez minutos que o PMDB exibiu na quinta-feira em rede nacional de rádio e televisão, por exemplo, custou 2,1 milhões de reais para o conjunto dos contribuintes brasileiros. Só os 43 segundos que o peemedebista Renan Calheiros (AL) utilizou para destacar sua "vontade de acertar" na Presidência do Senado, cargo para o qual foi eleito neste ano, representaram um baque de 152.000 reais nos cofres públicos.
Gratuito para as legendas, o tempo de propaganda partidária é pago pelo governo federal na forma de isenção de impostos para as emissoras de rádio e televisão. As 23 horas e 20 minutos que 15 partidos vão ocupar nas redes em 2013, sempre em horário nobre, significarão 296 milhões de reais em impostos que as emissoras deixarão de pagar, segundo relatório da Receita Federal. No ano passado, por causa das eleições, a conta da isenção fiscal chegou a 606 milhões de reais.
Os interesses por trás da multiplicação de partidos no país
Despesa crescente - A despesa pública com os partidos é crescente. Entre as eleições presidenciais de 2002 e 2010, por exemplo, subiu 210% acima da inflação (tendo como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), passando de 370 milhões para 1,15 bilhão de reais.
Um dos motivos desse fenômeno é a elevação dos custos da publicidade comercial - é com base neles que a Receita calcula o benefício fiscal concedido a cada emissora de rádio e TV. Ao final de 2013, a propaganda dos partidos terá invadido o rádio e a televisão em 59 noites, sempre às quintas-feiras, na forma de programas de cinco ou dez minutos.
O subsídio para que os partidos façam propaganda de si próprios é indireto - as legendas nem sequer tomam conhecimento das quantias envolvidas. Com o Fundo Partidário, é diferente: o dinheiro vai diretamente para os cofres dos beneficiados, todos os meses.

Concordo! Sempre!

Concordo! Sempre!

 

De: joao manuel fernandes.

Data: 4 de março de 2013 19:43
Um Movel…VB 10.

Lindo e ... inesperado!

Gostava de ter um igual!!!!

Coisa pouca... :)

http://www.youtube.com/watch_popup?v=MKikHxKeodA

João Fernandes.

 

 

Extrema leviandade…VB 10.

De: Vlad Biosca

Data: 06/03/2013 16:54:13

,

Olá!
Em dezembro de 2011 enviei a todos vocês um email falando sobre a gigantesca batalha enfrentada por Lota Soares, pela criação e manutenção do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, o Aterro do Flamengo. Àquela ocasião, os amantes da cidade estavam travando uma outra batalha pela preservação do Parque, contra o empresário Eike Batista e a sua determinação de tornar uma área do Aterro "anexo" do Hotel Glória, de sua propriedade. Ele desistiu do intento, face ao clamor público e intensa campanha dos orgãos de imprensa.
Recentemente, a população carioca ficou sabendo que ele não desistira, apenas adiara, e desta vez, a maior das infâmias: consentimento do orgão responsável justamente pela preservação da área, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.
Embora não nutra admiração pelo jornalista Elio Gaspari, que no tempo do regime militar escrevia artigos na revista Veja elogiando o regime e atualmente apresenta-se como democrata, negando e ocultando aquele período - o melhor das ideias é que elas podem ser mudadas, mas ao se ocultar a mudança fica patente a desonestidade intelectual - é um grande defensor da integridade do Parque, sempre que ameaçada, conforme links abaixo. Estou anexando cópia dos email enviado em dezembro de 2011.
Abraços,
Déda.

A residência de Lota Soares
Niemeyer, o aríete para arrombar o Aterro - por Elio Gaspari, publicado em 27/11/2011;
De Lota@edu para Eike.Batista@com - por Elio Gaspari, publicado em 11/12/2011;
Você Nunca Disse Eu Te Amo - filme de Bruno Barreto sobre o romance entre Lota Soares e a poetisa americana Elizabeth Bishop, a estreiar em agosto.

De Lacerda.edu para EduardoPaes.gov
O Eike Batista quer tirar proveito daquilo que a Lota previu: a ‘extrema leviandade dos poderes públicos’

Por Elio Gaspari, Globo.com
Senhor prefeito do Rio de Janeiro,
Escrevo-lhe com autoridade: fui eu quem fiz o Aterro do Flamengo. Se não fosse a maluca da Lota Macedo Soares, miúdo vulcão de amor à cidade, aquilo seria um carrascal, parecido com as avenidas marginais dos rios de São Paulo. Foi ela quem concebeu a maravilha e eu quem pedi ao Instituto do Patrimônio Histórico, em 1964, que tombasse o parque. Tombado, não pode ter edificações adicionais que comprometam o seu espírito de área pública.
Aquela terra é do povo carioca. No governo do general Figueiredo, numa das tenebrosas transações da ditadura que ajudei a criar, ele transferiu a posse da área da Marina para a prefeitura do Rio e esta, concedeu-a a um grupo privado. Em bom português: surrupiaram um pedaço do parque. (De vez em quando vejo o Figueiredo por aqui. A Lota já tentou bater nele, mas o sujeito só conversa com cavalos.)
A “extrema leviandade” dos poderes públicos transformou a área da Marina num mafuá e agora o filho do Eliezer Batista, a respeito de quem nada digo, porque não se pode contar aí o que se ouve por cá, anuncia que pretende revitalizá-la.
Quer construir um shopping center (50 lojas), um estacionamento (600 vagas) e um centro de convenções com capacidade para 900 pessoas anexos ao Hotel Glória, que é dele. Sei da extensão dos poderes do moço e lastimo que o senhor esteja fora dessa discussão. (Sei também que circula com assessores que carregam numa sacola o projeto do doutor, defendendo-o.) O Iphan de Brasília teria dado um sinal verde preliminar ao projeto. A Lota, com sua fúria habitual, não entende como a presidente do Instituto, Jurema Machado, deixou a bola passar, pois numa reunião, há anos, lembrou que as obras, mesmo abaixo do nível do chão, poderiam impactar a intensidade do uso do parque. Há mais de vinte anos, conselheiros do Iphan usam a palavra “privatização” para condenar a velhacaria. Eu não gosto disso, porque tenho horror ao PT. O que não não devemos aceitar é que se tome ao povo um espaço que é dele, transformando-o num empreendimento comercial. O senhor sabe que o Rio precisa de centros de convenções. Sabe também que há um espaço reservado ao lado da estação da Leopoldina exatamente para isso. Sabe mais: que iniciativas desse tipo estimulam a revitalização de áreas degradadas, como fez Nova York com o Javits Center. O Aterro não está degradado, degradados estão os interesses que degradam-no.
O filho do Eliezer diz que fez um concurso internacional de arquitetura para escolher o projeto. O senhor acredita? Se o Iphan não defende o patrimônio da cidade, o senhor deve protegê-la. Basta zerar o velho cambalacho. Se o moço quer fazer uma marina, pode juntar-se à prefeitura. Esquece o centro de convenções, joga fora o estacionamento e põe as lojas no Hotel Glória. Peçamos a arquitetos de todo o mundo uma marina simples, pública.
Os mafuás erguidos no parque, e são muitos, nasceram do interesse predador de empresários amigos de presidentes, governadores e prefeitos. Eles são apenas espertos. Responsabilizá-los pela nossa leviandade é uma injustiça. Vá à luta. Defenda o parque que dei à cidade.
Saudações de um governante que amou o Rio, e é visto assim, mesmo por aqueles que o chamavam de Corvo.
Carlos Lacerda.
Elio Gaspari é jornalista

Leve apenas as suas memórias, deixe apenas as suas pegadas.
(Aviso à entrada de uma caverna em um parque canadense)

Não sei se acontece com todos, ou se é caso para internação. Algumas vezes, sem nenhum aviso ou motivo aparente, me surge a visão de um determinado momento, como um instântaneo. Não são muitas, mas permanecem.
Dessas, uma é de um final de tarde.

Eu trabalhava na Varig e residia em Copacabana, pegava carona, com certa regularidade, com o amigo Podcameni. Como saíamos após às 17h30 e o sol ainda estava um pouco alto, presumo que tenha sido no verão. Sem que déssemos conta de sua formação, fomos surpreendidos por uma pancada de chuva. Apesar da chuva, o sol era visível. Toda aquela luz, ampliada pela chuva, aromas diversos vindos da terra e de plantas molhadas, me permitiram ter a exata dimensão do momento e do lugar.

Faz algum tempo, em um dos bate-papos com o amigo Ademir, surgiu o nome de Carlos Lacerda. Falávamos de suas realizações como administrador,dos embates políticos nem sempre amenos, da notória intelectualidade, quando dentro deste último tema surgiu um nome: Lota Soares. Um caso típico de amor à primeira vista me ligou à história contada pelo amigo.

Maria Carlota Costellat de Macedo Soares ou simplesmente Lota, é, indiscutivelmente, a idealizadora e responsável pela concretização do Aterro do Flamengo, ou Parque Brigadeiro Eduardo Gomes. De modo equivocado, para a maioria dos cariocas e brasileiros o parque está associado ao nome de Roberto Burle Max.

Por sua condição de mulher, lésbica, não diplomada, sofreu perseguições políticas e preconceitos implacáveis. O jornal “O Globo” publicou em 20 de março de 1965 uma carta de Burle Max onde ele “traduzia Lota de Macedo Soares como uma mulher déspota, pretensiosa, usurpadora de suas idéias e acrescentando dizia: "talvez seja oportuno lembrar a você que ter o bom gosto de escolher uma colher ou uma panela finlandesa não implica em ter capacidade criadora." Lacerda vem a público, dirige-se a Burle Marx e chama atenção para o fato de que o gabarito profissional não desobriga ninguém de ter caráter.

Um outro momento é o texto que Lota de Macedo Soares escreveu para o jornal O Globo, usando do direito de resposta à carta de Roberto Burle ali publicada:

Quanto à prepotência da Presidente do GT, ela hoje manifestada, naturalmente, depois das eleições, vem do fato de que consultada pela Sursan, no começo deste ano, opinei em ofício que procurassem outras firmas para fornecer grama ao Parque, já que a firma Roberto Burle Marx Ltda. propunha preços astronômicos por m². Essa “prepotência” deu ao Estado uma economia de mais e cem milhões de cruzeiros, o que naturalmente mudou a opinião que tinha o Sr. Roberto Burle Marx do meu temperamento, antes tão apreciado.”

Atualmente, muito menos, a condição de mulher, e com a “agravante” de independente, ainda é um grande entrave para o reconhecimento das mulheres como “iguais” . Lota de Macedo Soares não tinha marido, nem filhos, nem diploma universitário. Apesar de discreta, sabia-se de suas preferências afetivas. Assim, "instinto maternal" e realização conjugal, marcas definidoras de uma noção de feminilidade, estavam nela ausentes.

TODAS as mulheres são mães! Duvidam?

"As mulheres são mesmo bichos estranhos.
Se não estão grávidas de seres,
Estão grávidas de sonhos"
(Lya Luft)

Lota estava prenhe de muitos sonhos quando olhou para aquele aterro, felizmente paridos.

Este ano ficamos sabendo das intenções de Elke Batista, que faz questão de dizer, publicamente, que tem o objetivo de tornar-se o homem mais rico do planeta, em promover uma “revitalização” da Marina da Glória - que já é uma deturpação do projeto original, que contemplava o espaço para área de pic-nics -, inclusive com um estacionamento subterrâneo para 3.100 veículos. Tal decisão, mostrou que pretende também ser o mais pobre, de espírito. Este anúncio provocou reação imediata, inclusive com dois artigos de Elio Gaspari no jornal “O Globo”. Felizmente, esta semana ele declarou ter desistido da ideia. Esperamos que em definitivo.

Quando menino, meu pai me contava histórias de sua adolescência e juventude, ficava imaginado os lugares, as pessoas. O parque, se preservado, irá nos permitir, ao ser perguntado por nossos netos como era no nosso tempo, apenas dizer: “Olhe ao redor!”

Estou anexando alguns documentos e inserrindo links sobre esta notável personalidade. A obra mais significativa sobre Lota de Soares é "Flores raras e banalíssimas: a história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop", biografia escrita por Carmem Oliveira, lançado em 1995 pela Editora Rocco.

Em 2001, Marta Góes escreveu para a sua amiga Regina Braga, o monólogo “Um Porto para Elizabeth Bishop”, que teve uma imensa repercussão. Arnaldo Jabor, Zuenir Ventura, Humberto Werneck, Eugenio Bucci, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Roberto Pompeu de Toledo e Daniel Piza, entre outros, não pouparam elogios. A revista “Newsweek” dedicou uma página sobre a produção. Foi matéria de capa do caderno “Arts and Leisures” do “The New York Times. Sob a foto de Regina Braga, repórter Larry Rother, dizia: “Finalmente os brasileiros descobrem Bishop”. Complemento: só falta descobrir Lota Soares.

A reboque do centenário de nascimento de Bishop, 8 de fevereiro deste ano, a peça voltou a ser montada, a partir de 13 de maio, em São Paulo. Desconheço se permanece em cartaz.

Em 2010, centenário de nascimento de Lota, 16 de março, as comemorações não foram tantas como a de Bishop, consagrada mundialmente e que teve inúmeros eventos nos Estados Unidos, Canadá e França, mas o Canal Brasil através de um de seus programas “De Lá pra Cá”, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, em 14/11/2010, ao apagar das luzes do centenário, teve uma edição em sua homenagem. Com essa palhaçada do Eike Batista, foi reapresentado em 15/11 deste ano. Há um vídeo, integral, do programa.

Também em 2010, foi anunciada a produção de um longa-metragem, Bruno Barreto, que inicialmente iria ter o mesmo título da biografia escrita por Carmem Oliveira, mas o título já foi alterado para “A Arte de Perder”, que é também título do romance de Michael Sledge, convidado estrangeiro da FLIP-2011, baseado na correspondências entre Lota e Bishop. O filme encontra-se em pré-estágio de gravação e tem estreia prevista para o próximo ano. Lota Soares é vivida por Gloria Pires. Cate Blanchett foi convidada para interpretar Bishop, mas não há confirmação de ter aceitado o convite – anexado, um pdf do lançamento da produção.

Abraços,
Déda.

A arte de perder

(Elizabeth Bishop)

A arte de perder não é difícil de dominar
Tantas coisas parecem cheias da intenção de serem perdidas
Que sua perda não é um desastre.

Perca alguma coisa todos os dias
Aceite o contra-tempo de perder as chaves da porta
A hora gasta inútilmente.
A arte de perder não é difícil de dominar.

Depois, pratique perder mais, perder mais rápido
Lugares, nomes, situações…,tantas coisas

Eu perdi duas cidades, dois rios, um continente
Eu os perdi, mas não foi um desastre.
Até mesmo perder você, a voz brincalhona
aquele gesto que eu adoro
Eu não terei mentido, é evidente

A arte de perder não é difícil de dominar
embora sempre continue parecendo um desastre.

Fontes:
Parquedoflamengo / Wikipedia / UESP

Anexos:
LOTA DE MACEDO SOARES E ELIZABETH BISHOP: PROJETOS INTERROMPIDOS por Lúcia Arrais Morales (doc);
Flores raras e banalíssimas – apresentação do projeto do filme homônimo (pdf).

Links:
A residência de Lota Soares
Niemeyer, o aríete para arrombar o Aterro - por Elio Gaspari, publicado em 27/11/2011;
De Lota@edu para Eike.Batista@com - por Elio Gaspari, publicado em 11/12/2011;
De Lá pra Cá – vídeo, 26 min., do especial apresentado pelo Canal Brasil;

 

Fazendo Gênero 9
Diásporas, Diversidades, Deslocamentos
23 a 26 de agosto de 2010

LOTA DE MACEDO SOARES E ELIZABETH BISHOP: PROJETOS INTERROMPIDOS

Por Lúcia Arrais Morales

Maria Carlota Costellat de Macedo Soares faleceu aos 57 anos em 25 de setembro de 1967 na cidade de Nova York. Em vida, foi conhecida como Lota de Macedo Soares, ou Dona Lota, ou, para os mais próximos, Lota.

No Brasil, Carlos Lacerda, ex-governador do Estado da Guanabara (1960-1965), na administração de quem Lota de Macedo Soares trabalhou, escreve uma nota sobre sua morte. Nela, afirma que a autoria do projeto do Parque do Flamengo pertence a ela e prossegue dizendo: morreu sem o parque, que lhe foi tomado pela politicagem e a chicana. Mas o que fica do parque, se ele existe, se ele sobrevive, tudo isso se deve àquela miúda e franzina criatura, toda nervos, toda luz, que se chamou Dona Lota.

Enquanto governador, Lacerda interveio na carta que Roberto Burle Marx publicou no jornal O Globo em sua edição de 20 de outubro de 1965. O paisagista traduzia Lota de Macedo Soares como uma mulher déspota, pretensiosa, usurpadora de suas idéias e acrescentando dizia: "talvez seja oportuno lembrar a você que ter o bom gosto de escolher uma colher ou uma panela finlandesa não implica em ter capacidade criadora." Lacerda vem a público, dirige-se a Burle Marx e chama atenção para o fato de que o gabarito profissional não desobriga ninguém de ter caráter.

A manifestação de Burle Marx não é produto de uma idiossincrasia individual. O pensamento não é um ato privado acontecendo no interior de um indivíduo, tampouco é o produto exclusivo da neurologia e da fisiologia do sistema nervoso humano. Ele é construído historicamente, mantido em sistemas sociais e aplicados a cada indivíduo. Portanto, o pensamento humano é uma atividade social não apenas em suas origens, funções e formas, mas também em suas aplicações. Além disso, comparado a outros atos sociais, suas conseqüências são as de mais longa duração. Assim, quando, de um só golpe, Burle Marx junta conhecimento perceptual diferenciador com utensílios de cozinha, ele aplica a um indivíduo, Lota de Macedo Soares, injunções que supostamente se impunham sobre ela: pertencer ao gênero feminino implica portar um limitado potencial criativo e ter no espaço doméstico a única chance de validação social. Ao se manifestar nos termos em que fez e assumindo-se como superior, Burle Marx não estava sozinho. Idéias não andam por si mesmas pelas ruas. Elas são conduzidas por indivíduos que pertencem a grupos sociais organizados e específicos. Nelas estão presentes os elementos que produzem as conexões para que cada um perceba a si mesmo e aos outros. Burle Marx, portanto, era a voz de um coletivo. Além disso, seu pronunciamento era feito em um momento específico: o final da administração Lacerda.

Lota de Macedo Soares e o governador Carlos Lacerda, além de vizinhos em Petrópolis, eram amigos de longa data. Ao vencer as eleições, ele a convidou para ser colaboradora. Lota de Macedo Soares escolhe uma extensa área: um aterro no bairro do Flamengo, oriundo do desmonte do Morro de Santo Antônio cujas terras foram ali lançadas, e propõe a criação de um parque. Desde 1958, havia um projeto semelhante engavetado, Lacerda lhe dá carta branca para levá-lo à frente. Ela estuda em profundidade o projeto e convida Affonso Reidy, um dos mais reconhecidos arquitetos modernistas brasileiros, para juntos elaborarem uma nova proposta. Em pouco tempo, entrega o novo projeto a Lacerda que o aprova.

Lota de Macedo Soares, cuja falta de diploma seria compensada pelo trabalho gratuito, constitui pessoas gabaritadas para, sob sua coordenação, formar uma equipe, definida como Grupo de Trabalho (GT). Ergue-se um barracão no aterro e é nele que Lota de Macedo Soares e esses profissionais trabalham. Ethel Bauzer Medeiros, especialista em recreação, relutou em aceitar o convite para integrar o GT, mas, segundo Oliveira: convenceu-se quando conheceu o Barracão, uma construção precária onde Lota estava despachando, no Aterro. Lota conseguia fazer com que todos ficassem de manhã à noite naquele Barracão desconfortável, no meio de um aterro deserto, como se estivessem no melhor ambiente de trabalho do mundo.

Ao longo daqueles quatro anos Lota de Macedo Soares enfrentara diversas dificuldades, mas o crédito de confiança junto ao governador lhe garantia um importante apoio. Desse modo, a saída de Lacerda do palácio da Guanabara a afetou bastante. Todavia, as palavras do paisagista não estavam restritas aquele momento e aquele lugar. Através delas, emergia o tom da vida coletiva brasileira que se ergue quando entre homens e mulheres está a pressão das circunstâncias do conflito e da disputa.

Em 04 de junho de 1994, falece Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro. Em 02 de Julho de 1994, o Jornal O Globo faz uma matéria sobre Lota de Macedo Soares e colhe depoimentos de freqüentadores do Parque do Flamengo. Em um momento da reportagem o jornalista escreve: "Arnaldo de Oliveira, comerciante aposentado. Há trinta anos morando no Flamengo, fazia caminhadas diárias no Aterro, com outros aposentados. Nunca imaginou que aquilo tivesse sido feito por uma mulher. Sempre achou que era obra de Burle Marx. Isso significa dizer que a partir das referências de mundo que possui lhe era impossível construir um entendimento que o levasse a presumir não ser de um indivíduo do gênero masculino a autoria de uma obra de tamanha envergadura.

Em 2010, já se passaram 16 anos da publicação dessa reportagem. Contudo, os créditos da autoria do projeto do Parque do Flamengo ainda são conferidos a Burle Marx e, portanto, assim como o senhor Arnaldo, continua-se a imaginar suavemente que esse espaço urbano não foi pensado por uma mulher. Além disso, muito menos ainda se imagina que, assim como Lota de Macedo Soares, Roberto Burle Marx também não possuía educação formal em arquitetura. Ou seja, nem um nem outro tinham um diploma. Além do que, desde 1932, Carlos Lacerda tinha interrompido seu curso de Direito.

Junto a isso, outras informações sobre Lota de Macedo Soares são importantes. Entre elas, o fato de que destacadas figuras do mundo literário, acadêmico e artístico como, por exemplo, o escritor americano John dos Passos, o poeta americano Robert Lowell, o escritor inglês Aldous Huxley, o escritor francês Raymond Aron, o escritor russo naturalizado americano Nicolas Nabokov e o escultor e artista plástico americano Alexander Calder foram seus hóspedes na casa serrana em Petrópolis.

O projeto dessa casa foi por ela pensado e, durante sua elaboração, manteve contínuas discussões com Sérgio Bernardes, um dos notáveis da arquitetura modernista brasileira. É oportuna a nota de que, em 1954, na II Bienal Internacional de Arquitetura para arquitetos com menos de 40 anos, concurso presidido por Walter Gropius, a casa de Lota de Macedo Soares recebeu um prêmio como exemplo da aplicação inovadora de princípios modernistas à arquitetura.

Fora do Rio de Janeiro, Lota de Macedo Soares também tinha trânsito no mundo intelectual. Oliveira, ao fazer considerações sobre o livro O Grupo da escritora americana Mary MacCarthy, amiga de Hanna Arendt, assim descreveu a reação dessa última ao conhecer Lota de Macedo Soares: Mary MacCarthy tinha saído com Lota e Bishop duas ou três vezes, quando da passagem das duas por Nova York em 57. Lota foi precedida de recomendações de Hanna Arendt, que ficara encantada com o brilho e o sense of humor da brasileira.

Esse conjunto de indivíduos, apesar de campos discursivos diversos, estava interessado uns nos outros e compartilhava um momento histórico. Sua presença no círculo de relações cultivado por Lota de Macedo Soares demonstra o quanto ela experimentava o clima intelectual e cultural de sua época, marcado pela ênfase na experimentação rigorosamente trabalhada, na preocupação com o belo, na abertura à alteridade e em uma ânsia consciente pela renovação. Contudo, Lota de Macedo Soares não estava apenas habilitada intelectualmente para experimentar, de modo alargado, o seu tempo. Também tinha preparo social para o diálogo e, consequentemente, para se colocar em igualdade e exigir tratamento recíproco de seus contemporâneos.

Afora isso, Lota de Macedo Soares era eximia ao volante de seu carro conversível (um jaguar), vestia calças jeans quando as mulheres sequer pensavam em fazê-lo, tinha aulas de pintura com Cândido Portinari e de arquitetura com Carlos Leão. Esse último chegou a afirmar que Lota de Macedo Soares era uma arquiteta nata. Nas aulas de pintura, privou da companhia de Burle Marx e do pintor Enrico Bianco o qual deu o seguinte depoimento a Oliveira:

Bianco conhecia Lota desde o tempo em que ela freqüentava o ateliê de Portinari, onde Bianco trabalhava diariamente. Ficou contente, quando tantos anos depois, Lota o convidou para trabalhar no Aterro. Reviu a moça petulante de cabelo cortado a la homem e olhos faiscantes de paixão naquela mulher grisalha, empolgada, ainda segurando a bandeira do moderno. Lota se postava como um cão de guarda estético do Aterro. Encolerizava-se com a entronização da burocracia, não se submetia ao que se quisesse interferir em seu sonho. Era magnífica de se ver.

Esse testemunho de Enrico Bianco sinaliza para a profundidade vigorosa do compromisso dessa mulher com suas idéias, as quais eram idéias do seu tempo. Bianco traduz sua percepção traçando uma linha de continuidade entre dois momentos: quando a conhece na juventude e quando a reencontra na maturidade à frente do projeto do Parque. Usa, então, expressões que a qualificam como alguém ainda segurando a bandeira do moderno e assumindo-se como um cão de guarda estético. Com isso, o pintor sintetiza de modo claro a adesão dessa mulher a uma concepção de vida humana construída nos princípios do modernismo. Afora isso, seu depoimento fornece indicações de que a crença no indivíduo e em sua autonomia eram valores sagrados para ela.

O pensamento de Enrico Bianco adensa e torna mais complexa a seguinte indagação: em que condições sociais Lota de Macedo Soares se constituiu? De outro modo: quem era essa mulher que, sem marido, sem filhos, sem diploma e vivendo com outra mulher, teve, durante seis anos, assento na administração pública de um dos mais importantes estados da região sudeste do país, elaborou um projeto de intervenção espacial urbana para criar uma área de 1.200.000 metros quadrados e presidiu o grupo de trabalho que materializou essas idéias?

Buscar respostas a essa pergunta permite construir um entendimento das razões pelas quais Lota de Macedo Soares não existe na memória nacional. No espaço deste artigo, trabalha-se com a hipótese de que gênero e homossexualidade, enquanto categorias de pensamento e, portanto, organizadoras da percepção de mundo e produtoras de princípios de classificação, permitiram operacionalizar esse processo de esquecimento.

Flores Raras e Comuns: liberdade e opressão.

Todas as informações acima estão contidas no livro "Flores Raras e Banalíssimas: a História de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop" de Carmem Lúcia Oliveira, publicado em 1995, um ano após a morte de Burle Marx. Nessa obra, através de cartas, agendas, artigos em jornais e revistas, depoimentos de artista, políticos, escritores, jornalistas, amigos e empregadas domésticas, a autora organiza um relato biográfico sobre Lota de Macedo Soares, contido no período entre 1960 a 1967. Nele, os eventos em torno da elaboração e execução do projeto do Parque do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, são priorizados e a vida de Lota com Elizabeth é a eles articulada. O foco é mostrar as lutas travadas por Lota de Macedo Soares para fazer valer princípios fundados em uma concepção de política, civilização e modernidade. Portanto, não é uma biografia sobre homossexualidade feminina. É muito mais um documento que, ao traçar caminhos nos quais se lançou alguém ao esquecimento, oferece ao leitor um modus operandi de assim proceder. Desse modo, ao fazer esse recorte preciso, a autora toca no obscurecimento de uma memória coletiva, oficial, nacional.

Neste artigo, o livro de Carmem Lúcia Oliveira funciona como referência para pensar as condições que, por um lado, possibilitaram Lota de Macedo Soares ocupar uma posição de poder na execução das obras do Parque do Flamengo e, por outro, agiram para seu esquecimento.

É importante reafirmar que, além da ausência de um diploma, ela não era legitimada pelo discurso normativo que confere às mulheres a preeminência dos atributos de mães e esposas em suas vidas e, ao fazê-lo, restringe sua presença no mundo público. Acrescido a isso, e não de menor peso, Lota de Macedo Soares construía sua vida privada numa convivência íntima e diária com outra mulher. Portanto, ela estava na contramão das prescrições do modelo burguês para a existência humana. Daí, a importância do oximoro no título do livro de Oliveira: ele comunica que liberdade e opressão estavam em coexistência.

Aqui vale a pena ressaltar as datas da reportagem do jornal O Globo e da publicação do livro: ambas são posteriores à morte de Roberto Burle Marx. Ao que tudo indica, o fim da existência desse indivíduo deu vida a elementos imprescindíveis para a recuperação de uma história. Isso sugere que o impacto da morte empresta seu ambiente mental e emocional ao movimento inesperado e não desejável da memória coletiva.

Tecniquins.

A explicação de que as posições políticas de Lota de Macedo Soares seja a razão para o seu desconhecimento na cidade do Rio de Janeiro é frágil. O parque do Flamengo recebe o nome de Parque Brigadeiro Eduardo Gomes. Confere-se homenagem a um militar que, em 1964, participou da destituição de João Goulart da presidência e, no governo Castelo Branco, foi ministro da aeronáutica. Se as perspectivas políticas de Lota de Macedo Soares eram à direita, o Brigadeiro Eduardo Gomes estava na mesma direção. Portanto, sua visão política não é razão predominante.

Quando, em 1960, Carlos Lacerda assume o governo do Rio de Janeiro dá prosseguimento a um conjunto de obras e projeta outras. Ele é o primeiro governador do Estado da Guanabara após a transferência da capital federal para Brasília. Até então, o posto administrativo mais alto da cidade era o de prefeito e coube a Francisco Negrão de Lima a última gestão. Naquela ocasião, Negrão de Lima iniciou uma série de obras: abertura de avenidas, canais ao longo de rios, saneamento de esgotos, túneis, viadutos e radiais. Nessa gestão, entre 1956 e 1958, cria a Sursan (Superintendência de urbanização e saneamento). Nomeia como presidente o engenheiro João Augusto Penido, tendo como seus auxiliares Ivo Magalhães e Evaldo Cravo Peixoto. Quando Lacerda assume o governo, esses engenheiros prosseguem nesses postos e permanecem, quando Negrão de Lima ganha as eleições, sucede Lacerda e administra a Guanabara no período de 1965 a 1970.

A Sursan ganha força no governo Lacerda. Para operacionalizar seu plano de metas cujos destaques estavam na ampliação do sistema escolar, na modernização da infra-estrutura de abastecimento de água e na ordenação do espaço urbano do Rio de Janeiro, Lacerda inicia uma reforma administrativa. As secretarias de estado passam a ser classificadas entre administração centralizada (Finanças, Economia, Educação, Administração, Saúde, Cultura, Justiça e Obras Públicas) e descentralizada. A Sursan passou a fazer parte dessa última e ser subordinada à Secretaria de Obras, encarregada de executar projetos de grande porte como a Adutora do Rio Guandu, um reservatório de água de 73 metros de profundidade cavado em rocha, os túneis de Santa Bárbara e Rebouças, Lagoa Rodrigues de Freitas e o Parque do Flamengo. Essas três últimas obras eram prioridades para os festejos do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, em 1965, data do término do mandato de Lacerda. Nessa ocasião, o Parque do Flamengo estava inacabado e Lota de Macedo Soares enfrentaria o novo governador.

A Secretaria de Obras Públicas torna Lota de Macedo Soares alvo de ações que, do ponto de vista da civilidade e da responsabilidade de um agente do poder público, atingem o limite do inadmissível. Elas demonstram a que ponto administradores públicos chega para destruir o trabalho e a reputação moral de alguém, visto como oponente:

Toda a equipe sabia que Dona Lota estava sob forte tensão. A visita do governador Negrão de Lima em fevereiro não tinha alterado em nada o quadro lúgubre do Parque. Os secretários mantiveram o boicote geral e houve mesmo alguns atos ostensivos de intimidação. Caminhões do Estado jogaram no Parque os escombros de uma barreira que rui na Rua Santo Amaro, e o braço de uma pessoa soterrada emergiu, apontando tétrico para um céu pererento. A Limpeza Urbana passou a despejar sistematicamente entulho na área já aterrada.

Descrevendo situações menos extremas, mas com o igual objetivo analítico de sinalizar para os possíveis interesses em jogo, Oliveira apresenta, ao longo do livro, vários acontecimentos. Há, por exemplo, o seguinte relato de uma das disputas entre Lota de Macedo Soares e engenheiros da Sursan: Para sua exasperação, a Sursan insistia em buscar soluções menos avançadas. Se vamos usar métodos do século XIX, não sei por que devemos gastar vinte e cinco mil contos, protestava ela.

Um outro momento é o texto que Lota de Macedo Soares escreveu para o jornal O Globo, usando do direito de resposta à carta de Roberto Burle ali publicada. Ao mostrá-lo, Oliveira fornece pistas para as razões do insulto do paisagista:

Quanto à prepotência da Presidente do GT, ela hoje manifestada, naturalmente, depois das eleições, vem do fato de que consultada pela Sursan, no começo deste ano, opinei em ofício que procurassem outras firmas para fornecer grama ao Parque, já que a firma Roberto Burle Marx Ltda. propunha preços astronômicos por m². Essa “prepotência” deu ao Estado uma economia de mais e cem milhões de cruzeiros, o que naturalmente mudou a opinião que tinha o Sr. Roberto Burle Marx do meu temperamento, antes tão apreciado.

Algo semelhante também ocorre em sua relação com o arquiteto Sérgio Bernardes: Agora, o que me levou às alturas é o que ele [Sergio Bernardes] cobrou pelo projeto. Sabe quanto? A bagatela de quatorze milhões de cruzeiros.

Portanto, interesses econômicos, sociais e políticos de indivíduos e grupos com trânsito na administração pública e notoriedade no cenário cultural brasileiro eram contrariados pelo modelo de gestão de Lota de Macedo Soares. Eles tinham acesso não apenas às instâncias que encomendavam projetos, mas também àquelas que liberavam recursos para sua execução. Nas disputas com Lota de Macedo Soares, são eles os vencedores.

Ela pertencia à geração da primeira década do século. Nasceu em 1910. Por parte de mãe, Adélia Costellat, vinha de uma família de grandes proprietários rurais fluminenses. Seu pai, José Eduardo de Macedo Soares, fazia parte de família de políticos, diplomatas, advogados e juízes paulistas. Sua rede de contatos e suas disposições sociais o habilitavam a gravitar nos centros de poder local e nacional. Contudo, após o Estado Novo, o contexto brasileiro é outro. Getúlio Vargas realizou reformas institucionais de envergadura que permitiram o surgimento de uma outra elite política e econômica. Lota de Macedo Soares herdou as terras maternas e o capital social e simbólico paternos. Mas, em 1960, o país no qual se constituíra era outro.

Nesse novo ambiente institucional, destaca-se o lugar dos engenheiros nas dificuldades vividas por Lota de Macedo Soares. Em 1930, houve a regulamentação desse ofício e, com isso, a legitimação de seu discurso. A partir daí, passam a impor uma voz ativa na vida política brasileira, quebrando o predomínio dos médicos e dos bacharéis em direito. Em 1960, sua presença está tão consolidada que engenheiras participaram de importantes obras na cidade do Rio de Janeiro, como por exemplo, Carmem Portinho e Bertha Leitchic. Essa última executou os cálculos de vários túneis da cidade. Entretanto, ambas eram casadas e com filhos. Lota de Macedo Soares não tinha marido, nem filhos, nem diploma universitário. Apesar de discreta, sabia-se de suas preferências afetivas. Assim, instinto maternal e realização conjugal, marcas definidoras de uma noção de feminilidade, estavam nela ausentes. Em conseqüência disso, ela não atendia à normativa disciplinadora do modelo burguês de nação.

Pistas e subterrâneos.

Lota de Macedo Soares sofreu um processo de destituição de sua autoridade em um campo de atuação pública e profissional, no qual suas idéias e modos de operacionalizá-las editavam outros procedimentos. Tal processo foi executado por importantes figuras do campo da arquitetura, da engenharia, do jornalismo e da política brasileiras da época. Sua eficácia atesta-se pela ausência na memória nacional da presença autoral de Lota de Macedo Soares em uma das mais importantes obras de intervenção urbana da cidade do Rio de Janeiro.

Pensar esse fato é pensar uma memória coletiva. Isso implica em perceber a existência de acontecimentos ecoando nos interesses de um grupo dominante e gerando duas possibilidades: se positivos, realizam-se operações de estabilidade e durabilidade; se negativos, operacionaliza-se o silêncio. Essas ações são todas levadas a cabo por atores sociais que quando exaltam, produzem uma memória coletiva, nacional, oficial. Quando agem no sentido contrário, geram memórias de minorias, de excluídos, de marginalizados. Nesse sentido, criam-se memórias subterrâneas. A primeira age para ser referência na construção do entendimento da vida social. Faz isso de modo homogeneizante e, portanto, opressivo e destruidor. As memórias subterrâneas, por sua vez, escapando à vigilância, operam sobre esse silêncio e, apostando que mesmo as coisas contínuas são perecíveis, aguardam o instante para emergirem. Esse momento pode ser uma morte quando temores de possíveis conflitos deixam de existir, o encontro de corajosos testemunhos revelando o impronunciável, ou instantes de um sobressalto brusco e exacerbado.

O Parque do Flamengo é um patrimônio arquitetônico e faz parte de uma memória coletiva, nacional, oficial. Por isso que, em insuspeito e imprevisível movimento, memórias subterrâneas estão em ação. São elas que tomam de assalto quem caminha a pé ou de carro pelo Parque do Flamengo, como ocorreu ao Sr. Arnaldo de Oliveira. Sua fala oferece pistas para o entendimento das razões pelas quais Lota de Macedo Soares foi alijada da memória nacional. O testemunho desse senhor mostra como o indizível e o inexistente são produzidos através do controle sobre uma das coordenadas de inteligibilidade humana: a imaginação. Ao receber a nova informação de um jornalista do O Globo, o Sr. Arnaldo suspende evidências que o dominavam. Disso resulta o sobressalto de sua perplexidade: nunca imaginou que aquilo tivesse sido feito por uma mulher. Seu espanto é o de ter de se haver com um automatismo cultural no qual ser inteligente, ter voz na administração pública e executar arrojadas obras de intervenção urbana são atributos incompatíveis com o gênero feminino.

A fala do Sr. Arnaldo permite enxergar a imaginação como o lugar propício para a produção da ausência e da tomada de consciência; da alienação e da consciência de si; da reificação e da desnaturalização. Ela parece ser o lócus frágil da memória. Ao imaginar, é possível conceber uma alternativa ao estabelecido, ao durável e ao contínuo. Desse modo, haver-se com a imaginação é haver-se com um automatismo e, desse modo, ter a chance de poder sair de uma submissão.

No depoimento do Sr. Arnaldo de Oliveira, manifesta-se a vida coletiva brasileira na qual uma definição de feminino está fortemente arraigada. Por meio dela, constroem-se e contam-se histórias sobre as mulheres que fizeram ou fazem parte desse país. O silêncio sobre Lota de Macedo Soares fortalece a crença de ser inexpressiva a atuação pública feminina. A inexistência dessa memória gera a ausência do contraditório. Impede a referência que contesta, desfaz e põe dúvida sobre uma definição consagrada às mulheres brasileiras.

Lúcia Arrais Morales é Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista/Campus Marília.

QUEM QUISER RECEBER MEUS EMAILS DEIXE O EMAIL POR FAVOR MAS SE SEU EMAIL VOLTAR, VC ESTÁ FORA AUTOMATICAMENTE, POR ISSO LIMPE SEMPRE SUA CX DE ENTRADA PARA EVITAR TRANSTORNOS

Perla, moderadora dos Grupos da Loba

Entre e aprecie todo o nosso conteúdo adulto totalmente gratuito!!

Perla.


Percebemos que alguns amigos, estão em vários Grupos da nossa Nação e querendo contribuir com material sempre maravilhoso, mas, infelizmente, comentem pequenos erros, que juntos iremos arrumar.
Postagens de Material nos Grupos:
TURMA DA CURTIÇÃO, SEMPRE POSTAMOS TUDO, MENOS ZOOFILIA
ABUSADAS, ENTRA GRAVIDAS, PELUDAS E UNIFORMIZADAS
BEAUTIESLADYS, ENTRA MADURAS, GORDINHAS E TETUDAS
EXTREMEHARD, ENTRA MATERIAL BIZZARRO, ZOOFILIA, FISTING, HARDCORE, PODOLATRIA, SADO-MASOQUISMO E SUBMISSÃO
CHARMOSAS, ENTRA FAMOSAS E BUNDAS
PINKWORLD, ENTRA GAY, LESBICAS, SHEMALES E BI
HENTAIPORNO, ENTRA HISTORIAS EM QUADRINHOS EROTICOS
HUMOREX, ENTRA HUMOR E NOTICIAS
LUXURIA, ENTRA MATERIAL CASEIRO
TEENREBELS, ENTRA AS GATAS JOVENS LOGICO COM MAIS DE 18 ANOS
OBCECADASPORLEITE, ENTRA SO MATERIAL ENVOLVENDO LEITINHO
MUITO LEITINHO
INTERRACIAL, ENTRA NEGRAS, MULATAS E ORIENTAIS
LETRAS DO DESEJO, ENTRA CONTOS EROTICOS
PEDOFILIA AQUI NÃO ENTRA E QUEM POSTAR SERA EXCLUIDO E LEVADO AS AUTORIDADES

0006.gif (41780 bytes)

Aqui só material de primeira, mano.
Perla

De: Eu Particular
Data: 5 de março de 2013 18:00
Impressionante, nada adere ao objeto que foi tratado com essa maravilha.

Veja a demonstração desse novo produto. Impressionante, nada adere ao objeto que foi tratado com essa maravilha.

Video --> http://www.youtube.com/watch?v=IPM8OR6W6WE&feature=youtube_gdata_player
Site --> http://www.spillcontainment.com/everdry

 

 

Cezary Brzeziński compartilhou uma postagem com Urban Travel

Cezary Brzeziński:

I.K. Poznański factory - spinning mill (1877) and main gate - Lodz (Łódź) - Poland

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Coast to Coast Grand Getaways compartilhou uma postagem com Urban Travel

Coast to Coast Grand Getaways:

Very cool community! Really great urban travel photos!

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Liza Persson compartilhou uma postagem com Work of art

Liza Persson compartilhou a postagem de Liza Persson com você.

Liza Persson:

#SoC #CoCreation
of MySelf and +Ashley Graetz
Overcast with hovering tears
Guilt keeps Grief away; hedging the already passed in futile desperate fear
Such Rite of Passage is Life, that sometimes simply living it can be the most painful way to die.
I told you my guilt for what I didn’t cause - asking for forgiveness none the less, my regrets, my fears of and for you hurting, and of my despise of myself for being either a cause or not being a help for pain I share but never you.
In the absence of...

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Work of art do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Luis Machado compartilhou uma postagem com Urban Travel

Luis Machado compartilhou a postagem de Alberta Rabagao com você.

Alberta Rabagao

Luis Machado:

Casa Dos Bicos

Mientras caminas por las calles de Lisboa al borde del río Tajo, quizás te encuentres con uno de los edificios más singulares que hayas visto nunca, La Casa Dos Bicos. Traducido como ´Casa de las Punt...

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Volker Hörmann compartilhou um álbum com Urban Travel

Volker Hörmann compartilhou um álbum com você.

Volker Hörmann:

Cádiz (Spain)



Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Josef Frohsz compartilhou uma postagem com Urban Travel

Josef Frohsz:

Just Paris... in love with this city

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Igor Rybnikov compartilhou uma postagem com Urban Travel

Igor Rybnikov:

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Patricia VILLARD compartilhou uma postagem com Urban Travel

Patricia VILLARD:

Thanks for your invitation ! have a good evening.

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Alexander Sacalevic compartilhou uma postagem com Urban Travel

Alexander Sacalevic:

Travel & Adventures: Nagoya ( 名古屋 ). A voyage to Nagoya, Aichi Prefecture, Japan, Asia.

名古屋, voyage, Nagoya, Aichi, Honshū, Japan, Asia, Travel & Adventures, photo

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Alexander Sacalevic compartilhou uma postagem com Urban Travel

Alexander Sacalevic:

Travel & Adventures: Copenhagen ( København). A voyage to Copenhagen, Denmark (Danmark), Europe.

København, voyage, Copenhagen, Denmark (Danmark), Europe,Travel & Adventures, photo

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Alexander Sacalevic compartilhou uma postagem com Urban Travel

Alexander Sacalevic:

Travel & Adventures: Mexico city. A voyage to Mexico city (Ciudad de México), Mexico (Estados Unidos Mexicanos), North America.

Voyage, Mexico city, Ciudad de México, Mexico, Estados Unidos Mexicanos. North America, Travel & Adventures, photo

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Alexander Sacalevic compartilhou uma postagem com Urban Travel

Alexander Sacalevic:

Travel & Adventures: Budapest. A voyage to Budapest, Hungary ( Magyarország ), Europe.

Budapest. A voyage to Budapest, Hungary ( Magyarország ), Europe, Travel & Adventures, photo

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Alexander Sacalevic compartilhou uma postagem com Urban Travel

Alexander Sacalevic:

Travel & Adventures: Lahore ( لاہور ). A voyage to Lahore, Pakistan ( پاکستان ), Asia.

Lahore, travel & Adventures, photo, Pakistan, لاہور, پاکستان .

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Alexander Sacalevic compartilhou uma postagem com Urban Travel

Alexander Sacalevic:

Travel & Adventures: Thessaloniki ( θεσσαλονίκη ). A voyage to Thessaloniki, Greece (ελλάδα), Europe.

Thessaloniki, θεσσαλονίκη, Greece, ελλάδα, Travel & Adventures, photo,

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Rob Bruce compartilhou uma postagem com Urban Travel

Rob Bruce:

New Orleans = Dixieland. When individual states had their own currency, the Louisiana dix (French for 10) was a favored currency for trade. In English they became known as “dixies” and the term “Dixieland” was coined.
Have you been to New Orleans before? Mardi Gras, Jazz, and Cajun Creole. Share your New Orleans experiences, love to hear them.

New Orleans

The city of New Orleans certainly nods its figurative head towards its historical influences, mainly Africa, the Caribbean, and Europe. Each of these

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

elisson costa compartilhou uma postagem com Goiás coração do Brasil

elisson costa:

Tenham um excelente fim de tarde amigos...

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Goiás coração do Brasil do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

lindo a natoresa e maravilhosa

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a foto de Jorge fonte luz »

Tenha cuidado ao compartilhar este e-mail, pois qualquer pessoa pode compartilhá-lo de novo.
maria evaneide ramos ramos comentou na postagem de Jorge fonte luz. Ignore maria evaneide ramos ramos para parar de receber notificações dela. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Giuseppe Maria Galasso compartilhou uma postagem com Urban Travel

Giuseppe Maria Galasso:

Charles Bridge in autumn
Prague, Czech Republic
(From my archives).
Personally, I think that Prague is one of the most beautiful and fascinating cities in Europe.

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Veronica Ribeiro compartilhou uma postagem com Goiás coração do Brasil

Veronica Ribeiro compartilhou a postagem de Carla Frota com você.

Carla Frota

Veronica Ribeiro:

kkkkkkkkkkk

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Goiás coração do Brasil do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Veronica Ribeiro compartilhou uma postagem com Goiás coração do Brasil

Veronica Ribeiro compartilhou a postagem de Anaximandro Vieira Delmondes com você.

Anaximandro Vieira Delmondes

Veronica Ribeiro:

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Goiás coração do Brasil do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Veronica Ribeiro compartilhou uma postagem com Goiás coração do Brasil

Veronica Ribeiro:

BOM DIA QUERIDOS AMIGOS (AS).wmv

Feliz dia queridos amigos(as)...bjs

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Goiás coração do Brasil do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Guido Marchina compartilhou uma postagem com Urban Travel

Guido Marchina:

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Guido Marchina compartilhou uma postagem com Urban Travel

Guido Marchina:

Klostrers - Platz - Gotschnagrat GR. Suisse

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

 

Estrondosa Mente adicionou você ao Google+


Para seguir e compartilhar com Estrondosa, adicione-a a um círculo.

Não conhece esta pessoa? Você não precisa adicioná-la também. Ela visualiza apenas o que você posta publicamente. Saiba mais.

Adicionar aos círculos

Pessoas que você talvez conheça nos círculos de Estrondosa Mente. Ver tudo »

Eliane Rodrigues

63 pessoas em comum

Adicionar aos círculos

Brena Elric

Universidade Estadual do Ceará

Adicionar aos círculos

Rita Cássia

107 pessoas em comum

Adicionar aos círculos

Escolha o tipo de e-mail que o Google+ envia para você. Veja o perfil de Estrondosa ou bloqueie Estrondosa completamente.
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Hanane Allali compartilhou uma postagem com Urban Travel

Hanane Allali:

Street photography - Random shot
Essaouira Morocco
Photo credit :
+Fernando Fernandes Giacomini

Ver postagem

Você está recebendo este e-mail pela inscrição realizada no Urban Travel do Google+.

Altere quais notificações você recebe desta comunidade. Para parar de receber notificações de qualquer usuário, vá ao perfil dele e clique em "Ignorar". Esta notificação foi enviada para cesarjbn@gmail.com (atualize seu endereço).
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

RESPEITEM E AMEM AS MULHERES

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a foto de Jorge fonte luz »

Tenha cuidado ao compartilhar este e-mail, pois qualquer pessoa pode compartilhá-lo de novo.
Jorge fonte luz compartilhou isto com você. Ignore Jorge fonte luz para parar de receber notificações dele. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

daisy blue

Consejo de la semana: Para que no te dé hambre durante la noche mientras duermes, acuérdate realizar una merienda solo de proteína después de la cena. Esto te ayuda a tener el estómago lleno, a descansar mejor al dormir, y mantener tu metabolismo bien acelerado aún durante la noche.

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Daisy Alemañy »

Daisy Alemañy compartilhou isto com você. Ignore Daisy Alemañy para parar de receber notificações desta pessoa. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

¿Cómo Fortalecer Tus Piernas Y Tus Caderas?

Daisy Alemañy: ¿Cómo Fortalecer Las Piernas Y Las Caderas?

El levantamiento de pesas, en una rutina adecuada, así como tener sesiones de estiramiento intenso, son dos de las prácticas indispensables para mantener unas piernas y caderas bien fortalecidas. Hay ...

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Daisy Alemañy »

Daisy Alemañy compartilhou isto com você. Ignore Daisy Alemañy para parar de receber notificações desta pessoa. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Rádio Som das Pistas!

Christian Antonio Altafini convidou você para Rádio Som das Pistas!

Sáb, 9 de março, 4:00 PM BRT

Internet

Você vai?

Estou dentroTalvezEstou fora

Ver convite

49 pessoas convidadas

Venha relembrar "O Som das Pistas" em nossa programação...
Flash Back / Dance / House - tudo para você relembrar os bons tempos!
Estou te esperando!
Agora em 2 endereços:
www.somdaspistas.listen2myradio.com
www.5ciencia.caster.fm
Come reminisce "The Sound of Clues" on our schedule ...
Flash Back / Dance / House - all for you to remember the good times!
I'm waiting!
Now in 2 locations:
www.somdaspistas.listen2myradio.com
www.5ciencia.caster.fm

Escolha que tipo de e-mail o Google+ envia para você.

 

Re: From: DOM RICOLOCO Date: 2013/3/3 COMO SE...

pior q sim

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a foto »

Tenha cuidado ao compartilhar este e-mail, pois qualquer pessoa pode compartilhá-lo de novo.
WALQUIRIA PEREIRA comentou em sua postagem. Ignore WALQUIRIA PEREIRA para parar de receber notificações dela. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

 

Christine Miyachi e Tis Eventos adicionaram você ao Google+

Adicione pessoas a seus círculos para segui-las e compartilhar com elas.

Não conhece algumas dessas pessoas? Você não precisa adicioná-las também. Elas visualizam apenas o que você posta publicamente. Saiba mais.

Adicionar aos círculos

Christine Miyachi e Tis Eventos.

Talvez você também conheça estas pessoas. Ver tudo »

André Paduan

76 pessoas em comum

Adicionar aos círculos

Altere o tipo de e-mails que o Google+ envia para você. Visite suas notificações para ver os perfis dessas pessoas ou para bloqueá-las.
Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA