sábado, 15 de setembro de 2012

ligado, mano? ….. RG 10.

Marcelo Tas

Ilustração: Ricardo Gimenes

Muito se fala da “nova classe média brasileira”. Números e fatos são eloquentes. Pela primeira vez na história, a chamada classe C – renda mensal entre R$ 1 mil e R$ 4,5 mil reais – é mais da metade da população. Antes, esses brasileiros estavam atolados na base da pirâmide social, com quase nenhuma chance de participar do mercado de trabalho e do consumo de bens. Agora, consomem TV por assinatura, internet, celular e computador. Não por acaso, em Avenida Brasil, a nova novela da Globo, 90% dos personagens fazem parte da classe C.
Além de aquecer a economia, a “nova classe média” oferece algo precioso: o encontro entre brasileiros que nunca se encontravam. Os sinais da novidade me chegam pelos filhos. As gírias dos “manos” da periferia de São Paulo, por exemplo, estão na ponta da língua do Miguel, de 10 anos. No início da década, quando a base da pirâmide começou a se mover, o rapper paulistano Mano Brown, líder do Racionais MC’s, já anunciava o fenômeno com um recado direto aos pais da classe alta: “É inacreditável, mas seu filho me imita/Ele é mais esperto, ginga e fala gíria/Esse não é mais seu, tomei, cê nem viu/Entrei pelo seu rádio/Fiuuu... subiu!
Miguel tem usado “mano”, “velho” e “tá ligado?” – gírias do hip hop – como vírgulas nas frases que saem da boca dele. E mais: a inflexão das palavras vem junto com a assertividade, elegância e eloquência do rap da periferia. Em poucos anos, a cultura hip hop fez o que décadas de discurso e boas intenções de governos ficaram na promessa: integrar, pelo menos nesse quesito, classes sociais distintas. Agora, é hora de avançar.
Em Ituverava, pequena cidade do interior onde nasci, tive a sorte de conviver com ampla diversidade de classes, cores e credos. Estudei a vida inteira em escola pública. Um dos meus melhores amigos era Valdevino, filho do pipoqueiro da cidade. Vivíamos colados, planejando travessuras, resolvendo lições de casa e nos solidarizando na hora de ouvir uma bronca do diretor da escola. Era eletrizante ver dentro da casa dele o carrinho de pipoca mais famoso da cidade, antes que seu Valdevino, o pai, saísse para trabalhar na porta do cinema.
A escola particular dos meus filhos promove uma ação exemplar: oferece bolsa de estudos integral aos filhos de seus funcionários. É uma forma de engajá-los de forma mais plena à instituição e, mais legal ainda, incluir o filho deles e os nossos em trocas de experiências de vida inéditas.
Atualmente, um dos melhores amigos do Miguel é o Carlos, filho de uma funcionária da escola, moradora da periferia de São Paulo. Como acontece naturalmente entre colegas próximos, ambos começaram a se visitar, dormir um na casa do outro. Para mim, tem sido uma grande alegria ver a mudança do ponto de vista de Miguel sobre a cidade em que vive. Voltou de um final de semana na casa do Carlos entusiasmado com poder empinar pipa, jogar vôlei no meio da rua e ir a pé visitar a casa da avó do amigo no bairro. Ampliou a visão dele da cidade para além de shopping centers, automóveis e grades de segurança. Se a periferia continuar caminhando para o centro dos acontecimentos e todos tivermos sabedoria para receber esse fato com generosidade, uma hora dessas, juntos, a gente faz um país.

MARCELO TAS é jornalista e comunicador de TV. Tem três filhos: Luiza, 23 anos, Miguel, 10, e Clarice, 6. É âncora do “CQC” e autor do Blog do Tas. Aceita com gratidão críticas e sugestões sobre essa coluna no e-mail: crescer@marcelotas.com.br

 

Patrícia Aguiar lidera pesquisa do IBOPE para prefeitura de TAUÁ

POR DIALOGOSPOLITICOS SETEMBRO 15, 2012

A ex-prefeita de Tauá, segundo o Ibope, estaria hoje eleita para novo mandato por ter 68% das intenções de voto

Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar, ou simplesmente Patrícia, como está sua candidatura registrada na Justiça Eleitoral, seria eleita prefeita do Município de Tauá, se as eleições fossem realizadas hoje. Ela tem 68% da preferência do eleitorado daquele Município, segundo pesquisa feita pelo Ibope para a TV Diário.

Em Tauá, onde Patrícia já foi prefeita em mais de uma oportunidade, estão disputando a Prefeitura: Carlos Windson Cavalcante Mota, ou Dr. Carlos Windson, como foi registrada sua postulação na Justiça Eleitoral, Josevaldo Alves do Nascimento, ou Josivaldo, como vai aparecer na urna eletrônica, e Patrícia. Dr. Carlos Windson foi indicado pelo PR e lidera a Coligação O Futuro Já Começou, Josivaldo é candidato do PSDB e lidera a Coligação Oposição Com Compromisso, e Patrícia, apresentada pelo PMDB, está à frente da Coligação A Certeza De Um Tauá Ainda Melhor.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 10 e 11 de setembro com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Foram ouvidos 301 eleitores maiores de 16 anos e o intervalo de confiança estimado é de 95% com a margem de erro de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados. A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral cearense.

Números

Na pesquisa estimulada, aquela em que o entrevistador apresenta a relação de candidatos e pergunta ao eleitor em que ele votaria para prefeito se os candidatos fossem aqueles, Patrícia aparece com 68% das intenções de votos contra 15% do Dr. Carlos Windson e 4% de Josivaldo. 3% disseram que votariam em branco ou anulariam seus votos.

Já em relação à parte espontânea, aquela em que a pergunta ao eleitor é feita sem que o entrevistador apresenta relação de candidatos, o resultado dá 62% para Patrícia, 16% para o Dr. Carlos Windson e 3% para Josivaldo. 16% dos eleitores disseram não saber ou não responderam e 3% ficaram com o branco ou nulo, dis o relatório do Ibope.

Um total de 37% dos eleitores de Tauá disseram ter muito interesse na disputa municipal deste ano. 27% têm interesse médio, 25% pouco interesse e 10% nenhum interesse. Apenas 1% não respondeu ou não sabe.

Rejeição

As entrevistas feitas pelo Ibope são pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa e realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Instituto, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

O candidato Josivaldo tem o maior percentual de rejeição. 45% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. 10% disseram rejeitar o candidato Dr. Carlos Windson e 9% rejeitam a postulante Patrícia. 14% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 24% disseram não saber ou não responderam.

Avaliação

Como em quase todas as outras cidades onde o Ibope pesquisou, o principal problema sentido pela população de Tauá é na saúde pública. 75% dos eleitores daquele Município apontaram-na como o principal problema. Em segundo lugar, um problema novo, não apresentado pelos eleitores dos demais municípios pesquisados, que é o abastecimento de água. 57% dos eleitores disseram que esse é o segundo problema que eles experimentam. A geração de emprego surge logo em seguida com a citação de 40% dos entrevistados.

54% dos eleitores de Tauá aprovam a atual administração do Município e 39% dizem que desaprovam. Em relação ao Governo Cid Gomes 10% dizem que é ótimo, 47% citaram como boa, 26% apontaram como regular, 3% como ruim e 5% como péssima. O Governo da presidente Dilma tem 22% de ótimo,57% de bom e 14% de regular. 

(Diário do Nordeste Online)

 

Mural 93 - CNI:burocracia prejudica competitividade das indústrias.

Mural 93 - CNI burocracia prejudica competitividade das indústrias1Mural 93 - CNI burocracia prejudica competitividade das indústrias pag.22Mural 93 - CNI burocracia prejudica competitividade das indústrias pag.33Mural 93 - CNI burocracia prejudica competitividade das indústrias pag.44Mural 93 - CNI burocracia prejudica competitividade das indústrias pag.55

 

Programa “Minha Casa, Minha Vida” entrega primeiras unidades em Caucaia

POR DIALOGOSPOLITICOS SETEMBRO 15, 2012

O programa Minha Casa, Minha Vida, começou a sair do papel nesta sexta-feira, no município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).  Um total de 248 famílias foram as primeiras beneficiadas dessa iniciativa do governo federal. Elas receberam as chaves dos imóveis do Residencial Boa Esperança, no Icaraí, durante ato no Grêmio de Recreio e Estudos da cidade. A partir deste sábado, começam a mudança.

Caucaia, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, tem o maior número de unidades do programa em todo o Estado, que contempla famílias com renda de zero a três salários mínimos. Todos moradores da localidade são oriundos de Caucaia. Segundo o prefeito Washington Gois (PRB), Caucaia é o município onde serão construídas mais residências do programa em todo o Ceará, com mais de 7 mil casas e apartamentos. O Governo do Estado, de acordo com o prefeito, está também retomando a construção de 2.656 apartamentos do condomínio Lino da Silveira, no Araturi.

(Foto – Divulgação)

 

Gata fazendo "aquela" massagem......rsrsrsrsrs....RG 10.

 

B601B601[1]

"Fragmentos de Uma Alma Perfumada"

http://rosani22.blogspot.com/

"Diante da vastidão do Tempo e da imensidão do Universo, é um imenso prazer pra mim dividir um planteta e uma época com você." (Carl Sagan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário