quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ary Joel Lanzarin: Novo presidente do BNB toma posse nesta quinta-feira.

POR DIALOGOSPOLITICOS SETEMBRO 6, 2012

Três ministros já confirmaram presença na solenidade de posse do novo presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel Lanzarin. O ato ocorrerá a partir do meio-dia desta quinta-feira, 6, no Centro de Treinamento do BNB, no Passaré.

Deverão estar presentes o ministro da Fazenda, Guido Mantega, além dos ministros Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e Garibaldi Alves, da Previdência Social.

A assessoria de imprensa do Palácio da Abolição ainda não confirmou a presença do governador Cid Gomes (PSB) na solenidade.

Entre ex-presidentes do BNB que confirmaram participação na posse de Ary Joel está o deputado federal Mauro Benevides, que desembarcou na noite de quarta-feira, 5.

Um forte esquema de segurança foi montado no entorno da sede do BNB. É que lideranças dos servidores federais em greve prometem realizar um ato de protesto, a partir das 9 horas, próximo ao local. 

(O Povo Online)

 

Ceará terá três cidades inteligentes: Barbalha, Mauriti e Maranguape

POR DIALOGOSPOLITICOS SETEMBRO 6, 2012

Três cidades cearenses servirão de modelo para implantação do sistema de “Cidades Inteligentes”, que utilizam uma base de Tecnologia da Informação (TI) pra encontrar soluções inteligentes para gestão de cidades.

Barbalha, Maranguape e Mauriti foram escolhidas para participar do Projeto Cidades Inteligentes, que tem por objetivo desenvolver uma metodologia para um estudo aprofundado sobre o que acontece nas cidades, antes da implantação de um serviço digital eficaz.

Segundo o pesquisador Samuel Câmara, do mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e diretor do Grupo de Pesquisa de Cidades Inteligentes no Semiárido, o projeto visa a implantação desta filosofia em pequenas e médias cidades do semiárido nordestino. Para isso, o grupo viajou para conhecer casos de sucesso na Espanha, Portugal, Holanda e Finlândia.

“Fomos a Borba, Redondo e Évora (Portugal), Barcelona (Espanha), na Holanda a Amsterdã, Delft e Leiden, onde vistamos projetos desenvolvidos por universidades e instituições de pesquisa nas áreas de design e tecnologia, e na Finlândia estivemos em Helsinki e Vartaa, onde conhecemos um bairro inteligente onde estão construindo prédios com alta tecnologia e de convívio inteligente”, afirma Câmara.

Esses projetos são, segundo o pesquisador, verdadeiros laboratórios vivos para as universidades.

Roberto Pinto, professor e coordenador do mestrado de Administração da Uece e membro do grupo de pesquisa, diz que as soluções encontradas não podem ser transplantadas para a realidade de nossas cidades, mas que foram em busca da filosofia.

“Queremos identificar as necessidades e possíveis trajetórias para tornar nossas cidades mais inteligentes”, afirma Pinto. Segundo ele, nas três cidades cearenses serão feitas pesquisas/diagnóstico das necessidades, onde serão envolvidos alunos e professores da Uece. Com base nos dados, o objetivo é qualificar a gestão municipal no desenvolvimento de projetos que estejam sintonizados com as especificidades daquelas sociedades.

“Quando a sociedade não participa das soluções, ela não se apropria delas, aí acontecem os casos de vandalismo e abandono”, diz. O pesquisador acrescenta: “Soluções inteligentes não precisam ser complexas, mas têm que atender às necessidades da cidade”.

Para discutir todos estes aspectos está sendo realizado até hoje o workshop “Inovação em Cidades e em Aglomerados Econômicos para o Desenvolvimento Regional”, no Campus da Uece, no Itaperi. É promovido pela Uece, através do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e do Núcleo de Excelência em Gestão, Inovação e Tecnologia (Gestic), com apoio do BNB. 

(Rebecca Fontes, O Povo Online)

 

Justiça Eleitoral determina suspensão dos programas de rádio e TV de ROBERTO CLÁUDIO

POR DIALOGOSPOLITICOS SETEMBRO 6, 2012

Foram publicadas nesta quarta-feira (05) duas decisões proferidas pela juíza Maria das Graças Almeida de Quental, da 117ª Zona Eleitoral, que determinam a suspensão da veiculação dos programas de rádio e de TV que tratam do tema da mobilidade urbana apresentados pelo candidato Roberto Claudio na sua propaganda eleitoral gratuita.

A juíza percebeu “a possível lesividade da propaganda, vez que a mesma limitou-se, praticamente a criticar obras cuja execução pertence à Prefeitura Municipal de Fortaleza com o objetivo claro de despertar no eleitorado estados mentais, emocionais ou passionais quando deveria restringir-se à divulgação de propostas do candidato representado, sem contudo denegrir a atual administração municipal”.

Maria das Graças Almeida de Quental determinou a “retirada imediata da propaganda eleitoral com infração às normas do art. 5º da Resolução do TSE n.º 23.370 e que os representados se abstenham de veicular propaganda em desacordo com o preceito previsto no art. 242 da Lei n.º 4737/65 evitando recursos que objetivem despertar no eleitorado estados mentais, emocionais e passionais, sob pena de pagamento de multa de R$ 5.000,00 por cada veiculação.”

(Roberto Moreira, Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário