quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Julgamento do Mensalão começa hoje no STF e define futuro de 38 réus e versão oficial sobre escândalo.

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012


Rafael Rodrigues

rafael.rodrigues@redebahia.com.br

Começa às 14h de hoje, no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento do escândalo de corrupção de maior repercussão nos últimos 15 anos no Brasil. Para quem gosta de política, um ótimo motivo para não tirar o olho do noticiário. Mas, para quem pretende,  entre uma disputa e outra das Olimpíadas, dar só uma olhada na TV Justiça (disponível em operadoras de TV por assinatura e na internet) para acompanhar a transmissão ao vivo do caso, cuidado.

Julgamentos na vida real não são como no cinema – com reviravoltas, testemunhas acossadas por advogados. Ainda mais no STF, onde as sessões costumam ser bem menos quentes do que os compactos editados para reportagens nos telejornais.

O julgamento da ação penal 470 promete ser longo e maçante. Todo o processo está dividido em 147 volumes e 173 apensos, que formam nada menos que 69 mil páginas. Serão, em média, cinco horas diárias de muito jargão jurídico.

Hoje, o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, terá uma hora para fazer um resumo oral do já grande resumo de 122 páginas do relatório de seu voto. Em seguida, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, falará por mais cinco horas para detalhar a acusação.

Já no primeiro dia, entretanto, o calendário pode ser alterado. Isso porque há probabilidade de apresentação de questões de ordem por parte da defesa dos 38  réus, com pedidos como o desmembramento da ação para acusados sem foro privilegiado, por exemplo. Isso deve ser feito antes da leitura do relatório e, se o tema consumir muito tempo, pode provocar o adiamento da argumentação do procurador-geral para o segundo dia.

Nenhum dos 38 réus, entre ex-ministros, dirigentes partidários, banqueiros, deputados e publicitários, estará presente. Ao contrário dos últimos julgamentos que ganharam o noticiário nacional, como o do assassinato de Isabella Nardoni ou do caso Suzane Von Richthofen, não há reconstituição de cena de crime exibida, depoimentos emocionados de réus arrependidos, testemunhas inesperadas, perícias que apontem a mancha de sangue no pedaço de roupa perdido.

Crimes de corrupção deixam rastros financeiros, que já estão registrados nas milhares de páginas anexadas ao processo. E os réus não são sequer obrigados a participar das sessões. Para quebrar os monólogos jurídicos, o público verá, no máximo, uma apresentação powerpoint.

Se não houver atrasos, até o dia 14 as sessões acontecerão de segunda  a sexta-feira. Nesta etapa, os advogados de defesa dos 38 acusados terão uma hora cada para apresentar suas sustentações orais. Em cada dia, falarão cinco advogados. No dia 15, o julgamento entra na fase final, mais importante.

Ironicamente, o relator do mensalão é justamente o ministro mais falastrão do STF. Joaquim Barbosa está debruçado neste caso desde 2006. Tem muito a dizer. E ele não tem limites de tempo. Para se ter uma ideia, a previsão é de que apenas sua voz ecoe no Supremo durante três sessões seguidas, período em que lerá mais de mil páginas.

Haja paciência. Como nessa etapa as sessões não mais ocorrerão todos os dias, mas às segundas, quartas e quintas-feiras, o seu voto deve terminar somente no dia 23.

Mas é justamente essa a fase mais decisiva. Barbosa dirá se condena ou absolve cada um dos réus, e estipulará a pena para os crimes. Depois dele, um a um, todos os outros dez ministros também farão sua análise do caso e podem concordar ou não com o relator.

Nesse caso, o colega de corte pode discordar de uma condenação e absolver os acusados. Ou avaliar que as penas deveriam ser diferentes. Vence o voto que tiver a maioria das adesões entre os ministros. Se cada ministro usar um dia para expor seus votos, o veredicto sairá somente em 17 de setembro.

O acusado que possui maior número de acusações, o publicitário Marcos Valério, se for condenado em todos os crimes, poderá pegar de 10 anos e 4 meses a até 66 anos de prisão. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, poderá pegar pena de 2 a 20 anos. Caso isso aconteça, será a primeira condenação de políticos no Supremo, desde sua criação em 1824.

Para entender o juridiquês

Corrupção ativa 
Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar crime contra a administração pública. Pena de dois a 12 anos de reclusão, além de multa. 

Corrupção Passiva 
Crime praticado por funcionário público que solicitar ou receber vantagem indevida ou aceitar promessa de tal vantagem. Pena de dois a 12 anos de reclusão, além de multa. 

Peculato 
É o furto de algum bem material ou desvio de verbas do poder público. Pena de dois a 12 anos de reclusão, além de multa. 

Evasão de divisas 
Enviar dinheiro para o exterior sem declará-lo à Receita Federal, nem pagar os devidos impostos. Pena de dois a seis anos de reclusão, além de multa. 

Gestão fraudulenta
Ao gerir instituição financeira, agir de má-fé e possibilitar fraudes. Pena de três a 12 anos de reclusão, além de multa. 

Formação de Quadrilha 
Quando ao menos quatro pessoas se associam para cometer crimes. Pena de um a três anos de reclusão. 

Data Venia 
A expressão é utilizada quando um membro da Corte pede ao interlocutor permissão para discordar de seu ponto de vista.

Acórdão
É a decisão final da Corte.

Autos 
Não são os carros dos magistrados. Neste caso, o termo se refere ao corpo do processo.

Egrégio Pretório Supremo ou Excelso Sodalício
Nada mais são do que nomes “carinhosos” do Supremo.

(Portal Correio 24 Horas)

 

New post on PILLOWS A-LA-MODE


Embroidered Pillowcases

by pillowsalamode

Here are my latest pillowcases, embroidered with simple graphic and floral design. I do love to embroider . . . it's relaxing, portable, and the perfect way to add a bit of a-la-mode to sewing and crafting projects. I learned my first stitches from my grandma when I was ten years old . . . I hope I get to pass them on to my granddaughters someday! ♥

pillowsalamode | August 2, 2012 at 7:16 am | Tags: Embroidery, Pillowcases | Categories: Decorating, Embroidery, Family, Homemade, Kids' Crafts, Pillows | URL: http://wp.me/p1SvbW-1j9

Comment
See all comments

Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.

Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser:
http://pillowsalamode.wordpress.com/2012/08/02/embroidered-pillowcases/

Thanks for flying with WordPress.com

 

Mensalão: conheça as acusações contra cada um dos 38 réus

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

Foto: Jonathan Rodrigues / Divulgação

O julgamento do Mensalão, que começa nesta quinta-feira (2) no Supremo Tribunal Federal, coloca no banco dos réus 38 personagens apontados como participantes direta ou indiretamente de um esquema que se apropriou de recursos públicos para satisfazer projetos de poder de médio e longo prazo. Após sete anos de espera, o Brasil se vê diante do maior julgamento politico da história do país.

Os réus são classificados pela acusação como membros de uma quadrilha, uma “sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.

A denúncia contra os réus na Ação Penal 470 foi entregue em 2007 pelo então Procurador-Geral da República Antônio Fernando de Souza, aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que hoje começam a julgar o caso. O procurador-geral hoje é Roberto Gurgel, que seguirá a mesma linha de acusação do antecessor.

Em sua peça penal, Antônio Fernando de Souza disse que todos os delitos atribuidos aos acusados tiveram início com a vitória petista de 2002 no plano nacional. 

O procurador sustentou que o objetivo principal do esquema era garantir a continuidade do projeto de poder do Partido dos Trabalhadores, “mediante a compra de suporte político de outros partidos políticos e do financiamento futuro e pretérito (pagamento de dívidas) das suas próprias campanhas eleitorais”.

O então procurador Antônio Fernando de Souza sustenta que o empresário Marcos Valérioaproxima-se do núcleo petista para oferecer os préstimos da sua própria quadrilha (Ramom Rollerbach, Cristiano de Mello, Rogério Tolentino, Simone Vasconcellos e Geiza Dias dos Santos) em troca de vantagens patrimoniais do governo federal.

Veja abaixo por quais crimes de que são acusados pela Procuradoria Geral da República os 38 réus do Mensalão:

1) José Dirceu - Apontado como “chefe da quadrilha”, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-chefe da Casa Civil é acusado de ter negociado acordos com os partidos políticos que apoiaram o governo Lula e a criação de um esquema clandestino de financiamento que distribuiu recursos ao PT e a seus aliados para garantir apoio no Congresso. No primeiro mandato de Lula, ostentava a imagem de homem forte do governo. Responde por crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

2) José Genuíno - Ex-deputado federal, assumiu a presidência do PT após José Dirceu. É acusado de ter participado das negociações com os partidos aliados e com os bancos que alimentaram o valerioduto e de ter orientado a distribuição do dinheiro do esquema. Responde por formação de quadrilha e corrupção ativa.

3) Delúbio Soares - Ex-secretário de Finanças do PT, é apontado como o elo entre o grupo do publicitário Marcos Valério(também réu na ação penal) e a cúpula do partido. Responde por crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

4) Marcos Valério - Ex-sócio das agências DNA Propaganda e SMP&B, é acusado de ter criado o esquema que financiou o PT e outros partidos governistas, desviando recursos obtidos com contratos de publicidade firmados com o Banco do Brasil e a Câmara dos Deputados e usando empréstimos fraudulentos dos bancos Rural e BMG para disfarçar a origem do dinheiro. O publicitário responde por crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagemde dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas. 

5) Ramon Hollerbach - Ex-sócio de Marcos Valério na SMP&B Propaganda, é acusado de ter participado da negociação de empréstimos e de contratos com o Banco do Brasil e Câmara dos Deputados. Responde por crimes de formação de quadrilha, peculato,lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas.

6) Cristiano Paz -
Também ex-sócio de Marcos Valério, é acusado de ter participado de negociação dos empréstimos e da distribuição de recursos a políticos para obtercontratos de publicidade. Responde por crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro,corrupção ativa e evasão de divisas.

7) Rogério Tolentino - Outro ex-sócio de MarcosValério, é acusado de ter participado da negociação dos empréstimos e de ter ajudado a montar o esquema de distribuição dos recursos para os políticos. Responde por crimesde formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

8) Simone Vasconcelos - Ex-diretora financeira da SMP&B, é acusada de ter distribuído o dinheiro do valerioduto, dando instruções ao Banco Rural, sacando cheques na boca do caixa e fazendo pagamentos pessoalmente. Responde por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas.

9) Geiza Dias - Ex-gerente financeira da SMP&B, subordinada a Simone Vasconcelos, é acusada de ajudar na distribuição derecursos do valerioduto para deputados. Responde por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas.

10) Kátia Rabello - Ex-presidente do Banco Rural, é acusadade ter negociado os empréstimos que alimentaram os cofresdo PT e o valerioduto na esperança de obter do governo vantagens na liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco. Responde por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

11) José Roberto Salgado - Ex-diretor do Banco Rural, é acusado de ter autorizado a contratação e a renovação dos empréstimos para o PT e as empresas de Marcos Valério e de ter transferido ilegalmente recursos para o publicitário Duda Mendonça no exterior. Responde por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

12) Sílvio Pereira - Ex-secretário-geral do PT, foi excluído do processo após fazer acordo com a Justiça. Saiu do partido e se afastou da política. Era acusado de ter participado das negociações com os partidos que apoiaram o governo Lula no Congresso.

13) Vinícius Samarane - Era diretor do Banco Rural em 2005. Hoje é vice-presidente do Banco Rural. Acusado de crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas;

14) Ayanna Tenório - Era executiva do Banco Rural. Hoje é concultora. Acusada de crimes de formação de quadrilha, lavagem, de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira;

15) João Paulo Cunha - Foi presidente da Câmara Federal. Era nome forte para disputar o governo de São Paulo em 2006. Renunciou o mandato de deputado federal e elegeu-se novamente em 2010. Hoje pretende eleger-se prefeito de Osasco (SP). Acusado de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato;

16) Luiz Gushiken - Era assessor Especial do ex-presidente Lula. Sem cargo no governo desde 2006, abriu uma consultoria em 2007. Enfrenta tratamento de câncer. Acusado de crime de peculato, mas terá sua absolvição pedida pela própria acusação.

17) Henrique Pizzolato - Era diretor de Marketing do Banco do Brasil. Acusado dr crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato;

18) Pedro Corrêa - Era deputado federal (PP-PE) e hoje está aposentado. É acusado de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

19) José Janene - Era deputado federal (PP-PR) e faleceu emn 2010. Era acusado de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

20) Pedro Henry - Deputado federal (PP-MT) entre 2003 e 2004 e presidente do partido. Hoje integra a direção nacional do PP. É acusado de crimes de formação de quadrilha, corrupção
passiva e lavagem de dinheiro;

21) João Cláudio Genu - Era assessor do então deputado José Janene. Hoje tem empresa de gestão empresarial e consultoria imobiliária. É acusado de crimes de formação de quadrilha,
corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

22) Enivaldo Quadrado - Era diretor da Corretora Bonus-Banval. (Corretora que fez a intermediação dos repasses ao PP, lavando dinheiro e ocultando a origem). É acusado de crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro;

23) Breno Fischberg - Sócio da corretora Bonus-Banval (Corretora que fez a intermediação dos repasses ao PP, lavando dinheiro e ocultando a origem). É acusado de crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro;

24) Carlos Alberto Quaglia - Dono da Natimar (empresa que integrou a quadrilha que lavava propina do valerioduto em favor da cúpula do PP). É acusado de crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro;

25) Valdemar da Costa Neto - Deputado federal (PR-SP), comandou a quadrilha que recebia verbas do esquema em troca de apoio no Congresso Nacional. È o mentor da candidatura de Tiririca a deputado federal. É acusado de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

26) Jacinto Lamas - Era tesoureuro do PL até fevereiro de 2005. É funcionário da Câmara e acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

27) Antônio Lamas - Era assessor da liderança do PL na Câmara. Hoje trabalha como gerente de uma casa lotérica. É acusado de crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro; assim como Gushiken, terá sua absolvição pedida pelo procurador geral. 

28) Carlos Alberto Rodrigues (Bispo Rodrigues) - Era deputado federal (PL-RJ) e vice-presidente do partido. É acusado de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

29) Roberto Jefferson - Ex-deputado federal (PTB-RJ), denunciou a existência do esquema apelidando-o de Mensalão. Está inelegível ate 2015. Quer voltar à Câmara na primeira eleição possível, em 2018. Já avisou que deixará a política se for condenado. É acusado de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

30) Emerson Palmieri - Era o tesoureuro informal do PTB e diretor da Embratur. Hoje fazendeiro, é acusado de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

31) Romeu Queiroz - Trocou Brasília por Belo Horizonte. Era deputado federal (PTB) e se elegeu deputado estadual (PTB-MG). É acusado de crimes de corrupção passiva e lavagem de
dinheiro;

32) José Borba - Era deputado federal (PMDB-PR) e líder do PMDB na Câmara dos Deputados. Hoje prefeito de Jandaia do Sul (PR), é acusado crimes de corrupção passiva e lavagem de
dinheiro;

33) Paulo Rocha - Ex-deputado federal e líder do PT na Câmara dos Deputados em 2005. Hoje é presidente de honra do PT no Pará. É acusado de crime de lavagem de dinheiro;

34) Anita Leocádia - Era assessora do ex-deputado federal Paulo Rocha (PT-PA) e hoje é assessora do diretório nacional do PT. Recebeu R$ 620 mil do esquema. É acusada de crime de lavagem de dinheiro;

35) Luiz Carlos da Silva (Professor Luizinho) - Era deputado federal (PT-SP) e líder do governo de abril de 2004 a março de 2005. Hoje é consultor. Recebeu R$ 20 mil do valerioduto e ocultou a origem. É acusado de crime de lavagem de dinheiro;

36) João Magno - Era deputado federal (PR-MG). Recebeu R$ 360 mil do valerioduto e ocltou a transação valendo-se de um assessor e de seu tesoureiro. Hoje é sócio de uma consultoria política. É acusado de crime de lavagem de dinheiro;

37) Anderson Adauto - Era Ministro dos Transportes de Lula até 2004. Recebeu R$ 950 mil do valerioduto e intermediou a compra de apoio político. Hoje prefeito de Uberaba (MG), é acusado de crime de corrupção ativa e lavagem de dinheiro;

38) José Luiz Alves - Era chefe de gabinete do ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto. Recebeu R$ 600 mil em nome de Adauto. Hoje é diretor de empresa de saneamento ligada à prefeitura de Uberaba (MG). É acusado de crime de lavagem de dinheiro;

39) José Eduardo de Mendonça (Duda Mendonça) - Foi o marquereiro mais famoso do Brasil. Ajudou a eleger nomes como Paulo Maluf e Lula. Sempre manteve grandes contatos com governos estaduais e federal. É acusado de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro por ter recebido R$ 10,5 milhões no exterior, crime por ele admitido em caráter nacional;

40) Zilmar Fernandes - Era sócia do publicitário Duda Mendonça e ainda trabalha com o marqueteiro. Recebeu pagamentos pelo esquema. É acusada de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Dos 40 réus iniciais do Mensalão, dois não serão julgados: Silvio Pereira, que fez um acordo com a Justiça para ser excluído da ação, e o falecido deputado José Janene.

(Portal Olhar Direto)

 

Re: Pense nisso!

É verdade

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Memes Mania »

Novo! Responda a este e-mail para comentar. Carol Mafei comentou na postagem de Memes Mania. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.

 

Mayra Aguiar massacra polonesa e garante vaga na semifinal da categoria até 78kg

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

A campanha de Mayra Aguiar na categoria até 78kg continua irretocável até o momento. Baseada em um estilo extremamente ofensivo, a brasileira, assim como aconteceu na estreia, não encontrou dificuldades para derrotar a polonesa Daria Pogorzelec e garantir vaga na semifinal do torneio de judô dos Jogos Olímpicos de Londres.

Assim como aconteceu na primeira luta, Mayra buscou o ataque desde o início e até mesmo apresentou sinais de afobação. Porém, a polonesa não conseguiu contra-atacar e passou a atuar apenas na defesa, o que favoreceu a brasileira.

Ciente de que já estava no comando total do combate, Mayra trabalhou bem a pegada de manga e gola da adversária polonesa e soube o momento exato para fazer uma boa entrada e abrir um waza-ari de vantagem.

Já nos minutos finais, a brasileira não pensou em se defender e partiu novamente para o ataque. Veloz, Mayra derrubou a rival mais uma vez e partiu para a imobilização. Em situação complicada, a polonesa ainda tentou escapar, mas não conseguiu e acabou fora da disputa pelo ouro.

Na semifinal, que acontece apenas na tarde desta quinta-feira, Mayra terá pela frente Kayla Harrison, dos Estados Unidos.

(ESPN Brasil)

 

PROFISSÕES ARRISCADAS DE ONTEM E HOJE:

image

 

Oreydi Despaigne: Judoca de Cuba vive dia de Mike Tyson, morde dedo de rival e é eliminado

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

O cubano Oreydi Despaigne viveu um dia de Mike Tyson e foi eliminado nas oitavas de final do judô na categoria meio-pesado (até 100kg), nesta quinta-feira, nas Olimpíadas de Londres 2012. Isso porque ele perdeu a esportiva e mordeu o dedo do uzbeque Ramziddin Sayidov durante a luta. A cena no dojô foi curiosa: após levar a mordida, Sayidov não escondeu a irritação e surpresa com a situação ao mostrar para os juízes o dedo que havia sido mordido pelo seu adversário.

judô Oreydi Despaigne Cuba Ramziddin Sayidov Ubequistão londres 2012 (Foto: Agência Reuters)

Ramziddin Sayidov (de branco) tira a mão após sofrer a mordida de Despaigne (Foto: Reuters)

Os árbitros se reuniram e decidiram pela desclassificação de Despaigne por atitude antidesportiva. O cubano ficou incoformado e tentou explicar ao judoca do Uzbequistão que tudo não passou de um acidente. Todavia, era tarde demais: a decisão já havia sido tomada.

A situação remete ao boxe profissional e à histórica revanche entre Mike Tyson e Evander Holyfield, em junho de 1997, quando Tyson, nocauteado na primeira luta com o rival, mordeu ambas as orelhas de Holyfield, irritado com uma cabeçada acidental que abriu um corte em seu supercílio. Mike Tyson foi desclassificado no terceiro round e Holyfield manteve o título mundial dos pesos-pesados.

(Portal Globo Esporte)

 

Sobre a Quinta Dimensão…..IP 10.

Todos nós temos uma programação natural com código ou chave.

Quando se atinge a subjetividade desperta o código/chave passa a ter controle da Energia-Consciente, nossa Essência a Energia da Nossa Consciência, a partir desse momento chega-se a Consciência de Si, primeiro passo à cura da amnésia cósmica.

Então, fenômenos desconhecidos para Seres inconscientes de si, ainda na idade do pensamento, passam a ser do seu conhecimento que já adentra a idade da Razão.

Por sua narrativa entendo que se ainda não chegastes, estás muito próxima do controle de sua chave!

É uma questão de tempo bem vindo muito próximo e para isso não há necessidade de oração, esperança e fé; mas, tão e somente amplificar a imaginação que está acima do conhecimento e da sabedoria; chegarás a ser uma mestra de si, fuja de velas acesas e tudo ligado a espiritismo ou misticismos de toda ordem.

As religiões, o espiritismo e misticismos diversos são fugas da humanidade controladas por Extra-terrestres nefastos (negativos); há também os bons (positivos), mas isso só num outro capítulo.

O Universo na origem primordial era uma CONSCIÊNCIA ÚNICA, PURA, LIMPA E PERFEITA, FORMADA POR RAIOS DE LUZ, isso antes do Big-Bang (Grande Explosão) que deu origem ao COSMOS em que vivemos ou PLANO RELATIVO (material/espiritual) com conformação ESFÉRICA, devido a coordenada TEMPO (1 dimensão) que é responsável pela curvatura do ESPAÇO (3 dimensões).

Por oportuno, lembrar que vivemos na 4ª dimensão e não na 3ª como muitos equivocadamente esquecem que o TEMPO é também uma dimensão, isso está provado na Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein (1859-1955), não duvidar desse detalhe já comprovado cientificamente, ok!

Durante o período da Física Clássica ou Newtoniana o Tempo não era considerado uma dimensão, mas tão e somente um parâmetro linear infinito; veio a Física Contemporânea e evoluiu esse conceito em vista de Einstein concluir que a maior velocidade era a da Luz (300 mil km/s) e por cima Constante e não variável como antes a ciência entendia.

Ficou então provado que tudo no Universo é LUZ; a matéria é luz em estado condensado (denso, duro, comprimido, enfim a forma mais degradante da luz, seu último estágio involutivo)

Toda Energia do Universo desloca-se por uma CANALIZAÇÃO ou Túnel de Luz, isso desde nossa saída do Centro do Centro do Universo Único Radial (raios de Luz).

Quando nascemos ou morremos esse fato ocorre; semelhantemente o mesmo fenômeno quando do nascimento deste Plano Relativo (material/espiritual) nosso Cosmos Esférico do dia-a-dia; foi tudo por meio de uma Canalização.

Tudo que tem forma tem um espírito contornando ou limitando esse invólucro preenchido por matéria, aquilo que serve para envolver, cobrir; ENVOLTÓRIO; COBERTURA; REVESTIMENTO, e como o corpo aprisiona Nossa Essência, a Energia de Nossa Consciência (Energia-Consciente).

Da mesma forma, todos os corpos celestes têm espíritos que enclausuram suas Essências, enfim tudo é Energia de Luz Consciência.

Não foi uma divindade que desceu do céu e em seis dias fez essa mágica e descansou no sétimo como a bíblia nos ensina!

Imagine essa hipótese surrealista; Você, o Papa, Edir Macedo, Chico Xavier e Hitler morram no mesmo instante de um dia, análogo a um acidente onde várias energias desencarnam concomitantemente; o quê irá acontecer em cada caso?

Um túnel de luz é ofertado a cada um (todos nós temos chaves diferentes), obviamente os túneis serão individuais; então só quem tiver o segredo de sua chave/código será regido pela lei da Ressurreição, os demais serão pela lei da Reencarnação!

Dentro do Túnel já estão na Quinta Dimensão, o nosso Tempo é zerado, não é mais o mesmo espaço, as dimensões se ampliam à medida que sua vibração refina-se cada vez mais em termos de luz consciência e amor.

Nesse momento não têm deus, santos, anjos e demônios que ajudem isso da época cultural dos humanos; a consciência de si é o salvo conduto ou a tábua de salvação!

Um aparte sobre Extraterreste nefasto ou negativo; como não podem reencarnar, então gravam as energias que desencarnam antes das mesmas adentrarem ao túnel de luz e as manipulam em seu bel prazer nas sessões espíritas como se fosse a energia original, os próprios médiuns são vítima úteis para esses infames.

Sou grato por sua amizade e por aqueles que me provem o contrário.

Sds/César.

 

Aeroportos de São Paulo, Rio e Fortaleza terão metas de desempenho

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

Os aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Fortaleza terão metas de desempenho a partir de agosto. A data foi anunciada nesta quarta-feira pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, em audiência pública na Câmara dos Deputados. Conforme o Valor antecipou em junho, o governo pretende definir índices de qualidade operacional para todos os terminais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O lote seguinte abrangerá outros três aeroportos — Salvador, Porto Alegre e Curitiba — e começará em março de 2013. Finalmente, em agosto de 2013, as metas de qualidade serão implantadas em Manaus, Recife e Cuiabá. O objetivo do governo é reduzir o tempo gasto pelos passageiros em procedimentos como check-in, controle migratório e restituição de bagagem.

Os aeroportos concedidos recentemente para a iniciativa privada têm metas próprias, definidas nos contratos de concessão. As novas metas são válidas para os terminais mantidos sob gestão da Infraero, mas não há previsão de penalidades em caso de descumprimento. Bittencourt lembrou que a SAC fez um projeto-piloto em Guarulhos, no fim do ano passado, e já estendeu as metas de desempenho para os aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG).

Em Guarulhos, segundo ele, houve redução de 25,3% no tempo médio gasto por passageiro no conjunto de procedimentos. “É como se tivéssemos aumentado em um quarto a capacidade do aeroporto sem nenhum investimento em obras”, disse Bittencourt. No Galeão e em Confins houve redução de 37,9% e 47,1% no tempo médio dos procedimentos, respectivamente.

Quanto ao aeroporto do Galeão (RJ), Wagner Bittencourt disse que o governo ainda não tomou decisão sobre a concessão à iniciativa privada. “Não existe decisão ainda nem dos aeroportos nem dos modelos”, afirmou.

Fundo terá R$ 2,6 bi em 2013
O Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) deverá ter R$ 2,6 bilhões em 2013, segundo estimativa feita pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil. O FNAC, que ainda precisa de regulamentação por decreto presidencial, receberá o pagamento das outorgas assumidas pelas novas concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. Esse dinheiro ajudará a sustentar a rede de terminais mantidos sob gestão da Infraero, além de permitir investimentos na aviação regional.

Neste ano os recursos para investimentos estão em torno de R$ 200 milhões, de acordo com Bittencourt. Esse valor já constava da dotação orçamentária do Profaa, programa federal que repassa recursos para a ampliação de aeroportos administrados por governos estaduais e municipais. A partir de 2013 as novas concessionárias precisam pagar ao governo as parcelas anuais das concessões, cujo montante chega a R$ 24,5 bilhões em 30 anos.

Fonte: Valor Econômico

 

Re: Pense nisso!

Fatasso! ;D

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Memes Mania »

Novo! Responda a este e-mail para comentar. David Danilo Rezende comentou na postagem de Memes Mania. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.

 

Homem foi obrigado a escolher onde levaria tiro e é indenizado na Justiça

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

A Justiça determinou que o estado do Ceará indenize um tecelão preso ilegalmente em 2007 no valor de R$ 40 mil. Segundo os autos, o tecelão foi preso em 27 de setembro de 2007, na residência do pai, suspeito de ter participado de assalto ocorrido dois dias antes, na Avenida Raul Barbosa, em Fortaleza. Até 2012, a polícia não obteve prova de que o preso participou do crime.

Ainda de acordo com os autos, no dia da prisão, o tecelão preso por engano foi levado a um matagal. Lá ele foi torturado e obrigado a escolher uma parte do corpo onde iria levar um tiro. A opção foi o pé direito.

Após a tortura, o homem foi levado pelos policiais para o hospital Frotinha de Messejana. Em frente ao hospital, o carro da polícia foi metralhado por um grupo de homens encapuzados. O tecelão foi socorrido em estado grave após sofrer mais um tiro e o primo dele, que também estava no carro, morreu na hora, durante o tiroteio.

No ano do crime, o secretário de Segurança Pública determinou investigação de um suposto grupo de extermínio, composto por policiais militares. Durante as investigações, quatro policiais assumiram participação na prisão ilegal do tecelão. Um cabo confessou ter feito o disparo no pé do homem.

Em 2008, o tecelão que sofreu o tiro entrou na Justiça requerendo uma indenização por danos materiais, morais e estéticos. Ele alegou também não ter comitido o crime pelo qual foi preso. o Estado requereu a suspensão do processo até a conclusão da sentença criminal. o Estado alegou também a ausência de responsabilidade, pois não teria sido comprovado que os policiais estavam em serviço e que não foi atestada a autoria das lesões físicas.

(G1 CE)

 

Re: Pense nisso!

vergonha...

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Memes Mania »

Novo! Responda a este e-mail para comentar. Janaina Coutti comentou na postagem de Memes Mania. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.

 

Fortaleza: Empresa Rosa dos Ventos oferece 500 vagas para trabalho em cruzeiros

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

A empresa Rosa dos Ventos, com sede em Fortaleza, inicia um processo de recrutamento para trabalho a bordo de navios de cruzeiros. Para esta temporada, são oferecidas 500 vagas de emprego. Os interessados devem se cadastrar até o dia 7 de agosto no site da empresa. Os salários variam de U$657 e podem chegar até U$2000,00 dólares, dependendo da função.

Segundo o diretor executivo, Diego Cabral, a principal demanda é para serviços na área de beleza. “Recebemos um grande pedido para selecionarmos cabeleireiros, personal trainers e staff de spa que são pedicure, manicure, esteticista e massagistas”, afirma. De acordo com ele, além do salário, os funcionários vão receber comissão sobre os produtos e serviços vendidos. Também são selecionados profissionais para os departamentos de restaurante; governança, bar, cozinha e guest service. “Os tripulantes ainda tem grandes chances de ganharem gorjetas”, explica Cabral.

Os interessados devem ser cadastrar no site da empresa e informar nome completo, telefones e e-mail. A empresa recrutadora busca candidatos com faixa etária entre 18 a 35 anos, dinâmicos, com facilidade de trabalhar com públicos diversificados, respeitando as normas marítimas e os aspectos culturais dos passageiros.

Os tripulantes devem fazer o CBSN-STCW, curso obrigatório de acordo com a Marinha do Brasil e o Crew Training, curso de formação de tripulantes para as pessoas que não tem experiência em navios. De acordo com a Rosa do Ventos, os embarques vão acontecer nos meses de setembro, outubro e novembro.

Recrutamento e seleção para trabalho em navios marítimos
Cadastro até o dia 07 de agosto
Site www.rosadosventosbrasil.com.br
Mais informações: (85) 3224-8344

(G1 CE)

 

Долина реки Тоуд, Британская Колумбия, Канада...

Марина Ткаченко compartilhou a postagem de National Geographic Russia com você.

National Geographic Russia

Долина реки Тоуд, Британская Колумбия, Канада. Автор фото: Michael Christopher Brown.

Responda a este e-mail para comentar Google+. Ou visualize a postagem de Марина Ткаченко »

Novo! Responda a este e-mail para comentar. Марина Ткаченко compartilhou isto com você. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.

 

Milhã: Homens explodem banco e atiram contra posto policial no Interior

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

Cerca de 10 homens explodiram uma agência do Banco do Brasil e atiraram contra o destacamento da Polícia Militar no município de Milhã, a 301  km de Fortaleza. O crime aconteceu por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira,(2).

Segundo informações da 2ª Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Quixadá, após o crime, os homens se dividiram em dois grupos e abandonaram os três veículos utilizados na ação próximo ao município de Solonópole,a 275 km de Fortaleza. A Polícia acredita que alguns  acusados fugiram para a zona rural de Milhã e outra parte do grupo para o município de Solonópole.

O automóvel de cor preta, modelo não identificado foi queimado, mas dentro do veículo foram encontradas dinamites, capas para celular e marcas de sangue. Uma motocicleta Honda Bros de cor laranja estava abandonada no local e um tênis com marcas de tiros.

O soldado ainda afirmou que os acusados teriam tomado de assalto uma caminhonete modelo Pajero no bairro José Walter, em Fortaleza, na noite da última quarta-feira,(1º). A Polícia foi informada de que cinco homens estariam no veículo fortemente armados.

A Polícia está em diligência e nenhum dos acusados foi preso.

(Diário do Nordeste Online)

 

<<Я - солнце>>. Автор: Александр Сидельников...

Марина Ткаченко compartilhou a postagem de National Geographic Russia com você.

National Geographic Russia

«Я - солнце». Автор: Александр Сидельников, участник фотоконкурса «Дикая природа России»: www.nat-geo.ru/photocontest

Responda a este e-mail para comentar Google+. Ou visualize a postagem de Марина Ткаченко »

Novo! Responda a este e-mail para comentar. Марина Ткаченко compartilhou isto com você. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.

 

Prefeituráveis de 19 municípios do Ceará são impedidos de disputar a reeleição; veja lista

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

Em todo o Ceará, 515 pessoas postulam o comando das 184 prefeituras no pleito de outubro próximo. No entanto, 22 desses prefeituráveis já estão com suas candidaturas indeferidas pelos juizes eleitorais dos respectivos municípios, dentre eles, quatro que tentam a reeleição. Outros 284 candidatos já estão aptos a disputar o voto do eleitorado, mas 208 ainda aguardam decisão da Justiça, que tem até domingo para deferir ou indeferir os pedidos de registro, segundo o Calendário Eleitoral.

Somente a candidata Regina Alves de Castro (DEM), no Trairi, renunciou de sua candidatura, segundo o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mostra apenas as candidaturas indeferidas, deferidas, renunciadas e aguardando decisão, porém, não esclarece os motivos de tais indeferimentos, o que só pode ser visto no Diário de Justiça Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em 45 municípios do Estado, cerca de 208 candidatos ainda aguardam a sentença dos juizes eleitorais. Até o fechamento desta edição, cerca 284 candidatos estavam aptos a disputar a eleição majoritária.

Até o momento 22 pedidos de registro de candidaturas foram indeferidos em 19 municípios do Ceará, pelos juizes eleitorais das zonas eleitorais que estão trabalhando no período pré-eleição em todo o Estado. Os municípios que tiveram, pelo menos um indeferimento foram: Aracoiaba, Aratuba, Brejo Santo, Carnaubal, Caucaia, Fortim, Graça, Groairas, Guaramiranga, Martinópole, Mucambo, Mulungu, Nova Russas, Pacajus, Saboeiro, Santana do Acaraú, Sobral, Trairi e Fortaleza.

Outros

Em Aracoiaba foram indeferidas as candidaturas de Francisco Ari Ribeiro (PMDB) e de Maria Cleyde da Silva (PTB); em Aratuba está inapto para o pleito, o candidato do PSB, Wolner Santos e em Brejo Santo, Samuel Marcos de Araújo (PR). Em Carnaubal, Antônio Correia Araújo (PPS) está impossibilitando de concorrer, de acordo com sentença do juiz, assim como Amarílio Melo (PRTB) em Caucaia, e Raimunda Ribeiro dos Santos (PMDB) em Fortim.

Francisco das Chagas Alves, do PCdoB, está com candidatura indeferida no Município de Graça, e em Groairas, o petebista José Almir, que é atual prefeito daquele Município e tenta reeleição. Francisco Farias Neto (PP) está inapto para o pleito no Município de Guaramiranga, e em Martinópole, foi indeferida a candidatura de Francisco José Lopes, do PSD. No Mucambo, o candidato do PSDB, Wilebaudo Melo Aguiar, também está impossibilitado de concorrer, desde que não entre com recurso da decisão da Justiça Eleitoral. No Mulungu, o prefeiturável Mansueto (PSD) também teve registro indeferido e em Nova Russas, Marcos Alberto (PSC) também está inapto para a disputa. Em Morada Nova, Glauber Castro (PMDB), que também tenta reeleição se encontra com registro indeferido.

Auri Araripe, do PR, teve candidatura indeferida em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, assim como o suplente de deputado estadual, Perboyre Diógenes em Saboeiro. Em Santana do Acaraú, o candidato Roberto Carlos Farias (PSD), o “Betinho” também teve sua postulação desaprovada, assim com também o candidato pelo PV em Sobral, Francisco Alves Guimarães.

Em Trairi foram dois pedidos de candidaturas indeferidos, o do candidato pelo PT, Francisco Jerônimo do Nascimento, e Francisco Magno Magalhães, do PPS. Foi lá também que a professora Regina Alves, do DEM, resolveu renunciar de sua postulação. Na Capital, somente o candidato do PRTB, Valdeci Cunha, teve seu pedido de registro de candidatura indeferido, devida a falta de prestação de contas de sua candidatura em 2010.

Impugnações

Em Fortaleza, a comissão interventora do Partido Trabalhista Cristão (PTC), em Fortaleza, recorreu da decisão do juiz da 114ª zona, Mário Parente Teófilo Neto, que indeferiu o Documento de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) do partido para a eleição proporcional e, por consequência, todos os pedidos de registro de candidatos a vereador apresentados pela comissão interventora.

Por causa dessa decisão alguns candidatos passaram a figurar na relação de inaptos (indeferidos) divulgada pelo TSE. Como existem candidatos que figuravam nas duas relações de pedidos de registro, no sistema de divulgação de candidatura o nome aparece duas vezes em situações diferentes, uma delas na condição de apto (deferido) e a outra como inapto (indeferido).

REGISTROS

515 Candidatos pediram registro à Justiça Eleitoral para participarem da disputa pelas 184 prefeituras do Estado do Ceará, no pleito de 7 de outubro deste ano

22 Foi o total indeferido pelos juízes eleitorais, dentre os quais estão incluídos até atuais prefeitos que estão querendo ser reeleitos para governarem mais quatro anos.

(Diário do Nordeste Online)

 

COINCIDÊNCIA

A Palavra coincidência seria quase uma conspiração de improbabilidades.
Várias coisas conspiram, ocorrem ou ocorreram ao mesmo tempo. O próprio incidente tem significado especial para a pessoa. É freqüente ter uma natureza simbólica; há sempre algo mais profundo do que o próprio incidente. Causa uma emoção intensa por quem passa pela experiência; às vezes transforma totalmente a vida da pessoa.

Se você prestar atenção a essas conspirações, verá que elas são "dicas", são mensagens do mundo e assim poderíamos participar conscientemente da criação de nosso próprio destino.

CONSCIÊNCIA

Uma grande história zen diz que havia dois estudantes observando uma bandeira. O primeiro dizia: - olha, a bandeira está se movimentando. O segundo diz: - não, o que está em movimento é o vento. Chega o professor e eles perguntam: - o que está se movendo é o vento ou a bandeira? E o professor diz: - nem o vento, nem a bandeira. O que se move é a consciência.

O UNIVERSO NUM PONTO

No nível da realidade quântica, a informação está embebida em energia. Ao nível quântico tudo é indivisível. Não há separação entre mim e você porque somos todos, partes do vasto universo de informação e energia. Neste exato momento, se pegássemos um pedacinho do espaço quântico aqui entre meus dedos, teríamos o universo inteiro. Toda energia e informação estão bem aqui, nesse ponto entre meus dedos. Notícias da televisão estão passando aqui agora, por exemplo. Você não pode ver apenas porque não tem os instrumentos certos. Mas está tudo aqui, só que em diversas freqüências.

CÉREBRO

Apenas por um momento, feche os olhos. Agora pense no seu quarto. Veja sua cama, as paredes. Agora abra os olhos. Você viu seu quarto, claro. E assim que você viu essa imagem, um feixe de fótons, luz, acendeu em seu cérebro. Mas antes de pedir que você visse essa imagem, onde ela estava? Onde está a memória até o momento que decidimos lembrar? A memória não está no cérebro como tanta gente diz. As pessoas dizem isso porque se alguém tem um derrame pode perder a memória. Mas hoje os mais brilhantes cientistas do mundo estão afirmando que a memória não está no cérebro. O cérebro é apenas um harware, como um rádio. Não há prova cientifica de que o cérebro produza pensamentos. Ele os decodifica. O que ensinam as grandes escolas espirituais é que o pensamento vem da alma, do verdadeiro eu. Para além dos olhos da carne e dos olhos da mente estão os olhos da alma. É aí que temos memória, insights, imaginação, entendimento, intenção, curiosidade, sabedoria, criatividade. Hoje alguns cientistas começam a descrever esse domínio, que chamaremos de realidade virtual. É aí que estava o pensamento, antes de você tê-lo tido.

REALIDADE VIRTUAL

A realidade virtual é imortal. E infinitamente correlacionada. É o software do universo. Esse nível de realidade é silencioso. A mente está sempre falando, mas aqui há silencio profundo. É eterno, porque nunca morrerá porque nunca nasceu, sempre esteve lá. Não tem energia, mas toda energia vem daí. Esse nível de realidade não tem tempo, é a criatividade infinita, o potencial infinito. Esse nível de realidade tem um infinito poder de organização. Esse nível de realidade é a nossa própria alma.

A ORDEM NÃO MANIFESTA

O tempo linear é a forma da natureza não nos deixar experimentar tudo ao mesmo tempo. Mas há um mundo não manifesto onde tudo - passado, presente e futuro - está contido. Imagine que está lendo um livro, na página 70, e ele é uma história sobre você. Vai para a página 22 é a história também é sobre você, só que no passado. Na página 130 a história continua sendo sobre você, porem no futuro.

Você é que está lendo essa página agora. É assim que funciona a realidade. Volta e meia acessamos esse mundo não manifesto. Se a informação vem do passado, dizemos: oh, é das vidas passadas; se vem do futuro, dizemos: - oh, é uma profecia, uma clarividência. São palavras para descrever o que o poeta Rumi já disse de outra forma: "O mundo real está atrás das cortinas; na verdade não estamos aqui, esta é a nossa sombra. A experiência do amor não só como sentimento, mas como verdade maior da criação, o êxtase que vem daí, nos trás a memória da ordem submanifesta do ser, de toda a mágica da vida".

Deepak Chopra - indiano radicado nos EUA desde a década de 70 é médico e filósofo de reputação internacional.

Fonte: http://nectantaurus.blogspot.com/2010/01/coincidencia.html

'Fragmentos de Uma Alma Perfumada"
http://rosani22.blogspot.com/

 

Em disputa pelo público moderninho de Fortaleza, MB/Unique traz Kazaky e Meet responde com Banda Uó e Irmã Zuleide

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

Fortaleza tem o mercado mix mais concorrido do Nordeste. Você está cansado de ler isso por aqui, no ZONAMiX. E nem adianta duvidar… Na próxima sexta-feira, 3 de agosto, os dois principais grupos que lutam pela preferência do público moderninho em Fortaleza vão travar uma grande batalha.

O Grupo Music Box/Unique Club saiu na frente com o show da banda ucraniana Kazaky, descrita pela mídia especializada como a “nova sensação da música pop mundial”. A Meet não ficou parada e escalou a banda brasileira que mais tem recebido destaques nos últimos tempos: Banda Uó. Além dela, a festa contará com a presença da Irmã Zuleide, sucesso nas redes sociais ao interpretar uma evangélica que dá conselhos, digamos, bem “religiosos”, mas alguns nada puros.

A briga promete.

O Kazaky, até pela fama internacional que tem, deve levar público bem variado, com especial destaque aos fãs do pop. A festa com os ucranianos deverá contar com a presença de um público amplo, de todas as faixas etárias. Já a da Meet deve atingir, principalmente, o público mais novo e conectado. Tanto Irmã Zuleide quanto a Banda Uó fazem enorme sucesso na Internet – aliás, ambos devem a ela, a internet, o sucesso.

Como diria a Irmã Zuleide, vai ser uma sexta-feira “abençoada”. Ou do capeta. Você decide…

(Bloga da Redação, Portal Zona Mix)

 

TEORIA DAS JANELAS PARTIDAS

Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA), o Prof. Phillip Zimbardo realizou uma experiência de psicologia social. Deixou duas viaturas abandonadas na via pública, idênticas, da mesma marca, modelo e cor. Uma deixou no Bronx, uma zona pobre e conflituosa de Nova York e a outra em Palo Alto, uma zona rica e tranqüila da Califórnia.

Duas viaturas idênticas abandonadas, dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada lugar.

Resultou que a viatura abandonada em Bronx começou a ser vandalizada em poucas horas. Perdeu as janelas, o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram. Contrariamente, a viatura abandonada em Palo Alto manteve-se intacta.

É comum atribuir à pobreza as causas de delito. Atribuição em que coincidem as posições ideológicas mais conservadoras (da direita e da esquerda). Contudo, a experiência em questão não terminou aí. Quando a viatura abandonada no Bronx já estava desfeita e a de Palo Alto estava há uma semana impecável, os investigadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto.

O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o do Bronx, e o roubo, a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro pobre. Por que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro é capaz de disparar todo um processo delituoso?

Não se trata de pobreza. Evidentemente é algo que tem que ver com a psicologia humana e com as relações sociais.

Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma ideia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação que vai quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras, como que vale tudo. Cada novo ataque que a viatura sofre reafirma e multiplica essa ideia, até que a escalada de atos cada vez piores se torna incontrolável, desembocando numa violência irracional.

Em experiências posteriores, James Q. Wilson e George Kelling desenvolveram a 'Teoria das Janelas Partidas', a mesma que de um ponto de vista criminalístico conclui que o delito é maior nas zonas onde o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores.

Se se parte um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão partidos todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.

Se se cometem 'pequenas faltas' (estacionar-se em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar-se um semáforo vermelho) e as mesmas não são sancionadas, então começam as faltas maiores e logo delitos cada vez mais graves. Se se permitem atitudes violentas como algo normal no desenvolvimento das crianças, o padrão de desenvolvimento será de maior violência quando estas pessoas forem adultas.

Se os parques e outros espaços públicos deteriorados são progressivamente abandonados pela maioria das pessoas (que deixa de sair das suas casas por temor à violência), estes mesmos espaços abandonados pelas pessoas são progressivamente ocupados pelos delinqüentes.

A Teoria das Janelas Partidas foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, o qual se havia convertido no ponto mais perigoso da cidade. Começou-se por combater as pequenas transgressões: grafites deteriorando o lugar, sujeira das estações, ebriedade entre o público, evasões ao pagamento de passagem, pequenos roubos e desordens. Os resultados foram evidentes. Começando pelo pequeno, conseguiu-se fazer do metrô um lugar seguro.

Posteriormente, em 1994, Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York, baseado na Teoria das Janelas Partidas e na experiência do metrô, impulsionou uma política de 'Tolerância Zero'. A estratégia consistia em criar comunidades limpas e ordenadas, não permitindo transgressões à Lei e às normas de convivência urbana. O resultado prático foi uma enorme redução de todos os índices criminais da cidade de Nova York.

A expressão 'Tolerância Zero' soa a uma espécie de solução autoritária e repressiva, mas o seu conceito principal é muito mais a prevenção e promoção de condições sociais de segurança. Não se trata de linchar o delinqüente, nem da prepotência da polícia - de fato, a respeito dos abusos de autoridade deve também aplicar-se a tolerância zero.

Não é tolerância zero em relação à pessoa que comete o delito, mas tolerância zero em relação ao delito. Trata-se de criar comunidades limpas, ordenadas, respeitosas da lei e dos códigos básicos da convivência social humana.

 

Espanha prende três supostos membros da Al-Qaeda que planejavam atentado

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

AFP
Imagens divulgadas pelo Ministério do Interior da Espanha dos três supostos membros da Al-Qaeda presos no sul do país

Três supostos membros da rede terrorista Al-Qaeda foram presos no sul da Espanha, anunciou nesta quinta-feira o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz. Eles são suspeitos de planejar um ataque no país ou em outra parte da Europa.

De acordo com o governo espanhol, um turco foi preso em uma casa em San Roque onde foi aprendido material explosivo. Os outros dois homens, chechenos, foram presos perto de Almuradiel, quando viajavam de ônibus para a França.

De acordo com o ministro, os chechenos eram “agentes operacionais” da Al-Qaeda, enquanto o turco, atuava como “facilitador”. Os explosivos ainda estão sendo testados, porém, segundo Díaz, a polícia acredita que a quantidade era suficiente para “destruir um ônibus”.

O ministro disse que todos os homens resistiram à prisão e ressaltou que a opperação resultou de “uma das maiores investigações realizadas até o momento na Espanha contra a Al-Qaeda”.

De acordo com o ministro, um dos supostos terroristas tinha grande experiência na fabricação de explosivos e no uso de ultraleves e aviões teleguiados, além de ter atuado como franco-atirador.

Com EFE e BBC

 

Triste Judiciário

Marco Antonio Villa

clip_image002O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é formado por 33 ministros. Foi criado pela Constituição de 1988. Poucos conhecem ou acompanham sua atuação, pois as atenções nacionais estão concentradas no Supremo Tribunal Federal. No site oficial está escrito que é o tribunal da cidadania. Será?

Um simples passeio pelo site permite obter algumas informações preocupantes.

O tribunal tem 160 veículos, dos quais 112 são automóveis e os restantes 48 são vans, furgões e ônibus. É difícil entender as razões de tantos veículos para um simples tribunal. Mais estranho é o número de funcionários. São 2.741 efetivos.

Muitos, é inegável. Mas o número total é maior ainda. Os terceirizados representam 1.018. Desta forma, um simples tribunal tem 3.759 funcionários, com a média aproximada de mais de uma centena de trabalhadores por ministro!! Mesmo assim, em um só contrato, sem licitação, foram destinados quase R$2 milhões para serviço de secretariado.

Não é por falta de recursos que os processos demoram tantos anos para serem julgados. Dinheiro sobra. Em 2010, a dotação orçamentária foi de R$940 milhões. O dinheiro foi mal gasto. Só para comunicação e divulgação institucional foram reservados R$11 milhões, para assistência médica a dotação foi de R$47 milhões e mais 45 milhões de auxílio-alimentação. Os funcionários devem viver com muita sede, pois foram destinados para compra de água mineral R$170 mil. E para reformar uma cozinha foram gastos R$114 mil. Em um acesso digno de Oswaldo Cruz, o STJ consumiu R$225 mil em vacinas. À conservação dos jardins - que, presumo, devem estar muito bem conservados - o tribunal reservou para um simples sistema de irrigação a módica quantia de R$286 mil.

Se o passeio pelos gastos do tribunal é aterrador, muito pior é o cenário quando analisamos a folha de pagamento. O STJ fala em transparência, porém não discrimina o nome dos ministros e funcionários e seus salários. Só é possível saber que um ministro ou um funcionário (sem o respectivo nome) recebeu em certo mês um determinado salário bruto. E só. Mesmo assim, vale muito a pena pesquisar as folhas de pagamento, mesmo que nem todas, deste ano, estejam disponibilizadas. A média salarial é muito alta. Entre centenas de funcionários efetivos é muito difícil encontrar algum que ganhe menos de 5 mil reais.

Mas o que chama principalmente a atenção, além dos salários, são os ganhos eventuais, denominação que o tribunal dá para o abono, indenização e antecipação das férias, a antecipação e a gratificação natalinas, pagamentos retroativos e serviço extraordinário e substituição. Ganhos rendosos. Em março deste ano um ministro recebeu, neste item, 169 mil reais. Infelizmente há outros dois que receberam quase que o triplo: um, R$404 mil; e outro, R$435 mil. Este último, somando o salário e as vantagens pessoais, auferiu quase meio milhão de reais em apenas um mês! Os outros dois foram "menos aquinhoados", um ficou com R$197 mil e o segundo, com 432 mil. A situação foi muito mais grave em setembro. Neste mês, seis ministros receberam salários astronômicos: variando de R$190 mil a R$228 mil.

Os funcionários (assim como os ministros) acrescem ao salário (designado, estranhamente, como "remuneração paradigma") também as "vantagens eventuais", além das vantagens pessoais e outros auxílios (sem esquecer as diárias). Assim, não é incomum um funcionário receber R$21 mil, como foi o caso do assessor-chefe CJ-3, do ministro 19, os R$25,8 mil do assessor-chefe CJ-3 do ministro 22, ou, ainda, em setembro, o assessor chefe CJ-3 do desembargador 1 recebeu R$39 mil (seria cômico se não fosse trágico: até parece identificação do seriado "Agente 86").

Em meio a estes privilégios, o STJ deu outros péssimos exemplos. Em 2010, um ministro, Paulo Medina, foi acusado de vender sentenças judiciais. Foi condenado pelo CNJ. Imaginou-se que seria preso por ter violado a lei sob a proteção do Estado, o que é ignóbil. Não, nada disso. A pena foi a aposentadoria compulsória. Passou a receber R$25 mil. E que pode ser extensiva à viúva como pensão. Em outubro do mesmo ano, o presidente do STJ, Ari Pargendler, foi denunciado pelo estudante Marco Paulo dos Santos. O estudante, estagiário no STJ, estava numa fila de um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil existente naquele tribunal. Na frente dele estava o presidente do STJ. Pargendler, aos gritos, exigiu que o rapaz ficasse distante dele, quando já estava aguardando, como todos os outros clientes, na fila regulamentar. O presidente daquela Corte avançou em direção ao estudante, arrancou o seu crachá e gritou: "Sou presidente do STJ e você está demitido. Isso aqui acabou para você." E cumpriu a ameaça. O estudante, que dependia do estágio - recebia R$750 -, foi sumariamente demitido.

Certamente o STJ vai argumentar que todos os gastos e privilégios são legais. E devem ser. Mas são imorais, dignos de uma república bufa. Os ministros deveriam ter vergonha de receber 30, 50 ou até 480 mil reais por mês. Na verdade devem achar que é uma intromissão indevida examinar seus gastos. Muitos, inclusive, podem até usar o seu poder legal para coagir os críticos. Triste Judiciário. Depois de tanta luta para o estabelecimento do estado de direito, acabou confundindo independência com a gastança irresponsável de recursos públicos, e autonomia com prepotência. Deixou de lado a razão da sua existência: fazer justiça.

MARCO ANTONIO VILLA é historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos (SP).

 

Coca-Cola lança embalagens com nome dos consumidores no rótulo

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 2, 2012

Divulgação
A campanha já aconteceu na Austrália para reforçar a presença da marca entre jovens adultos

A partir de agosto, os 150 nomes mais comuns entre jovens adultos brasileiros vão estar estampados nas embalagens de Coca-Cola Zero. As versões estarão presentes em mais de 500 mil pontos de venda do Brasil e poderão ser encontradas nos formatos lata, 600 mililitros e 2 litros.

Quem não estiver entre os 150 pode tentar emplacar seu nome através de uma votação na fan page da marca. Segundo a Coca-Cola, mais 50 nomes serão escolhidos com a ajuda dos consumidores. Ainda nas redes sociais, um aplicativo permitirá a personalização de uma lata virtual.

A edição de embalagens customizadas faz parte da campanha “Descubra a Sua Coca-Cola Zero”. Em 2011, a empresa promoveu a mesma ação na Austrália. Com o mote “Share a Coke”, a marca também produziu garrafas e latas com os 150 nomes mais populares do país. A ideia foi uma reação ao fato de que 50% dos adolescentes e jovens adultos não tinham consumido a bebida naquele mês. 

(Último Segundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário